AFONSO RODRIGUES

O medo dos desafios

“Quando enfrenta desafios você progride bastante. Mas também comete muitos erros. Se estiver aprendendo com os erros, então provavelmente já estará no caminho do sucesso”. (Jim Dornan)

Não há um vencedor sobre a Terra que não tenha cometido erros. E estou apostando que eles nunca se intimidaram com os erros. A menos que o erro tenha sido proposital. Mas mesmo assim ele terá mudado de opinião depois de errar. Nunca se intimide com o erro que praticou, mas não o ignore. O importante é que estejamos atentos para o futuro. E é no futuro que devemos corrigir o erro. E o método mais prático é estar preparado para o futuro. E o futuro é amanhã. Estamos iniciando mais uma semana no nosso dia a dia. E cada dia exige de nós o melhor que lhe demos ontem. Então vamos jogar para o lixo, a lembrança dos erros que cometemos hoje. E a única maneira de se libertar do erro cometido é esquecê-lo. Não é fácil, mas simples.

Já sabemos que estamos, todos em um processo de evolução racional. E é exatamente por isso que somos todos iguais nas diferenças. E talvez a maior dificuldade em entendermos isso esteja em errarmos quando ouvimos a palavra diferença. E é, talvez com este erro que erramos e nem percebemos que erramos: que é quando consideramos a diferença na cor da pele e no formato do cabelo. O que nos atenta para o erro que assola o mundo que está cada vez mais levando-nos para o lamaçal do abismo. Vamos cuidar de nós mesmos, ou mesmas, fazendo o melhor para sermos cada vez melhor.

Não perca seu tempo aborrecendo-se, sobretudo, com os erros dos outros. Porque aí você já estará errando. Leve tudo numa boa, aproveitando sua atitude como um ponto, na nota sobre seu comportamento. É exatamente aí que aprendemos com o erro do outro e evitando-o no futuro. Simples pra dedéu. Toda a felicidade de que necessitamos está em nós mesmos, na nossa mente. É só saber usar a mente com racionalidade. E ser racional é saber ser feliz. Lembre-se da mensagem do Bob Marley: “Não viva para que sua presença seja notada, mas para que sua falta seja sentida”. E você não será lembrado ou lembrada, pela sua roupa de luxo nem pelo seu carro luxuoso, mas pela sua postura e comportamento racional. E só conseguimos isso quando somos e estamos, de bem conosco mesmo. Sorria sempre, independentemente de sua idade, condição social ou coisa assim. Mostre no seu sorrio apenas o que você realmente é e o que transmite com sua racionalidade. “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaio…”. Um alerta sábio do Charlie Chaplin, que devemos levar em consideração. O mundo é um pandeiro sem fundo. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460