Bom dia,
Com a iminência do pleito eleitoral de 2024, os políticos de Roraima adotaram uma abordagem mais intensiva nas redes sociais, abraçando a máxima de “quem não é visto, não é lembrado”. É possível identificar o fenômeno dos antes discretos, os chamados “low profile“, agora se desdobrando em publicações detalhadas desde o momento que saem de casa até o seu retorno, repletas de selfies e esforços para interagir com o público. O renomado jornalista e especialista em marketing político, Janiel Kempers, recentemente lançou luz sobre a transformação das redes sociais de meras ferramentas de comunicação para verdadeiros campos de batalha eleitoral. Contudo, ele ressalta que “a diferença entre o sucesso e o fracasso residirá na habilidade dos candidatos em criar conteúdo que seja simultaneamente informativo, envolvente e original”. Infelizmente, essa não é a realidade em alguns perfis políticos locais. A recomendação é clara: aqueles que almejam um mandato político devem contar histórias genuínas que estabeleçam uma conexão real entre os políticos e o eleitorado, “despertando emoções e permitindo que as pessoas se identifiquem com suas propostas”. Nesse contexto, o prefeito do Recife, João Campos, se destaca como um exemplo de criatividade e interação. No entanto, é evidente que os profissionais responsáveis por suas redes conseguiram harmonizar a personalidade do prefeito com a necessidade de comunicar, de maneira autêntica e relevante, suas ações políticas. Sim, o ambiente digital está saturado, e é por isso que muitos políticos, incluindo os de Roraima, estão adotando ideias de ícones como João Campos, nem sempre bem reproduzidas e aceitas pelo público. Kempers destaca que o conteúdo criativo é mais propenso a ser apreciado, compartilhado e comentado, ampliando assim o alcance das mensagens do candidato. No entanto, não é demais lembrar que é fundamental manter um equilíbrio, concentrando-se em conteúdo verdadeiramente de interesse público, afinal, a população está exausta de discursos vazios e desconexos. Fica a dica!
Crise hídrica 1
O presidente da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), James Serrador, concedeu entrevista nesse domingo (3) ao programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, comentando a grave crise hídrica pela qual passa Roraima devido à estiagem. Conforme ele, alguns municípios já vivem um colapso na rede de abastecimento, como São Luiz e São João da Baliza, na região Sul, e Pacaraima, no Norte do Estado.
Crise hídrica 2
James explicou o papel de cada ente público – Caer, Defesa Civil, prefeituras, entre outros, nessa situação, e informou que o cronograma da perfuração de poços está suspenso em Boa Vista, que ainda está em boas condições de captação, para priorizar os municípios do interior do Estado que já estão em posição mais agravada. Ele também admitiu que, por enquanto, estamos fora do risco de racionamento de água.
Revisão
Outra questão abordada por James Serrador foram as reclamações da população acerca de valores muito acima da média de consumo em fevereiro. O presidente admitiu o problema, mas informou que assim que foi comunicado da situação, determinou a revisão das faturas de, a princípio 1,9 mil contas que estavam completamente fora do padrão, e a realização de mutirões para analisar outras nove mil.
Desperdícios
Por fim, o presidente da Caer pediu a compreensão da população em torno da conscientização para a utilização inteligente da água potável, considerando que o nível dos poços baixou pelo menos 20% e chegam a até 50%, em alguns casos. Para James, é preciso economizar para não faltar, não sendo possível a utilização do bem em construção civil, lavagem de veículos e calçadas de forma indiscriminada.
8 de Março
A ex-delegada da Polícia Civil e advogada, Catherine Saraiva, participou do Agenda da Semana, por ocasião do dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, falando sobre empoderamento sob o aspecto do poder de escolha, autonomia, e fez um balanço sobre números da violência doméstica e familiar, e a importância da conscientização como fator de responsável pelo aumento no número de denúncias.
Eleições 2024
O presidente regional do PL, Deilson Bolsonaro, esteve na rádio Folha FM 100.3, acompanhado do deputado federal Hélio Lopes, do PL do Rio de Janeiro. Durante a entrevista, anunciou a definição de pré-candidaturas em pelo menos quatro municípios roraimenses. São eles: Boa Vista, com Frutuoso Lins; Rorainópolis, com Nilda Reginato; Cantá, com Daniel Trindade; e Alto Alegre, com a advogada Rosa Benedetti.
Agenda
Deilson e Hélio também confirmaram agenda política local do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Roraima, para entre o final do mês de março e começo de abril. A ideia dos organizadores é promover um grande evento público com correligionários e simpatizantes, conforme ressaltaram, de forma pacífica, e outro evento fechado com lideranças políticas de Roraima. Também é esperada a participação de Michelle Bolsonaro.