AFONSO RODRIGUES

O valor da relação

“A sociedade atualmente é uma horda refinada, formada por duas tribos poderosas, os Tediosos e os Entediados”. (Valerie Moolman)

E não vamos nos iludir, pensando que o mundo está virando. A Terra vira desde que foi criada. Nós continuamos virando desde que nascemos. O ser humano sempre insistiu em mostrar seu valor, no seu poder físico. Quando na verdade, nosso valor está no nosso crescimento racional. Porque, querendo ou não, só colhemos o fruto produzido pelos impulsos dos nossos pensamentos. O que nos orienta para que cuidemos da nossa mente, porque é dela que saem os pensamentos. Só com mentes sadias é que produzimos a riqueza mental, dentro do racional. Não há equilíbrio social quando não há equilíbrio mental, na racionalidade. Só somos felizes quando entendemos que estamos fazendo com que os outros se sintam felizes. Quando fazemos um favor nos sentimos tão feliz quanto quem o recebeu. E podemos fazer os outros se sentirem felizes com nossa presença quando estamos felizes na apresentação. Um princípio básico das relações humanas.

E uma das formas mais simples de nos relacionarmos com as outras pessoas é o reconhecimento do nosso egoísmo. Porque não seriamos humanos se não fossemos egoísta. Somos todos da mesma origem e não poderíamos ser diferentes na necessidade de evoluir. E para evoluir temos que jogar para fora de nós, os nossos defeitos originais. Simples pra dedéu. Quando nos conhecemos de verdade, sabemos amar e respeitar as outras pessoas. O que nos torna todos iguais nas diferenças. Respeitemos as diferenças e seremos respeitados, caminhando para a racionalidade. E comecemos não confundindo racionalidade com religiosidade, crenças ou coisas assim. Tudo redunda na formação de uma mente capaz de nos levar ao mundo que queremos para sermos felizes.

Procure sempre conversar com as outras pessoas. Na conversa realmente mostramos quem realmente somos. Mas seja sincero, ou sincera, na conversa. Tenha sempre em mente que a outra pessoa está mais interessada nela mesma do que em você. Ela é a coisa mais importante para ela. Quando entendemos e respeitamos isso, somos sinceros e leais numa conversa. Só quando você dá mais importância ao seu interlocutor você está fazendo com que ele fique com uma boa impressão sobre você. Mas, a sinceridade é fundamental para o relacionamento verdadeiro. Não há como fingir ser verdadeiro. Ou somos, ou não. Falar sempre a verdade é fundamental para um bom entendimento. Não há como mesclar nem mascarar a verdade. Só os tolos pensam que estão enganando você. É você que está se enganando com você. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460