Opinião

Opiniao 04 03 2016 2114

Tempo e atitude – Vera Sábio*

A se eu tivesse tempo! Amanhã irei fazer melhor! Faltou muito pouco!

Muitas pessoas já acordam com alguma dessas frases na cabeça, ou até com todas elas. Afinal, as justificativas são boas para as faltas de atitudes, e o tempo corre… Todavia, aquele que espera no amanhã, normalmente dorme hoje e deixa de viver o presente, único momento de realização.

Queremos tanto o impossível que não valorizamos o possível e não percebemos que, antes das nossas atitudes, tudo era impossível. Porém, conquistas são tentativas somadas com muitos esforços e persistência, tendo como resultado, à sorte e o destaque em relação à grande maioria que ainda não chegou aonde estamos.

Temos medo do novo, do desconhecido, de viver longe da segurança que o comodismo nos trás. Com isso, não enxergamos que ao perder o telhado recebemos o acesso direto às estrelas. E este é o nosso destino. Nascemos para brilhar e precisamos desta visão, desta determinação e principalmente desta atitude.

A falta de tempo não existe, o que existe são falta de atitudes. Assim sejas perspicaz, e esteja preparado e atento quando a sorte bater a sua porta.

Saiba o que são prioridades, valores essenciais para seu equilíbrio físico e mental, sem o qual é impossível permanecer na corda bamba das mudanças. Já que só teremos sucesso se mudarmos a cada dia.

Valorize a vida, a família, Deus e o trabalho. Pode ser mais ou menos nesta ordem, pois se antes disto colocares coisas supérflua em primeiro lugar, jamais encontrarás espaços para as essenciais, e nada preencherá o vazio causado pela falta delas. Ninguém tem a receita pronta para o sucesso, mas para a felicidade é uma questão de gratidão. Sejas grato, identifique os detalhes, perdoe sempre…

Dessa maneira, passo após passo, trilhe seu caminho, descobrindo seu tempo com muita atitude.

*Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega – CRP: 20/04509 – [email protected] – Cel.: (95) 991687731

———————————————–

Corrupção – Célio Pezza*

Existe um fato que precisamos reconhecer: os governos de Lula e Dilma fizeram com que a corrupção se tornasse tão popular e visível que hoje todos sabem o significado dessa palavra. Como o governo costuma dizer, ‘nunca antes na história desse país’ se viu tanta corrupção. Também criaram uma série de “mantras”, como ‘eu não sei de nada’, ‘tudo foi feito dentro da lei’, ‘acabamos com a pobreza no país’, e outros.

A cidade de Mariana e o rio Doce mergulharam na lama da Samarco e o Brasil mergulhou na lama da corrupção. Graças ao Ministério Público e a Polícia Federal, essa lama toda está sendo remexida, e a cada dia mais empresários e políticos corruptos estão aparecendo. Começou com a Petrobras e se espalhou por praticamente todas as instituições ligadas ao governo.

O cerco está se apertando e dia virá em que o ex-presidente Lula estará no banco dos réus, com seus amigos de partido. Ele sabe disso e usa de toda sua influência para transferir a culpa para outros, já que ele não sabe de nada e é uma alma pura.

A última tentativa foi a de afastar o promotor Cássio Roberto Conserino do caso do polêmico tríplex reformado pela empreiteira OAS. A justiça prevaleceu e o Conselho Nacional do Ministério Público decidiu que o promotor de justiça, Cássio Conserino, vai permanecer à frente da investigação que apura suposta ocultação de patrimônio por parte de Lula.

Existem muitas outras investigações em andamento e a teia está se fechando em volta de Lula e outros políticos de peso. O presidente do PT, Rui Falcão, diz que essas ações do Ministério Público são uma ‘perseguição inominável ao partido’ e Lula se julga acima da lei. Ainda por cima, ameaçam a democracia brasileira com seus fiéis soldados do MST. Eles se esquecem de que a democracia tem responsabilidades de quem exerce ou exerceu o poder e as funções de fiscalização e controle estão nas mãos da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça Federal. Eles não são acima da lei, embora se julguem dessa forma.

Agora, João Santana, marqueteiro do PT, também será ouvido pelo Ministério Público sobre a origem irregular do dinheiro gasto em campanhas do PT. Só para lembrar, o uso de dinheiro ilícito na campanha é motivo para impeachment, dentro da democracia. Simplesmente por acreditar nesses órgãos e nesses promotores, tenho esperança de que o Brasil ainda possa desarticular esse plano criminoso de poder, acabar com essa máquina de corrupção e mandar todos os bandidos para a cadeia.

Poderiam até ser enviados para a prisão de Guantánamo, já que o presidente Barack Obama, dos EUA, pretende desativá-la. Lembro que essa prisão fica em Cuba, local muito querido de alguns de nossos governantes.

