“Eu sempre me preparo para o fracasso e acabo sendo surpreendido pelo sucesso”. (Steven Spielberg)
Quando o resultado é bom, o sucesso chega. Não há como ser diferente. A diferença está em não sabermos receber o sucesso com sucesso. Quando o sucesso chega, ficamos eufóricos e acabamos desperdiçando o melhor que ele traz. Já deveríamos ter um outro termo para substituir o sucesso, quando ele chega, na fumaça das queimadas mentais. Cuidado para não se embriagar com a vitória. Porque quando vencemos devemos conhecer o valor do adversário. Porque o valor de sua vitória está no valor do seu adversário. Simples pra dedéu. Vamos nos preparar para os trancos de amanhã. E a melhor maneira de fazer isso é fazendo o melhor, hoje. O melhor no que fazemos é apenas uma preparação para fazermos melhor, manhã.
Faz mais de vinte anos que falei por aqui, a historinha fajuta daquele cara que estava fazendo pesquisas pelos interiores. De repente ele parou em frente a uma cabana de palhas. Um caipira estava deitado e se balançando numa rede. O pesquisador chegou-se cumprimentou, e começou a conversar, com o caipira. Aí, o pesquisador começou a perguntar coisas nada apropriadas à vida no campo:
– Você sabe ler?
– Não sinhô.
O pesquisador continuou insistindo com perguntas à toa. E resolveu aconselhar:
– Você precisa aprender a ler para conseguir um emprego, para viver mais confortavelmente, com muito sossego.
O matuto olhou bem sério para o pesquisador e falou sério:
– Mais que sossego, home… onde eu vô incontrá mais sossego do que o que tenho aqui, deitado na minha redinha?
Na verdade, não importa nem interessa onde você está nem o que você faz. O importante é que você faça bem feito tudo o que faz. Com certeza, o caipira faz o melhor no que faz na lavoura. E o sossego, e o descanso estão no prazer que ele sente na tarefa cumprida. Bem recentemente dei uma caminhada pelas ruas comerciais, e me deparei com exemplos notáveis, tanto na linha reta do engrandecimento quanto na do fracasso. Porque o fracasso tanto pode estar na caída para o fundo do poço, como na estagnação. E o que vi, procurando o desempenho nas relações humanas, fez-me ver o quanto ainda temos que aprimorar o caminho que está exigindo muito desempenho.
Mantenha sua mente sempre na tranquilidade que ela exige para manter você no rumo certo da caminhada para a racionalidade. Porque só assim chegaremos ao nosso destino racional. O que é muito simples, mas exige racionalidade no correr da vida. Porque ela, a vida, só existe até você deixar de viver. Então viva cada minuto de hoje, com amor. Pense nisso.
99121-1460