AFONSO RODRIGUES

O presente

“O presente é seu. Siga por ele com determinação para encontrar o futuro misterioso, sem medos, sem receios, sem dúvidas”.

Você não pode viver o passado. Não pode viver o futuro. Você só pode viver o presente, o agora. E se é assim, procure viver, intensamente, todos os momentos do presente. Mas não pense que viver intensamente é viver desregradamente. Ao contrário, só vivemos intensamente quando somos felizes. E só somos felizes quando não alimentamos receios e dúvidas sobre o que vivemos. Só somos felizes quando fazemos as outras pessoas se sentirem felizes. E isso demanda equilíbrio emocional, mental, espiritual e, claro, racional. E nada é mais fácil e simples do que viver em equilíbrio. Quando nos deixamos influenciar por coisas ou acontecimentos desagradáveis, tornamo-nos vulneráveis ao desequilíbrio mental. A mente bem formada, equilibrada, mantém-se refratária aos descontroles. O vento nunca sopra a favor dos que não sabem para que porto estão se dirigindo. Só quando sabemos o que queremos, sabemos para onde estamos indo. É quando não tememos o encontro com o Cabo “Sivirino”.

A maior recompensa que podemos obter por uma coisa que fizemos, é o prazer em tê-la feito. Nenhuma recompensa é maior nem melhor do que a felicidade. E só a temos quando sabemos viver os momentos maravilhosos da nossa vida. E todos nós temos a capacidade e o poder de tornar maravilhosos todos os nossos momentos. É quando não perdemos tempo com momentos desagradáveis, mesmo sem ignorá-los. Não podemos fechar os olhos às coisas que estão à nossa volta, e que fazem parte do nosso dia a dia. O que não devemos é nos prendermos a elas, quando elas não nos interessam. E não nos interessa tudo aquilo que possa nos trazer infelicidade. E só você tem o poder de fazer você se sentir feliz ou infeliz. É só saber dirigir esse poder a seu favor. “O reino de Deus está dentro de nós”. E se é assim, por que temer ou se deixar abater por poderes fora do divino?

A meditação nos leva ao equilíbrio. Mas ela pode desequilibrar quando feita sem equilíbrio. Esteja meditando em todos os momentos de sua vida. Você não precisa mergulhar no sono da meditação. Basta manter o equilíbrio mental e emocional, no racional. Quando somos emocionalmente equilibrados vivemos os momentos felizes, e nos tornamos felizes. E nesse estágio transmitimos nossa felicidade aos que estão à nossa volta, independentemente da distância que nos separa. Quer saber de uma coisa? Não perca seu tempo esperando que alguém faça você se sentir feliz. Esse poder é todo seu. Você pode, sim. Só é infeliz quem não sabe ser feliz. Pense nisso.

[email protected]

9121-1460