*Colunista, escritor e autor de diversos livros, entre eles: As Sete Portas, Ariane, A Palavra Perdida e o seu mais recente A Tumba do Apóstolo

————————————————–

O remédio – Afonso Rodrigues de Oliveira*

“A alegria é o fogo que mantém aceso o nosso objetivo, e acesa a nossa inteligência”. (Helen Keller)

Você acha que é difícil ser alegre? Não, não é. É só você acreditar na sua capacidade de ser feliz. Simples pra dedéu. Lembre-se de que já falamos, várias vezes, do Henry Ford: “Se você acha que pode você está certo. Se acha que não pode, está igualmente certo”. Porque a vida é assim. Só conseguimos o que acreditamos conseguir. Nada é impossível para quem acredita no possível. E não podemos viver com alegria se não formos felizes. Por outro lado, muitas vezes deixamos de lado a verdade de que ninguém, além de nós mesmos, tem o poder de nos fazer feliz ou infeliz, se não estivermos a fim. Então, seja feliz.

Tudo que acontece em nossas vidas, seja bom ou mau, faz parte da vida. E se faz parte da vida precisa ser encarado como um episódio da vida. São as topadas que nos ensinam a resistir. Se não houvesse o ruim não saberíamos desfrutar o bom. Seria como ficar deitado debaixo do parreiral esperando que a uva caia na nossa boca. Não haveria coisa mais inútil. Mas vamos debulhar o papo. Nunca caia na esparrela de ficar perdendo seu tempo com o que não lhe interessa. Quando alguém estiver a fim de aborrecer você, sorria. Nada aborrece mais um idiota do que o descaso à idiotice dele. Antes que o aborrecimento chegue, pergunte ao seu íntimo: por que eu devo satisfazer o desejo tolo desse tolo? Porque se você se deixar levar pela tentação do aborrecimento, é você que está dando uma de tolo. Logo, está se igualando ao tolo. Mas você tem que acreditar nisso. Porque são as coisas mais simples da vida que trazem nossa felicidade. E a felicidade fortalece nosso espírito. É com o espírito forte que vencemos na vida. É quando vencemos a luta sem disputar. É quando fazemos o que devemos fazer como deve ser feito. A vitória dos vencedores nem sempre vem de sua força física, mas da técnica usada na batalha. Esteja sempre preparado para a luta. Mesmo que não necessite lutar. E é a alegria que fortalece. Sorria sem medo de parecer tolo. Lembre-se de que não há tolo mais tolo do que o tolo que julga você como um tolo. Você olhou para o céu, quando acordou pela manhã? Por que não olhou? Você nem imagina o quanto perdeu na oportunidade de viver um dia feliz e tranquilo.

E isso é válido para você, garota. Sua felicidade está na alegria que você espraia com sua presença. E isso só acontece quando você é realmente feliz. Então, não permita que a infelicidade roube sua felicidade. Nunca deixe de se olhar no seu espelho interior. É Nele que você vai se ver em você. Pense nisso.

*Articulista – [email protected] – 99121-1460

————————————————————-

ESPAÇO DO LEITOR 

TERCEIRIZADOSEm relação à matéria “Terceirizados do Estado alegam que estão sem receber há quase 4 meses”, o leitor José Maria Lira da Costa comentou: “Aqui, em Caracaraí, também os funcionários que prestam serviços nas firmas que têm contrato com o governo estadual estão sem receber há mais de dois meses. Fica a dúvida sobre quem recai a culpa, se aos proprietários desta firmas ou ao governo, que realmente não vem honrando o repasse dos valores contratados para que seja efetuado nosso pagamento”.

PRIVATIZAÇÃO Sobre a possibilidade da privatização do sistema prisional, o internauta Mauro Bernardo escreveu: “Infelizmente, a posição adotada parece tão somente vislumbrar o problema da categoria, quando, na verdade, o problema do sistema prisional aflige toda a sociedade. No que tange a piorar a situação dos presídios, a tendência é regredir ainda mais, já que o sistema atual não é capaz de implantar melhorias pontuais no local. O Estado já se mostrou totalmente incapaz de ressocializar o regime carcerário. Por estas e tantas outras situações, inclusive a série de fugas, sou favorável à privatização”.

INCÊNDIOS”Muito triste esse incêndio que destrói o Parque Viruá, mas não podemos nos esquecer dos milhares de pequenos agricultores que tiveram suas plantações e pastagens dos animais queimadas e que estão apagando os focos de fogo sozinhos, sem nenhum auxílio do setor público, e ainda têm a situação de falta de água, em que vários animais já estão morrendo de fome e sede. Fica a impressão que só recebem ajuda as áreas indígenas e parques de preservação”, comentou a leitora Marina Melo.

SOM”Moro no bairro Cauamé e tenho um vizinho que nos perturba com o som alto, sem ter hora. Já chamei a fiscalização e dei queixa na polícia pelo 190, porém, nada foi feito. Já pedi humildemente para que baixem o volume, mas não tem jeito. E ainda esnobam dizendo que a fiscalização não comparece. Portanto, gostaria de reforçar o pedido e implorar que seja dada alguma punição a este cidadão ”, reclamou o leitor Joel Sousa da Cunha.