Bom dia,

Hoje é quinta-feira (20.01). Para os católicos é Dia de São Sebastião. Feriado municipal em Boa Vista. Embora o santo católico não seja padroeiro de município, nem do estado. De qualquer forma, em nome da tradição é um bom motivo para não trabalhar E impor às empresas e empreendedores de maneira geral custos adicionais para se mantiver abertas, afinal, precisam faturar para pagar seus compromissos que chegam a cada dia, e se concentram especialmente no final do mês. E para fazer isso, os que necessitam trabalhar de qualquer forma são obrigados a pagar hora extra na forma da legislação trabalhista.

E esse tipo de feriado, que não tem qualquer justificativa plausível, é motivo para que os populistas que tomaram conta da administração púbica encontrem razão para decretar Ponto Facultativo nas repartições públicas, isto é, para dispensar os servidores públicos, no dia que se segue ao feriado, seja no final de semana, ou se ele acontece imprensado durante a semana. Também essa forma de dispensar funcionários públicos da extenuante tarefa de cumprir expediente é uma forma de dar tratamento isonômico entre os servidores do Executivo e os dos demais poderes – especialmente os da elite-, que afinal estão de recesso desde dezembro e assim permanecerão até fevereiro.

A recente descoberta de que alguns servidores públicos receberam no último mês de dezembro cerca de meio milhão de reais é apenas a ponta do iceberg em que se transformaram os privilégios de que goza a elite da burocracia estatal brasileira. O Estado tupiniquim, em vez de promover a redistribuição de renda – função primordial de qualquer Estado-, transformou-se num Robin Wood degenerado, aquele que rouba dos mais pobres para dar aos mais ricos. Todos sabem disso, mas não tem a menor vontade de mudar.

DENÁRIUM

O governador Antônio Denárium (PP) viajou na tarde de ontem (quarta-feira), em voo comercial, para Brasília. Hoje de manhã iria à Base Aérea da Aeronáutica de Brasília para se juntar à comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PL) que visitará o Suriname (hoje) e a República Cooperativista da Guiana (amanhã). Nesta segunda visita existe uma pauta recheada de interesses para Roraima entre as quais um acordo de transporte de cargas e passageiros entre os dois países e o possível asfaltamento da rodovia, em território guianês, que liga Lethen e Lindem.

ABERTURA

Com relação às relações bilaterais entre o Brasil e a Guiana, o governo da 9ª Região Administrativa daquele país vizinho decidiu abrir a fronteira entre os dois países, através da ponte sobre o rio Tacutú, ao trânsito de pessoas e mercadorias. Pela decisão, está livre o acesso ao território guianês de domingo a domingo das 06h às 19h, de pessoas e mercadorias. A notícia vai agradar muita gente que gosta de fazer comprar em Lethen, e aproveita para passear.

É HOJE?

E os diretores da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúnem hoje às 10h para dar o veredito sobre a autorização, ou não, para a utilização da vacina Coronavac, produzida pelo brasileiro Instituto Butantã em parceria com o instituto chinês Sinovac, em crianças de 03 a 11 anos. O Butantã já tem prontas, disponíveis para uso imediato, cerca de 15 milhões de doses, o que aceleraria o ritmo de vacinação das crianças brasileiras contra a Covid19.  Mesmo que o Ministério da Saúde não queira comprar a Coronavac por razões políticas, o governador paulista diz que seu estado ficará com 10 milhões desse imunizante e venderá o restante a outros estados.

SUPENSO

O processo de desembaraço de mercadorias vindas do Brasil está suspenso na Alfandega da Venezuela. Tudo porque o decreto do governo venezuelano que estabelecia uma alíquota interna de 1% sobre a importação venceu no último dia 15 de janeiro. A expectativa de que novo decreto seja publicado com novas alíquotas que poderá ser de 1% até 17%, dependendo da mercadoria. Por conta disso, as carretas com produtos brasileiros aguardam as novas regras para fazer o despacho aduaneiro.

RECORDES

Por falar no comércio bilateral entre Brasil e Venezuela, as exportações desde Roraima para aquele país chegaram a impressionantes US$ 353,4 milhões em 2021, segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia. Em reais esse número equivale a quase dois bilhões. “É grana, pra Dedéu”, diria mestre Afonso Rodrigues, colunista cá da Folha. Doutor em Relações Internacionais e mestre em economia, o professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Haroldo Amoras, diz que já é hora de fazer um estudo mais aprofundado sobre o impacto que esse fluxo de comércio exterior está provocando na economia local.

GUERRA

Correligionários do governador Antônio Denárium (PP) estão fazendo circular nas redes sociais uma pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de intenção de votos, onde ele estaria alcançando preferência dos eleitores mais próxima daquela alcançada pela ex-prefeita Teresa Surita (MDB). Em resposta, correligionários da ex-prefeita também utilizaram o mesmo meio, para divulgar uma abismal diferença entre ela e o governador quanto à intenção de votos dos eleitores e eleitoras roraimenses. A guerra de pesquisa já está mais implícita.     .