Homofobia x Cristofobia – Dolane Patrícia*Podemos definir homofobia como aversão, repugnância, ódio, medo e preconceito que algumas pessoas ou grupos nutrem contra os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais.
Por outro lado, outra palavra muito falada nos últimos dias é “Cristofobia”, que trata da aversão ao cristianismo ou aos cristãos. Cristofóbico, segundo o dicionário informal online, é o indivíduo que repudia e trata de forma preconceituosa os cristãos, o próprio Jesus Cristo, os evangélicos, os católicos e semelhantes.
Após a parada gay realizada no último final de semana em São Paulo, essas duas palavras passaram a ser mais que antagônicas. Gays e cristãos passaram a protagonizar um duelo de gigantes. A polêmica foi tão grande que já se fala em criar uma lei contra a “Cristofobia”.
O líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (DF), apresentou um projeto de lei nesta segunda-feira, dia 8 de junho, para transformar em crime hediondo a prática de ultraje a culto. Na justificativa do texto, o deputado chama de “Cristofobia” as manifestações de grupos LGBTs que se utilizam de símbolos religiosos. Justíssimo!
“A intenção desse projeto de lei é proteger a crença e objetos de culto religiosos dos cidadãos brasileiros, pois o que vem ocorrendo nos últimos anos em manifestações, principalmente LGBTs, é o que podemos chamar de ‘Cristofobia’, com a prática de atos obscenos e degradantes que externam preconceito contra os católicos e evangélicos”, diz o texto de uma proposição publicada na revista Exame online.
O artigo 208 do Código Penal prevê hoje multa ou detenção de um mês a um ano para quem escarnecer de alguém, por motivo religioso, ou perturbar cerimônia religiosa, “vilipendiar publicamente o ato ou objeto de culto religioso”. Em caso de violência a pena é aumentada em um terço.
Uma coisa é a Boticário lançar um comercial para o Dia dos Namorados com um casal gay, a outra é ridicularizar Jesus Cristo, a ponto de um homem introduzir no meio da avenida um crucifixo no anus de outro homem. Isso não é manifestação, é crime!
Assim houve de tudo, um casal de homossexual se beijando em um crucifixo, com direito a uma coroa de espinhos e pregos nas mãos.
Esse artigo não é uma crítica à classe LGBT (existem pessoas maravilhosas que fazem parte dessa classe), mas à parada gay e ao péssimo gosto dos idealizadores da “manifestação”.
Houve também homens simbolizando o Papa e debochando da morte de Jesus, além de santos quebrados e jogados pelo chão. Foram usados símbolos católicos como tapa sexo!
Começamos a análise do fato perguntando o que é a pessoa ultrajada denominada Jesus Cristo. Ele é o Alfa, o ômega, o ser da mais bela pureza e beleza, aquele pelo qual a vida sempre vai valer à pena. O princípio e o fim, o criador, sem o qual todas as coisas que se fez não se fariam. Ele é a mais completa expressão da palavra amor e o ser mais digno de toda honra, todo louvor e toda glória.
O mais impressionante é que o movimento trata Jesus como se ele tivesse morrido e permanecido morto, entretanto ele está vivo! Quando alguns discípulos estiveram a visitar o seu túmulo após a ressurreição, outros que ali estavam disseram: “Ele não esta mais aqui. Ressuscitou! Apenas porque ele vive podemos crer no amanhã”.
Jesus marcou época! Dividiu o tempo entre antes e depois dEle! Agora imagina a cena: Jesus Cristo vivo, assistindo uma réplica “ às avessas” de sua morte. Aqueles que Ele criara estavam ali debochando da sua existência e da sua atitude em morrer pela humanidade para que um dia eles tivessem a vida eterna.
Assim, ninguém é obrigado a acreditar nesse ser colossal e maravilhoso chamado Deus, o qual o poder e força não se podem medir. Poderiam, contudo, respeitar não somente a Ele, mas também seu seguidor seja de qual denominação for.
Em uma avaliação e ao mesmo tempo uma crítica à parada gay, dá para resumir tudo bem rápido: ridícula e de muito mal gosto. A propósito, um congressista disse uma vez: “A Bíblia é uma piada”. Não, não é! Piada é ter um congressista preconceituoso buscando respeito.
Importa ressaltar que a Bíblia é, sim, contra o homosexualismo em qualquer de suas formas. Mas, Deus respeita as escolhas.
Hoje até se manifestar contra o homossexualismo já configura para muitos a homofobia, e o que dizer daquelas atitudes em praça pública?
Muitos não sabem em que lugar da Bíblia existe o posicionamento a respeito do assunto. Dessa forma, podemos dizer que em vários momentos a Bíblia se posiciona. Dentre os versículos existentes sobre o assunto, podemos destacar o livro de Levídico no capítulo 12, versículo 22, que diz: “Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante.”
“A 19ª Parada LGBT de São Paulo, que segundo seus idealizadores tinha o objetivo de ‘garantir a liberdade do movimento LGBT’, garante apenas uma coisa: a necessidade de ofender e de agredir o cristianismo para se sentir melhor, mas não conseguiram e nem irão conseguir, porque no coração do homem existe um espaço, que só Jesus Cristo pode ocupar. Então o vazio continuará tomando conta de suas vidas.
A Bíblia se manifesta ainda no seguinte sentido “…. Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é… Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação” Dt 23.17; Lv 18:22; 20:13.
