Amor por Roraima – Dolane Patrícia*Uma história que completa 27 anos!
Apesar dos problemas que assolam o Estado mais bonito da região Norte, importa trazer à lembrança seus pontos fortes e nossa profunda gratidão em acolher habitantes de todas as regiões do País.
É através da poesia de Zeca Preto, que se faz oportuna uma declaração de amor para o Estado mais acolhedor, numa canção chamada Roraimeira: “Te achei na grande América do Sul quero atos que me falem só de ti…”
“Os teus seios grandes serras, grandes lagos são os teus olhos, tua boca dourada, Tepequém, Suapi, terra do Caracaranã, do caju, seriguela, do buriti, do caxiri, Bem- Querer, dos arraiais, do meu HI-FI…”
Só quem mora em Roraima consegue entender a realidade desses versos e o aconchego dessa terra. Estado de muitas belezas naturais e esperança de muitos cidadãos que tentam um novo começo em terras macuxi.
Situada na Região Norte, é composta por 15 municípios. O nome Roraima está diretamente ligado a seu turismo ecológico. Deriva-se de: Rorô, que significa verde; Imã, que significa serra ou monte. Sendo assim, Roraima significa Verde Monte.
“Roraima é riquíssimo em ouro e muitos outros minerais; considera-se que suas selvas estão entre as mais biodiversas do mundo, e é ademais uma das zonas do planeta onde se encontra em abundância (bilhões de toneladas) a substância mais valiosa de todas para o homem: a água. Informações do site www.yurileveratto.com.
Roraima é o Estado mais setentrional do Brasil. Tem uma extensão de 224.000 quilômetros quadrados. A população do Estado de quase 500.000 habitantes. É uma densidade baixíssima, de aproximadamente 2 habitantes por quilômetro quadrado. Em Boa Vista se encontra mais de 60% da população de Roraima.É um Estado lindo de se ver…
E nas águas cristalinas do Rio Branco ocorre o despertar de uma paixão… E ao contemplar sua beleza e beber de sua água, é selada a promessa de amor eterno!
“A beleza do Rio Branco, com as praias que surgem durante o verão, o Bosque dos Papagaios, área de 12 hectares com uma variedade de árvores, pássaros, trilhas. A reserva ecológica Ilha de Maracá, localizada a 100 km ao norte de Boa Vista, no município de Amajari, com rica fauna e flora”, Dados do site Institutodeengenharia.org
Os rios de Roraima refletem as mais belas histórias de vida, seja no Grande rio Branco ou em um Igarapé.
O Canto das Pedras de Zeca Preto relata bem essa mistura de historia e poesia: “Como resiste o caimbé e a nossa história, que é feita de pajés e corações de cada canto do país, como o canto de outras pedras, de pintar nossa música no ar, nesse cadinho da floresta. boa vista, linda meu luar. minha musa de cantar, meu desejo bem querer, te chamo de BV, é no remanso dessas lavadeiras, tambaquis e tracajás, iaras e buritizais, teu segredo de menina, nesses anos festivais, tua pedra tua sina esse rio leva e traz…”
Roraima que já foi povoado por diversas tribos, hoje abriga pessoas de todos os lugares, das mais diversas raças e culturas. Em 1943 foi criado o Território Federal do Rio Branco, proveniente do desmembramento da Amazônia e da união dos municípios de Boa Vista e de Moura.
De acordo com o site infoescola.com, “em 1962 o nome do Território é modificado de Território Federal do Rio Branco para Território Federal de Roraima. Os conflitos entre fazendeiros, agricultores, garimpeiros e índios pela posse da terra e pelos garimpos tiveram início nos anos 80 e se estendem até hoje. O Estado é formado em sua maioria por imigrantes que faz com que o Estado tenha uma imensa diversidade de Cultura”.
