Amor aos 60 – Walber Aguiar*
De tudo ao meu amor serei atentoAntes e com tal zelo e sempre e tantoQue mesmo em face do maior encantoDele se encante mais meu pensamento… Vinicius de Moraes
Era uma penca de gente. Filhos, netos, bisnetos, trinetos e outros mais. Gente a não mais poder. Afinal de contas, tudo isso era fruto do amor. Amor de um homem e uma mulher, de dois baluartes do sentimento, da fidelidade, da paixão que duraria uma vida inteira, de uma relação loucamente linda e digna da renovação que ali se fazia.
Não só as pessoas, mas mangueiras, cajueiros e toda sorte de seres viventes ali foram testemunhas daquele relacionamento, daquele amor de tartaruga, da celebração de toda uma vida, do existir humano recheado de graça, beleza e encantamento.
Dona Maria Valda e seu Expedito estavam ali naquela geografia do amor, da verdade, do afeto, da temporalidade eivada de significado. Ali foram plantadas palavras de renovo e de juras eternas. Afinal, eram 60 anos de conjugalidade, de amarramento e de cumplicidade. Eram bodas de diamante. De uma pedra dura, desejada e extremamente preciosa.
Seu Benedito chegou cheio de pompa em um rolls royce, enquanto dona Maria Valda o acompanhava de perto. Não podiam estar separados nem naquele momento em que as pernas do marido eram mais fracas que a vontade de dizer “eu te amo” novamente. Mesmo assim, ele se comportava como um lorde inglês, saído de uma carruagem da era vitoriana.
Tudo estava impecavelmente arrumado; desde o ambiente ao traje dos pajens e daminhas de honram que eram seus netos e netas, até o glamour dos adultos, que posavam para os flashes de Luciano Alvarenga, o Lula, com sua lente mágica e oportuna.
O poeta Josimar Sousa estava lá, testemunhando com palavras escolhidas aquela união quase inacreditável, aqueles votos renovados depois de 60 anos de casados. Zé Maria, um dos filhos do casal, estava radiante de alegria, afinal, Deus unira aquela família feliz, apesar dos dias de medo, dor e dificuldade.
Antes de sair daquele ambiente simples e de uma leveza indescritível, olhei nos olhos de cada um dos noivos. Portavam um brilho especial, como de dois namorados que se deram um ao outro, que viraram, enfim, uma só carne… Chorei e entendi o que Deus quis dizer…
*Advogado, poeta, professor de filosofia, historiador e membro da Academia Roraimense de Letras. [email protected] ———————————————-
Medicina do Trabalho não é “bico” – Marlene de Andrade*
Existem médicos pós-graduados em Medicina do Trabalho que não foram reconhecidos pela ANAMT, AMB, ANMR, CFM e nem pelo CRM. Devido ao fato, é importante que o empregador solicite o currículo do médico que está contratando e a lista de médicos do trabalho do CRM.
A Medicina do Trabalho é especialidade complexa e exige bom conhecimento das doenças do trabalho e certos cuidados que devem ser tomados para o trabalhador não adoecer. Além do mais, se o empregador não contratar médico habilitado nessa área, poderá ser penalizado pela Justiça do Trabalho, INSS e outros Fóruns da Justiça
Essa especialidade não pode ser exercida como “bico”, pois se trata de uma área médica de alta responsabilidade, aliás, toda medicina o é. Portanto, o médico que não estiver na lista dos Médicos do Trabalho do CRM, não pode atuar nessa área tão importante da saúde. A lei é explícita quando assevera que na localidade onde existem Médicos do Trabalho, aqueles que não foram reconhecidos pelo CRM, não podem atender nessa especialidade, a não ser quando forem supervisionados por um Especialista em Medicina do Trabalho.
A Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego/MTE diz a esse respeito: “inexistindo médico do trabalho na localidade, o empregador poderá contratar médico de outra especialidade…”(NR7 3.1. e). Então se existe Médico do Trabalho em Boa Vista, o médico que não provar que possui essa especialidade, estará impedido de exercê-la nesta Capital. Para tirar as dúvidas o empregador deve solicitar ao médico que traga a lista do CRM contendo seu nome.
Esse ramo da medicina envolve conhecimentos extremamente abrangentes e complexos, pois compete também ao Médico do Trabalho, focar-se na prevenção, conhecer as doenças do trabalho e os riscos do ambiente laboral e sem capacitação, isso se torna impossível. Aqui em Roraima e em todo o Brasil esse fato vem ocorrendo em larga escala. Portanto, Médico do Trabalho é aquele que tem seu nome registrado como tal no CRM.
Siglas: ANAMT/Associação Nacional de Medicina do Trabalho; AMB/Associação Médica Brasileira; ANMR/Associação Nacional dos Médicos Residentes; CFM/Conselho Federal de Medicina; CRM/Conselho Regional de Medicina.
