AFONSO RODRIGUES

O respeito é o básico

“O elemento mais importante da vida em sociedade é o respeito que se tem pelo individuo”. (Rich DeVos)

Não há uma sociedade bem estruturada sem o devido respeito ao cidadão. E quando nos propomos a respeitar, não levamos em conta as diferenças sociais. Limites não são mais do que regras estabelecidas por mentes limitadas. Estamos começando a perceber uma relação relativamente boa entre as classes sociais. Está percebendo? Já tive o desprazer de assistir a cenas degradantes na falta de respeito ao indivíduo. Vou te dar dois exemplos banais, mas que servem de exemplo, se bem analisados. O primeiro foi em Copacabana. Alguém estava fazendo um filme que, pelo que me pareceu, era um comercial. De repente, a modelo que era, se não me falha a memória, uma Miss, descia do carro. Não estava sendo filmada. O motorista tentou ajudá-la na descida. Estendeu-lhe a mão, e ela a rejeitou, recolhendo a mão dela, como se dissesse: “sai pra lá joão-ninguém”. Olhei para as pessoas ao redor e vi algumas fazendo bico.

O segundo caso foi aqui em Boa Vista. Foi na época em que eu frequentava muito a Assembleia Legislativa. Estávamos na sala de um deputado quando o telefone tocou. A secretária atendeu e falou para o deputado:

– É a primeira dama.

O deputado pegou o telefone, levantou-se da cadeira num pulo e perfilou-se. Cheguei a pensar que ele fosse bater continência. Não sabemos o que a primeira dama falava, mas o deputado ficou o tempo todo falando:

– Sim, senhora!… Sim, senhora!… Sim, senhora!… Pode deixar, eu tô indo para aí, agora mesmo.

Terminou a ligação e o deputado saiu às pressas, rumo ao Palácio do Governo. Exemplos típicos de falta de respeito, para com o outro e para consigo mesmo. Mesmo porque, quando não respeitamos o outro estamos nos desrespeitando. Será que estamos mudando suficientemente para evitar tais desmandos culturais? Pelo que estamos vendo nos resultados de nossa política, acho que ainda não. Continuamos despreparados para entender que nosso valor está em como exercemos nossos cargos, e não no valor do nosso cargo. Felizmente estamos vendo os engravatados dando mais importância às outras pessoas do que às gravatas. Sabia que já houve uma época em que para votar o eleitor tinha que ir engravatado?

Analise tais comportamentos e você verá como os outros nem sempre foram vistos com o respeito que merecem. Mas, temos que nos valorizar. O respeito está no valor que nos damos.  Só quando nos respeitamos somos respeitados. Lute pelo seu voto facultativo, preparando-se para aprender a usá-lo com o devido respeito a você e aos outros. Pense nisso.

[email protected]

9121-1460 

Leia a Folha Impressa de hoje