Ainda segundo o site, a vegetação do estado é composta, em sua maior parte, pela Floresta Amazônica, a exceção de uma faixa de campos e cerrado na região Leste. A região de Roraima faz parte da Bacia do Rio Amazonas. O rio mais importante do Estado é o Rio Branco, um dos afluentes do Rio Negro. A hidrografia do Estado é riquíssima.”
As principais cidades, além da Capital Boa Vista, são Rorainópolis, Alto Alegre e Caracaraí. Seu turismo está voltado para o ecoturismo, em razão de suas belezas naturais. Podemos destacar o Monte Roraima, a Pedra Pintada, o Rio Branco e as Ruínas do Forte São Joaquim, tomado com patrimônio histórico em 2001, como principais cenários ecológicos do mais belo Estado da Região Norte!
“Na América do Sul, o Monte Roraima, um dos mais altos planaltos da região, tem duas características pouco comuns: além de se estender por três países (Venezuela, Brasil e Guiana), é completamente plano. Alvo de lendas e superstições, é hoje tema de documentários sobre a natureza, explorações científicas e escaladas para os mais aventureiros”. É o que relata o site institutodeengenharia.org
No topo do Monte Roraima, que já inspirou livros como o Mundo Perdido, a temperatura faz 0ºC à noite. Diz a lenda que o Monte é a morada de uma entidade sagrada nomeada Makunaima. Chamado no passado também de montanha cristal, estima-se que o Monte Roraima tenha mais de 2000 milhões de anos. Sua forma natural é praticamente plana, como se os seus montes fossem mesas.
Exploradores relatam que por sua hidrografia os indígenas o chamaram de mãe de todas as águas. São as informações do site 1001coisassobreomundo.
Mas é na poesia das cações que se revela o grande amor escondido nas entrelinhas de cada canção… “És meu norte, meu livro, meu canto no cio, Água grande levando os amores de abril, Macuxana pescando encanto pra viver, são remadas de ubá no meu entardecer…”
Não são 27 anos apenas de canção e poesia, vivemos momentos difíceis na economia. No entanto, as vantagens de viver em estado que acolhe e que possui uma riqueza ecológica tão grande, numa terra de oportunidades, é a certeza de que sempre existirá esperança de dias melhores.
Um Estado que, apesar das dificuldades existentes hoje, ainda é um lugar onde se pode sonhar…
E como canta Zeca Preto: “Caminho pelos campos e buritizais, linda, sabor sedução, o encontro com as terras de Roraima foi jura de amor eterno, é amor sem fim…
Bebeu a água do rio branco ficou por aqui…
E como se fosse melodia olhar o céu de Boa Vista é poesia. Mas é com as palavras poéticas do hino de Roraima de autoria do agrônomo e escritor Dorval de Magalhães e Música do maestro Dirson Félix Costa, que finalizamos essa declaração de amor por Roraima:
“Que belezas possui nossa Terra! Sinfonia que inspira o amor! O sucesso é a meta, o farol, no lavrado banhado de sol! Nós queremos te ver poderoso, Lindo berço, rincão Pacaraima! Teu destino será glorioso, Nós te amamos querido Roraima!””
*Advogada, juíza arbitral, Personalidade BrasileiraTwitter: @DolanePatricia_ You Tube: DOLANE PATRICIA RR. #dolanepatricia—————————————————–Aprendendo a fazer – Afonso Rodrigues de Oliveira*“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”. (Aristóteles)Papo de filósofo, mas que nos ensina muito quando queremos aprender. Sempre rimos com a sabedoria dos sábios. Achamos lindo o dizer, mas não analisamos o dito. E só aprendemos a fazer fazendo. E é aí que os erros passam a ser ensinamentos. Quando erramos não erramos, aprendemos como não fazer o que fizemos como fizemos. Simples pra dedéu. E isso também pode estar, e está, no ato simples de votar. Quando aprendermos a votar ainda iremos cometer erros; mas, certamente, não cometeremos os erros alementares de hoje, porque não sabemos votar. Todos os patifes que se tornaram políticos foram escolhidos por nós. E não adinta você sair para a rua grintando, porque a responsabilidade do desmando é sua e de quem mais elegeu o patife. Nenhum político assumiu o posto por indicação de chefia. Ele foi eleito por você. E quer saber de uma coisa? Mesmo que você não tenha votado nele e ele foi eleito, ele passou a ser um representante da sociedade como um todo; e nesse caso, você está incluído nela. Foi culpa sua? Não sei. Mas sei que você está perdendo tempo enquanto grita pelas ruas quando poderia estar fazendo alguma coisa para melhorar a Educação do povo. E a educação do povo nem sempre está nas escolas.
