Opinião

Opiniao 02 11 2018 7178

O Segredo da Juventude

Francisney Liberato Batista Siqueira*

Quem quer ser jovem? Sabe-se que as pessoas buscam a cada dia uma supra valorização da aparência, principalmente nos dias atuais. A cantora Madonna (60 anos) utiliza tratamento à base de oxigênio para ter uma feição mais nova.

Existem diversas pesquisas sobre o assunto da juventude, por exemplo, pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Eras mus, na Holanda, descobriram que um tipo de gene (MC1R) rejuvenesce, no mínimo, dois anos das pessoas.

Mas, o objetivo do artigo não é demonstrar técnicas de rejuvenescimento, e/ou de como melhorar a aparência, mas sim, outra forma de se tornar jovem.

O criador da teoria da separação dos poderes, Montesquieu, que foi político, filósofo e escritor francês disse: “É preciso estudar muito para saber um pouco.”

Estudar é uma forma de não deixar o cérebro atrofiar. E quanto mais se dedica ao aprendizado, mais é perceptível que se sabe pouco. Não importa se é rico, pobre, negro, branco etc., pois é com o aprendizado que as pessoas se tornam iguais e mais jovens. É com conhecimento que podemos sonhar, imaginar, viajar, aprender outras línguas, enfim, e não deixar que o intelecto envelheça.

Outro ponto a considerar é evitar estudo exagerado. Utilizar carga absurda de muitas horas por dia desequilibra, prejudica e sobrecarrega outras dimensões da vida que necessitam ser exercitadas como: aspecto físico, espiritual e emocional.

Destaca-se o caso de Edson Gambuggi que se formou em medicina aos 82 anos de idade, em uma universidade de São Paulo. Ele afirma que: “Foi a consolidação de um objetivo de quatro, cinco décadas” e “Enfrentei grandes dificuldades, sofri. A faixa etária nem sempre é condizente com a nossa realidade. Se não fossem os empurrões da vida, acho que eu não conseguiria. “Que exemplo, principalmente, para os que ainda não despertaram seus pensamentos para o aprendizado.

Infelizmente o Brasil está entre os piores países na área da educação. Da prova realizada com 70 países pela OCDE/Pisa/2015, divulgado em dezembro/2016, o Brasil ficou em 63ª lugar em ciências, 59ª lugar em leitura e no 66ª lugar em matemática.

Conclui-se que devemos ter o cuidado com a aparência, mas, sobretudo, devemos priorizar o estudo com a finalidade de evitar o envelhecimento precoce do cérebro, sendo assim lembre-se: “É preciso estudar muito para saber um pouco.”

*Palestrante, professor, advogado e contador, auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e secretário de controle Externo.

——————————————-

A árvore e o furacão

Vera Sábio*

Sempre evoluímos e crescemos, afinal Deus quer o bem e o bem por mais estranho que seja, e mesmo contra a nossa vontade, acaba vencendo o mal.

Quando uma árvore é plantada, suas raízes se fincam e quanto mais o tempo passa, mais se torna difícil arrancá-la. Mesmo que esta árvore alguma vez teve boa aparência, fazendo muitos acreditarem que ela era boa para nação, dando sombra e conforto, para aqueles que nada tinham e se sentiram atendidos, embora foram tolhidos; pois no fundo a árvore não era verdadeira, não era honesta e não trazia ordem e progresso. Deixando muitos milhões de desempregados e desabrigados, mas fornecendo  migalhas para sujeitar o povo humilde a suas vontades escusas.

A árvore continuou forte e abrigando em sua sombra os que não quiseram enfrentar o sol e conquistar seu lugar nele. Porém muito de nossas riquezas, dos nossos direitos e até dos nossos deveres foram escondidos entre os galhos tortos e cheios de defeitos criados pelos desmandos e abuso do poder.

Ainda assim, os iludidos por promessas e bom discursos, não tiveram coragem de verificar o acúmulo de corrupções escondido entre os galhos e não quiseram olhar para cima e perceber que o sol em algum lugar começou a brilhar mais, não tendo tantas folhas que lhe ofuscasse.

Pois o sol da justiça brilha e qualquer ponto de luz é suficiente para destruir as trevas e iluminar um povo sofrido. Então muitos levantaram a vista e enxergaram a necessidade de derrubar a árvore para ter direito a novos horizontes. Todavia, suas raízes tão bem fincadas, não cederiam com tanta facilidade, precisando de um furacão. Apareceu assim, o furacão, independente daqueles que se sentissem acolhidos nas poucas folhagens, da sombra da ilusão. O furacão arrancou as raízes e a árvore foi ao chão. Nada acontece tão simples assim, o terreno também foi mexido, e ainda que a árvore morra, dentro da terra pode haver outras raízes tentando sobreviver e tendo que ser encontradas. O lixo da ventania é tão grande que espalha galhos e até sementes para todos os lados. Mas o melhor é que a esperança brotou.

Reconstruir não é fácil, o furacão precisa tornar-se brisa e isto pode não acontecer em 4 anos, mas a união faz a força e a vitória de Deus prevalece sobre quaisquer circunstâncias, visto que toda autoridade vem de Deus.

Superemos com paz e tranquilidade todos os momentos que virão, no desejo de que a vontade de Deus prevaleça sobre o mal. Vencendo os desejos próprios e nossas diferenças em prol do bem maior. Serenemos o nosso coração, as nossas paixões e por acaso se futuramente algo de errado acontecer, aí sim nos manifestaremos, afinal não temos poder de prever o futuro, por isto o melhor é pensar positivo e confiar nos mais de 50% da população que votaram pela mudança e acreditaram nela.

