O poder da marca
De um tempo para cá as organizações passaram a dar uma importância maior ao conceito de MARCA, mesmo assim a dificuldade em transferir a filosofia da organização para os demais níveis da pirâmide faz com que essa importância fique única e exclusivamente na alta gestão. Esse fato ainda se complica comum erro grave que vem se eternizando ao longo dos anos entre profissionais e estudantes e que faz com que aconteçam grandes confusões de interpretação, como também dúvidas e questionamentos junto aos empresários que demandam serviços relacionados a imagem corporativa de suas organizações e de seus produtos.
Quando o empreendedor decide pela abertura de um novo negócio, ele deve buscar primeiramente a adoção de um planejamento estratégico que defina a sua missão, visão e valores, e junto a isso ele precisa de uma definição visual que acompanhará esse novo empreendimento por toda vida do negócio. Essa definição visual é conhecida como IDENTIDADE VISUAL e deverá ser acompanhada por um Manual de Aplicação, para que sejam evitados ruídos na apresentação da empresa frente ao mercado. Esse manual, também conhecido como MIV, que é a abreviatura de MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL, e contém escalas que vão desde a sua composição visual total (Layout), passando por escalas monocromáticas, policromáticas, reduções, malha construtiva, tipologia, estudo de cores e variações de uso na prática (papelaria, brindes, frota de veículos…). Muitas pessoas jamais tiveram acesso ou se quer sabem que quando você encomenda um projeto de Identidade visual, automaticamente você está adquirindo um pacote completo de identificação para a sua organização e que ela poderá acompanhá-lo pelo resto da vida, ou sofrer redesenho em caso de evolução do segmento ou aumento da concorrência. Mas há muito mais estratégias na construção ou transformação de uma identidade visual em MARCA. A boa composição visual no processo de criação de uma identidade visual não significa a garantia de sucesso do projeto. Existem outras necessidades nesse processo, como por exemplo, uma boa localização da empresa frente ao seu público-alvo, uma política de atendimento que busque a fidelização, respeito aos padrões visuais estabelecidos no MIV e uma comunicação clara e transparente com os clientes.
Podemos nos esforçar para um entendimento mais simplificado desta área do marketing, comunicação e design. Vamos aos conceitos:
IDENTIDADE VISUAL é o grafismo composto por fontes (letras) e/ou símbolos que caracterizam uma organização e estará presente em todas as peças que a identificam no mercado em que atua.
MARCA é a identidade visual que já ganhou poder de permanência no mercado.
Vamos a um exemplo prático: quando a FORD americana foi lançada no mercado ela não era uma marca, mas sim uma identidade visual que acabava de chegar ao mercado americano. Ao longo dos anos, através de várias estratégias, ela foi se consolidando no mercado, ganhando características tangíveis e intangíveis que agregaram valor aos seus produtos e serviços. Essas características passam necessariamente pela percepção da população em relação aos produtos e serviços da empresa, por exemplo: FORD ficou conhecida na época como a indústria da inovação automobilística, carros com boa tecnologia, design moderno e arrojado, assistência técnica, enfim trazia os olhares de necessidade e desejo para próximo de si. Claro que com o passar do tempo a concorrência identifica os diferenciais de uma marca e busca superá-la trazendo com isso uma gama de boas oportunidades ao mercado consumidor. Outra coisa importante a salientar é que as marcas devem ser reconhecidas pelo seu VALOR (características intangíveis, como a percepção por qualidade e diferenciais especiais) e não pelo PREÇO (unidade monetária), pois os produtos apresentam, a cada dia, mais similaridades, mais proximidades em seus projetos, e a decisão de compra final do consumidor fica na observação dos detalhes, o que faz com que as empresas se preocupem cada vez mais em colocar suas marcas nos pontos mais altos de visibilidade e percepção do mercado.
Antes de entrarmos em mais uma parte interessante do nosso texto, vamos deixar claro uma coisa: O VALOR DA MARCA É TOTALMENTE DIFERENTE DO VALOR DA EMPRESA E SEU PATRIMÔNIO
Passeamos por um ícone americano do setor automobilístico para entrar nas marcas da moda, que na sua grande maioria são marcas relacionadas a tecnologia, comunicação e a inovação. Das dez empresas mais valorizados em 2022, oito são ligadas de alguma forma a essas áreas.
A Apple continua a ser a marca mais valiosa do mundo, com uma avaliação de US$ 355 bilhões, segundo o relatório Brand Finance Global 500. Em 2020 sua avaliação estava na ordem de US$ 140,5 bilhões o que significa um aumento de 152%. O crescimento do valor da marca foi dado à empresa pelo reconhecimento que esta tem em diferentes serviços, sendo líder de mercado.
No que diz respeito aos primeiros quatro lugares desta lista, não existe nenhuma grande surpresa, com os primeiros quatro lugares a não sofrerem qualquer mudança, comparativamente com a avaliação do ano anterior, com a Amazon a surgir em segundo lugar com a valorização de 350,3 mil milhões de dólares. A Google fecha o pódio com 263,4 mil milhões de dólares e a Microsoft vem a seguir com 184,2 mil milhões de dólares.
Nesse estudo feito pela Brand Finance foram incluídas 49 outras grandes empresas de tecnologia (com um valor combinado superior a US$ 1 trilhão) na sua nova lista. Empresas como Google , Amazon e Microsoft mantiveram as suas posições no top 5 de um ano para o outro. Apenas 2 empresas (Walmart e ICBC – Banco Industrial e Comercial da China) neste novo top 10 não são tipicamente associadas a tecnologia, inovação ou comunicações.
A marca brasileira mais valiosa é a do ITAU que subiu 53 posições em comparação à edição de 2021 e saltou para a 335ª colocação, com a avaliação de mercado em US$ 6,6 bilhões.
As 20 mais valiosas | Valor de Mercado
Apple; Amazon; Google; Microsoft; Walmart; Samsung Group; Facebook; ICBC; Huawei; Verizon; China Construction Bank; Toyota; WeChat; Agricultura Bank of China; Mercedes-Benz; State Grid; Deitsche Telekom; TikTok; Disney; Home Depot
As 10 que mais cresceram | Velocidade de Crescimento
TikTok; Snapchat; Kakao; AMD; BYD; Nvidia; Twitter; AstraZeneca; Coupang; CDW
As 10 mais fortes | Força de Marca
WeChat; Coca-Cola; Google; YouTube; Naver; Sber; Ferrari; Amazon; Deloitte; Pepsi
A sua marca é a sua assinatura mercadológica, por isso respeite-a, valorize-a e faça dela sempre uma referência positiva. “Caso tenha uma quit
anda de banana, trabalhe para que ela seja percebida pelo mercado como uma multinacional”.
Por: Weber Negreiros