Essa é a posição da Bíblia, precisa ser respeitada. Deus deixou o livre arbítrio, ninguém é obrigado a acreditar, ninguém é obrigado a segui-lo, no entanto, se querem respeito é necessário respeitar as coisas sagradas, o nome do filho de Deus, ele que é grande criador e mantenedor do Universo. A maior autoridade das galáxias.
“Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.”
Não é bom brincar com Deus, até porque Ele pode ser a respostas às suas indagações mais profundas e porque não existe nada que se compare à sensação de estar perto dEle e poder senti-Lo. Afinal, o fato de não vermos o vento não significa que ele não exista.
E pode chegar um momento que a única coisa que aquelas pessoas que participaram a parada gay descubra que necessita seja Deus, e é nessa hora que vão descobrir que Ele era a única coisa que eles realmente precisavam ter.
*Advogada, juíza arbitral, Personalidade da Amazônia e Personalidade Brasileira. @dolanepatricia_ ————————————–Veja se merece – Afonso Rodrigues de Oliveira*“Corrija um sábio e o fará mais sábio, corrija um ignorante e o fará seu inimigo”. Ontem fui ao sindicato fazer um empréstimo de dez reais. E o pagamento teria que ser dividido em cinco parcelas de dois reais. E não é que o sindicato aceitou? E enquanto a dona Salete assinava a papelada, eu li essa frase posta aí encima. Ela estava colada no computador, exposta para os sentados à frente. Só que não mencionava o autor. Por isso não o cito. Adorei a frase, porque ela bate direto com a que menciono sempre: “Quando você se aborrece com uma crítica é porque a mereceu”. Anotei a frase e a trouxe para citá-la hoje. Nunca se aborreça quando alguém criticar você. Primeiro veja se a crítica tem sentido. Se tiver, aprenda com ela. Porque é assim que você se tornará mais sábio. Se a crítica não tiver sentido, esqueça-a, porque ela está representando um tolo. E se você aceitar a tolice dele estará se igualando a ele. Simples pra dedéu.
Pergunte-se se vale a pena você passar o dia todo dando uma de tolo, aborrecido porque alguém mexeu na sua tolice. Reflita e veja se você não vai sentir vontade de rir. Então ria. É a maneira mais eufórica e agradável de se colocar um tolo no seu devido lugar. E o tolo, neste caso não será você, mas quem o criticou. Ria sempre. Você vai descobrir que há um incalculável número de tolos que vão pensar que você é tolo porque ri. Já observou que os tolos, que pensam que são espertos, estão sempre de cara amarrada? Eles têm medo de rir para não parecerem tolos. Quer maior tolice do que essa? Mas deixemos os tolos nos seus devidos lugares e vamos cuidar de nós.
O importante é que não desprezemos os que nós consideramos tolos. Porque podemos estar cometendo um erro em não considerar a particularidade de cada um. Porque se não levarmos isso em conta, estaremos dando uma de tolo por não respeitar o livre arbítrio e direito de cada um ser o que é. Nossa superioridade consiste em respeitar a superioridade de cada um nos seus estilo e nível de evolução. Não estamos todos no mesmo nível, claro. E quando reconhecemo isso somos capazes de respeitar. E nunca vamos respeitar alguém sem considerar seu direito de ser e viver seu ser no seu círculo evolutivo. E se você se sentir em nível superior, lembre-se de que você já passou pelo inferior. E com certeza já cometeu os mesmos erros que tenta julgar nos que ainda estão no nível inferior.
Se for criticar, critique os que você sabe estarem no seu nível evolutivo. E como não devemos correr riscos fúteis, não critique. Porque na crítica você corre o risco de ajudar ou ofender. Pense nisso.
*[email protected] 99121-1460 ——————————–
ESPAÇO DO LEITORARRASTÃOMoradores do bairro União enviaram e-mail sobre a onda de violência: “Estamos solicitando das autoridades que seja intensificada a ronda ostensiva em nosso bairro, já que em menos de uma semana ocorreram dois arrastões por membros de galeras que residem na localidade. Com o apoio da Polícia Militar, será bem fácil conter esta onda de violência e punir, com rigor, estes delinquentes”.ARMAS“Não é um caso específico de Roraima o aumento pela procura por porte de armas. Na realidade, o País todo vive um clima de insegurança, em que existem poucas perspectivas para mudar a realidade dos jovens. Está faltando uma motivação nas escolas para ensinar a evitar o assédio dos criminosos que buscam na ociosidade dos jovens a porta de entrada para o crime. Ainda que errado, o melhor combate é enfrentar e intimidar o bandido com uma arma em puno”, opinou o servidor público Antônio Guimarães.ÁGUA Leitores comentaram a respeito de um surto de diarreia neste período de inverno: “É só começarem as fortes chuvas que a população começa a sentir, de imediato, inúmeros problemas digestivos com o consumo da água que é fornecida pela Caer. Nesta semana, todos da nossa família tiveram um surto de diarreia com dor no corpo. Ao buscarmos atendimento no posto de saúde próximo à nossa casa, localizada no bairro Pricumã, a médica falou que se trata de uma virose. Mas tenho percebido que a qualidade da água está estranha até mesmo para fazer as refeições”.BURACOSO internauta Emerson Silva enviou o seguinte e-mail: “Com a forte chuva que caiu durante todo o dia de segunda-feira, caí em dois grandes buracos localizados no bairro São Francisco, que ficaram encobertos pela chuva. Um é bem em frente à Igreja de São Francisco e os demais seguem pela Rua Rocha Leal, todos de grande proporção que chegam a causar estragos nos veículos. O maior prejudicado é quem realmente anda de moto neste período”.