Nada justifica uma manifestação contrária à vontade da maioria, neste momento. O povo quer e o povo faz. Se acaso lá na frente der errado, acreditem, Deus sempre quer o melhor e nos dará forças para continuarmos lutando pelo bem e pela paz.

Sejamos honestos, sejamos íntegros, sejamos da paz, pois a mudança mais urgente e necessária precisa acontecer primeiro dentro de nós. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.

*Psicóloga, palestrante, escritora, servidora pública, esposa, mãe e cega com grande visão interna.

Adquira meu livro: Enxergando o Sucesso com as Mãos. Cel. 95 99168-7731 Blog: enxergandocomosdedos.blogspot.com.br

——————————————-

Os desafios dos usuários do sistema público de saúde

Tarsis Cavalcante*

O objetivo básico da saúde pública é garantir que toda a população tenha acesso ao atendimento médico de qualidade e respeito, que é regulamentada pelo estado, através do ministério da saúde e demais secretarias estaduais e municipais, mas ao longo dos anos, a população amarga o uso de um serviço deficiente.

O papel principal desse sistema é a excelência em atendimentos e qualidade em procedimentos, no entanto o que vivenciamos, na realidade, é o caos desse sistema de saúde. Diante do desespero, por muitas vezes, buscamos uma saúde de qualidade em instituições privadas, pagando muito caro pra ter um atendimento bom, quando o sistema único deveria oferecer.

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma grande conquista da população brasileira, sendo reconhecido como um dos maiores do mundo e usado como modelo em muitos outros países. O grande problema é que essa referência de qualidade mundial foi devastada pelos desvios de verbas causando um grande impacto para quem necessita de um sistema de qualidade.

Almejamos precisar de um hospital sem se preocupar com o atendimento, com a falta de medicamento, com os leitos e com as filas de espera para uma consulta ambulatorial, cuja a demora é de no mínimo três meses. Um fator agravante é que situações como essa, são consideradas normais hoje em dia. Quem procura o sistema de saúde se submete a uma necessidade que ultrapassa o quer
er. Buscar a saúde pública é pra quem tem pressa em ser atendido.

A saúde pública no Brasil sofre desafios do mau gerenciamento e de falta de investimentos dos governos. Como resultado, temos um sistema em colapso, na maioria das vezes insuficiente e com pouca qualidade para atender a população.

O que fazer? A quem recorrer? Buscar uma saúde de qualidade em hospitais particulares não é uma opção já que, em tese, temos o melhor sistema de saúde pública do mundo. É fundamental que os governantes tenham um olhar sensível para quem faz uso do serviço e aplique os recursos com transparência, com gerenciamento de uma equipe comprometida. É necessário fortalecer a política pública de saúde para que as filas de espera sejam extintas, a fim de que todos sejam alcançados, por fim, a população tem um papel de exigir e lutar pelos direitos de ter uma qualidade em saúde.

*Esteticista e Visual Merchandising

——————————————-

Os soluços dos violinos

Afonso Rodrigues de Oliveira*

“Os soluços longos dos violinos de outono ferem-me o coração com monótono langor.” (Voltaire)

Uma pérola do Voltaire, que os aliados na Segunda Guerra Mundial usaram como código para a invasão da Normandia. Evento que ficou registrado como o dia D. Não sei se você vai acreditar, mas decorei esse texto do Voltaire naquela época. Foi um momento apaixonante. O que significa que nem tudo está perdido quando resta uma esperança. Pense nisso sempre que estiver se aborrecendo com um mau acontecimento, quando ao lado dele há algo que pode lhe trazer a alegria em vez do aborrecimento. Simples pra dedéu.

Andou pela rua, hoje? Olhou a bagunça em que a cidade está metida? Os carros parados sobre as calçadas enquanto os cadeirantes têm que se virar pelo asfalto, por falta de calçada? Observou essas paredinhas construídas nas calçadas para se plantar arbustos? E os cadeirantes? E os pedestres nos dias chuvosos? Eles, inclusive eu, têm que pular das calçadas, pisando na poça d’água, porque a calçada está tomada pelos carros. E daí? Não foi você que elegeu os administradores que não administram? Por que em vez de se aborrecer com o carro na calçada você não se embeleza com a flor silvestre na beira da calçada? Pense nisso e melhores sua maneira de ver as coisas. Porque as coisas boas estão nos mesmos lugares em que estão as ruins. Ruins que às vezes são más.

Corta essa. Ontem eu estava num supermercado comprando o pão para o café da tarde. Faço isso em todas as tardes. De repente uma senhora chegou empurrando um carrinho. No carrinho de supermercado estava uma criança moreninha com não mais de dois anos de idade. Olhei para a criança e sorri. Ela me olhou carrancuda. Continuei sorrindo. Ela franziu a testinha e soltou o sorriso mais bonito que uma criança pode oferecer. Continuamos nos olhando e sorrindo. Foi um momento gratificante. A felicidade no sorriso de uma criança, com as características de um amor perfeito. Por que não levar isso mais a sério, para melhorar o seu dia? É a aparente insignificância em forma de grandeza. Mesmo porque nem mesmo percebemos que somos nós que fugimos dos bons momentos.

Repito… Procure a beleza nas coisas mais simples à sua volta. Elas existem e estão aí. Não precisa procurá-la é só vê-las. O mudo nunca foi a maravilha que queremos mostrar, quando nos referimos ao passado. Vivemos num mundo em evolução racional. O universo está à nossa disposição. E tudo que há nele está ao nosso alcance. É só sabermos viver com racionalidade. A dificuldade está em entender que a racionalidade está em nós, assim como o reino de Deus. Pense nisso.

*Articulista

[email protected]

99121-1460