Opinião

Opiniao 10166

Contagie

Afonso Rodrigues de Oliveira

“O bom humor é contagiante: espalhe-o. Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, com quem você encontrar. Não se lamente, ajude as outras pessoas a perceber o que há de bom dentro de si.” (Aristóteles Onassis)

A máscara no rosto já indica que somos negativistas. Não significa que elas, as máscaras, não são necessárias. O que elas indicam, é o quanto ainda não estamos preparados, para viver o mundo em que vivemos. Então vamos superar a crise e aprender como viver a próxima que, com certeza, virá um dia. Vamos nos prepararmos em nós mesmos. Para de ficar perdendo tempo com coisas que não merecem nosso tempo? Vamos viver a vida, preparados para os trancos que ela nos traz como lição de vida. Mantenha seu bom humor. Transmita-o para as outras pessoas, como uma lição de como devemos viver a vida. Você nunca irá ajudar as outras pessoas, lhes transmitindo momentos de pessimismo. Nada é mais edificante do que um sorriso sincero e acolhedor. Quando alguém se sente constrangido num sorriso é porque não está preparado para recebê-lo, independentemente do momento ou acontecimento. Seja sempre feliz estando sempre em condições de fazer as outras pessoas se sentirem feliz com sua presença. Já sabemos que a vida é um palco onde todos nós somos atores. É uma peça de teatro, sim. E nela tanto podemos ser atores dramáticos quanto humoristas sinceros. Faça sua escolha. Procure viver cada minuto do dia, hoje, preparando-se para o dia de amanhã. E seu comportamento, hoje, vai depender do que você quer e deseja para o futuro. E não nos esqueçamos de que o futuro é amanhã. E amanhã, hoje já será ontem. E é do ontem que desfrutamos hoje. E tudo vai depender do que você plantou, ontem para colher hoje.  Você se lembra da frase do Rui Barbosa: “Há os que plantam a alface para o prato de hoje, e os que plantam o carvalho para a sombra de amanhã.” O valor do carvalho e da alface depende de como o desfrutamos.  Não perca seu dia, hoje, com maus pensamentos nem desespero nos acontecimentos. Tudo que acontece na vida faz parte da vida. Vivemos num planeta em evolução, tanto física quanto racional. E ambas dependem da nossa evolução racional. E esta depende de cada um, no que pensa, faz, e desfruta. Cada um de nós é responsável pelo seu desenvolvimento. E por isso não devemos ficar presos no balaio de caranguejos, esperando que os outros façam por nós, o que nós mesmos devemos fazer. Você tem todo o poder de que necessita para vencer.  Seu bom humor é um artifício para sua evolução. Mas ele não vem de graça. Exige preparo no campo da racionalidade. E todos nós somos de origem racional. Pense nisso.

[email protected] 99121-1460

O Brasil volta as ruas e Rodrigo Maia veste terno de velcro

Por mais que a mídia ignore ou distorça os objetivos das manifestações espontâneas, o povo brasileiro voltou as ruas. Sinto que, a maioria dos que estão nestas manifestações, buscam fazer valer a vontade democrática de quem ainda sonha com um país melhor e não se renderá ao “sistema” que, vendo rachar seus calcanhares, reage tentando manter-se de pé e, como um carrapato, parasita os cofres públicos, para manter-se sugando o sangue do povo que, mesmo tardiamente, desperta e se levanta para exercer seu legítimo direito de manifestação.

Uma observação minimamente isenta e imparcial, e acima de tudo honesta e verdadeira, levará a conclusão de que a grande mídia brasileira, claramente cooptada pelo “sistema”, quando se vê obrigada a divulgar, busca desqualificar as manifestações como se motivadas contra a democracia e suas instituições. Preferindo generalizar fatos isolados e abertamente antidemocráticos, do que identificar e denunciar os sabotadores que os praticam, os quais, devem ser expurgados do movimento e responsabilizados judicialmente.

Esse cenário pode ser acertadamente ilustrado pela pintura de Jean-Léon Gérôme, “A verdade saindo do poço”, onde a mentira se apresenta com as roupas roubadas da verdade.

A meu ver, quem ataca e enfraquece a democracia são aqueles que pretendem a volta das mordomias com dinheiro público e o retorno da impunidade para livremente praticarem a corrupção.

Não é contra o STF e sim contra alguns de seus membros que insistem no ativismo judicial e tentam a todo custo o protagonismo nas questões políticas, opinando sobre temas não afeitos a suas atribuições nem ao comportamento esperado de um julgador, ou ainda, alimentando proximidades e amizades incestuosas com “autoridades” que estiveram ou deveriam estar na cadeia.

Quem enfraquece a democracia é quem trama, nos porões dos palácios contra a vontade popular expressada nas urnas, tentando de todas as formas destruir nossos sonhos de um Brasil mais justo e inclusivo, onde a democracia seja respeitada independente do resultado produzido.

Se as manifestações populares lhe incomodam, sugiro revisar suas convicções sobre democracia. A liberdade de expressão é certamente a maior expressão da liberdade, sua prática não é tolerada em países de regimes totalitários, e na democracia está umbilicalmente ligada a liberdade de manifestações não belicosas. Quando não pudermos mais nos expressar, rasgue a velha e ultrapassada Constituição, apague a luz, feche a porta e anuncie a vitória massacradora do “sistema”, passe a contemplar o império das ratazanas. Vamos às ruas, antes que seja tarde!            

Os recentes pronunciamentos do Presidente da República, amplamente defendidos nas manifestações legítimas e populares, ao denunciar as tramoias contra a democracia, lançou luz sobre o Presidente da Câmara dos Deputados, velho conhecido na Operação Lava Jato pela alcunha de Botafogo. “Botafogo Maia”, para realizar seu projeto de poder, tem sabotado o governo, inviabilizando qualquer iniciativa ou política pública que possa alavancar o desenvolvimento do país e assim ampliar o apoio popular a Bolsonaro.

Numa análise superficial, você verá inúmeras Medidas Provisórias editadas pelo governo caducarem por não terem sido votadas pelo parlamento, ou por Rodrigo Maia ter trabalhado para derrubá-las.

A intensão de Maia é derrubar o Governo e, com apoio do parlamento, se viabilizar para concorrer à Presidência da República em 2022, para isso terá que se reeleger para Presidência da Câmara. Porém, Bolsonaro, de tanto denunciar suas estratégias e tramoias, conseguiu fazer Botafogo Maia vestir um terno de velcro e assim, os malfeitos e ataques contra o país começam a grudar em Maia.

De tantos adesivos no seu terno de velcro, muitos parlamentares que antes o seguiam cegamente, começam a se afastar e já não é tão certa sua reeleição para Presidência da Câmara. Quem acompanha a política em Roraima, já viu essa estratégia ser executada com eficiência. Por aqui, quem usou o terno de velcro foi um velho senador com imensa influência política e criminal nas entranhas do Poder.

De tanto que seus opositores denunciaram suas artimanhas, elas começaram a grudar e enfraquece-lo, minando suas forças até a derrota nas urnas. Hoje, até suspensão temporária ou programada de energia elétrica gruda em seu terno.

Meu partido é o Brasil e a democracia é um valor inalienável, por isso, não tenho alternativas a não ser torcer pela prevalência da democracia, apoiando às manifestações populares e para que o governo conduza o pais para dias melhores, mesmo que isso represente o afastamento daqueles que tramam contra a democracia e o país e, desta forma, estão enfraquecendo as instituições e destruindo nossas esperanças.  

   

Luis Cláudio de Jesus Silva, professor universitário, Doutor em Adminis
tração. www.professorluisclaudio.com.br