Bom dia,
Hoje é segunda-feira (19.10). Estamos entrando na reta final da campanha eleitoral, e especialmente em Boa Vista, o pleito está repleto de incidentes que têm sido utilizados pelos marqueteiros de alguns candidatos para desqualificar, ou enfraquecer a candidatura dos adversários. Além de cada candidato/candidata os marqueteiros têm explorado o entorno de cada candidatura, e nesse rumo a disputa virou um vale-tudo com direito até a exposição de dramas pessoais de parentes dos apoiadores, mesmo que eles não façam parte de partidos. Eleição deveria ser festa de democracia, na medida em que é um processo que permite, sem embuste e mentiras, aos eleitores/eleitoras fazer a escolha entre as melhores propostas e quem tem a melhor condição de executá-las.
OUTRAS
O secretário estadual de Saúde, Marcelo Lopes foi entrevistado, ontem (domingo) no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3. Revelações feita por Lopes indicam que os agentes da Controladoria Geral da União (CGU) e da Polícia Federal devem ter outras informações/indícios que não foram ainda divulgadas sobre a Operação Desvid19 que desaguaram no Mandado de Busca e Apreensão na residência do senador Chico Rodrigues (Democratas) na semana passada. Sobre os processos requisitados pelos agentes públicos; o secretário Marcelo Lopes disse categoricamente que nenhum centavo de real foi pago a qualquer empresa.
ARQUIVADOS
Segundo Marcelo Lopes, ao assumir e fazer pessoalmente uma análise do conteúdo dos processos, que continham inclusive parecer contrário da Controladoria Geral do Estado (CGE), ele determinou o cancelamento de ambos e os mandou arquivar. O processo de aquisição de aparelhos de ar condicionado não chegou a fase de entrega da mercadoria e recebimento de qualquer valor. Já aquele referente a aquisição de testes rápidos para Covid19, a empresa escolhida como fornecedora chegou a entregar à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) 3.000 testes rápidos ao preço unitário de R$ 185,00, muito acima daquele praticado no mercado. Por conta disso, e com o arquivamento do processo de aquisição, o secretário Marcelo Lopes, disse ter decidido recomendar à empresa que entrasse na justiça onde deveria ser discutido o pagamento.
CERTIDÃO
O secretário disse ainda na entrevista que concedeu à Rádio Folha FM 100.3, que emitiu certidão para todos os parlamentares federais de Roraima no sentido de que o combate à pandemia do Covid19 no estado não recebeu qualquer recurso oriundo de emendas desses parlamentares federais. Lopes disse que cerca de R$ 27 milhões vindos do Ministério da Saúde, através da Portaria Nº 473/20, teve sim o trabalho que envolveu a participação, na indicação, dos senadores Chico Rodrigues (Democratas) e Mecias de Jesus (Republicanos) ; além dos deputados federais Jonathan de Jesus (Republicanos) e Haroldo Cathedral (PSD). Mas que esses valores estão literalmente todo na conta daquela secretaria.
MANOBRA
A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) diz não saber de quem foi a iniciativa, mas já detectou que nos bairros mais distantes do Centro pessoas que se identificam como fiscais municipais avisam aos moradores que podem colocar entulhos na frente das residências que eles serão recolhidos. A mensagem está chegando também através de mensagens de WhatsApp. Como a prefeitura vê nessa iniciativa uma tentativa de desgastar a atual administração por conta do processo eleitoral, uma fonte da Parabólica informa que já foi feito o registro de um boletim de ocorrência policial para a devida apuração. Se for verdade, é mais uma manobra espúria, das muitas que têm caracterizado as atuais eleições na capital roraimense.