O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos. (Provérbios 12:15)
*Especialista em Medicina do Trabalho/ANAMT e vice-presidente da ANAMT/RRhttps://www.facebook.com/marlene.de.andrade47
———————————————
Pairando no ar íntimo – Afonso Rodrigues de Oliveira*
“Parece-me que só o sorriso, e só ele, faz aquilo que chamamos de beleza de um rosto”. (Tolstoi)
Você é a única pessoa que pode, porque tem esse poder, externar seu próprio sorriso. E é ele, o seu sorriso, que vai mostar a beleza do seu rosto. Não importa se você se sente feio, fisicamente. Sua beleza está no que você mostra na sinceridade do seu sorriso, na simplicidade, veja bem. Quando você fica buscando sua felicidade nos outros ou em outras coisas, é porque está se fazendo de vítima de você mesmo. Não se sente nem se sabe dono do seu própio destino. Faz muitos anos que falei, aqui, daquele cara que estava deitado dentro de casa, enquanto sua rua estava sendo inundada. Bombeiros e vizinhos bateram, e muito, na sua porta, mas ele não estava nem aí. Tinha certeza de que Deus o socorreria na hora H. Só que Deus não estava nem aí pra ele, e ele acabou se afogando. E pelo que se soube, quando ele chegou lá em cima, deu uma bronca terrível no Pedrão porque ele não avisou pra Deus, do afogamento.
Um hábito que sempre nos leva à derrota é esperar que os outros, ou Deus, façam por nós o que nós mesmos deveriamos fazer. Aliás, já é um erro, fazermos por alguém o que ele mesmo deveria fazer. Mas vamos lá. O fato de você estar sempre mal-humorado talvez seja por você estar sempre esperando resultados de ações que você não praticou. Talvez você esteja esperando o milagre que você mesmo poderia, e deveria, fazer. E uma das coisas mais simples que você deveria fazer e não faz, se você é uma pessoa carrancuda, era sorrir mais. E você não sorri esperando que os outros sorriam pra você. E quando não sorriem você se sente desprezado; e nem mesmo percebe, claro, que está sendo desprezado por você mesmo. Reflita sobre isso.
Não tente fazer algo; faça. Você pode. E o pensamento mais simples sobre isso é que ninguém tem dever nem obrigação de fazer você se sentir feliz. Ninguém tem essa dívida com você, a não ser você mesmo. Quando você se aborrece com alguém está se aborrecendo com você mesmo, porque não foi maduro suficiente para entender que quando você se aborrece com o inferior está se nivelando a ele. Quando você se aborrece está agradando a quem o aborreceu. Os préstimos mais preciosos estão no seu merecimento ao recebê-los, classificando-os no melhor. E este melhor está em você; em como você recebe o que lhe é ofertado. Demonstre isso no seu sorriso. E este pode estar, e está, na sua expressão facial. Seu sorriso deve ser permanente. Não fique flutuando nas nuvens do pessimismo. Os pessimistas são os maiores inimigos deles mesmos. Pense nisso.
———————————————
ESPAÇO DO LEITOR
SELETIVO Sobre o início do ano letivo referente ao quarto bimestre de 2015, o leitor Robson Gomes comentou: “As escolas estão retornando às aulas sem os professores seletivados, isso em razão do contrato deles não ter sido prorrogado pelo governo estadual. Tenho uma filha que estuda no ensino médio e alguns professores não foram para a escola ontem alegando que não têm nenhuma garantia do governo quanto à normalização do impasse. Parece que essa novela vai longe. Peço providências do Ministério Público quanto a mais essa falta de respeito para com os nossos filhos, por simples falta de planejamento”. CALENDÁRIO“Estamos iniciando o ano letivo de 2015 com descontentamento em relação ao planejamento destas aulas, já que nossos filhos foram prejudicados por conta desta greve. Já era de se esperar que ficariam sufocados sem a possibilidade de terem um tempo maior de férias, tudo por conta de uma queda de braço que acabou respingando no lado mais fraco. Não sabemos sequer quando deve iniciar o período de matrículas, já que nem o calendário de 2016 foi divulgado”, escreveu a leitora Mônica Torres.
HIDRÔMETROSO internauta Fábio Almeida enviou o seguinte comentário: “A instalação de hidrômetros consiste em um salto positivo em relação à gestão de águas no Estado de Roraima. O índice de perda entre captação, tratamento e distribuição é grande em nosso Estado. Desta forma, a Caer não pode atribuir os altos índices de perda, superiores a 60%, à inexistência deste equipamento. Existem vários fatores que acabam contribuindo para esta perda”.
FISCALIZAÇÃOO leitor Valdecir Azevedo afirmou que já havia relatado por várias vezes a situação de perigo na Praia Grande, já que durante a semana não tem nenhuma unidade de salvamento orientando os banhistas quanto aos perigos que o local apresenta. “Lamentavelmente mais uma pessoa perde a vida”, frisou.