Faça uma reflexão sobre a Educação. Não vamos resolver o problema apenas com bons salários para os professores. Tão importante quanto o salário é a preparação e especialização do professor. E isso também não se consegue, nem com gritaria nem a curto prazo. O que indica que temos muito trabalho pela frente. Então, vamos pôr mãos à obra e fazer o que devemos fazer como devemos fazer, e não apenas como temos feito. A responsabilidade é nossa. Os maus administradores públicos são fruto da nossa ignorância política; e só isso. Vamos fazer nossa parte com responsabilidade. E enquanto não nos soubermos reponsáveis pelos nossos atos nas eleiões, iremos continuar elegendo governadores, presidentes e todos os demais, na pior das escolhas; que é o que temos na maioria dos nossos eleitos.
Jarbas Passarinho, falando sobre política, disse: “Com o Congresso podemos até não ter alguma liberdade, mas sem o Congresso não teremos liberdde nenhuma”. Atente-se para a sabedoria da fala. Porque se quisermos ter liberdade de fato e de direito, teremos que aprender a eleger nossos representantes no Congresso. E devemos começar na Educação elementar. Comecemos pela escolha civilizada dos políticos dos nossos Estados e Municipios. É a partir deles que chegaremos ao Congresso. Pense nisso.
*[email protected] 99121-1460 —————————————————–
ESPAÇO DO LEITOR TRANSPARÊNCIAProfessores e motoristas dos transportes escolares do Município de Amajari enviaram o seguinte relato: “Esta semana, cobramos novamente o pagamento de nossos salários aos responsáveis pela educação no Amajari e a resposta foi a que, até o momento, não existe previsão. No entanto, ao consultarmos o Portal da Transparência, verificamos que os valores já foram creditados ao município, e esperamos agora a explicação sobre os pagamentos devidos. A pergunta é: onde está sendo aplicado este recurso, que eles não pagam os professores e os motoristas do transporte escolar?”.DETRAN Usuários que foram ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na manhã de ontem fizeram a seguinte reclamação: “Ficamos aguardando por mais de uma hora a realização da prova teórica para a retirada da CNH e simplesmente o sistema não funcionou. A maioria faltou ao trabalho para realizar esta etapa. Ficamos prejudicados pela inoperância deste sistema utilizado pelo órgão”.RESPOSTA 1Sobre a nota “emergência”, na edição de ontem, a Prefeitura de Boa Vista esclarece que o especialista em oftalmologia não fica de plantão no Hospital da Criança Santo Antônio, e sim de sobreaviso e acionado para casos classificados como urgência, emergência e traumas graves. “O hospital possui ambulatório de oftalmologia e também realiza procedimentos cirúrgicos quando necessário”, frisouRESPOSTA 2A nota segue informando que o atendimento inicial é realizado pelo clínico geral, que encaminha o paciente para o especialista de acordo com a necessidade verificada. “No domingo, a criança em questão foi avaliada por um clínico geral. O médico, orientado pelo especialista, prescreveu a medicação e encaminhou a criança à consulta com oftalmologista. A prefeitura está à disposição para dar continuidade ao tratamento e garantir o bem-estar da criança”, frisou.