A PRODUÇÃO DE SERINGAS NO COMBATE A COVID-19
Douglas Soares Agostinho*
Dayse Mendes*
Jéssika Alvares Coppi Arruda Gayer*
De acordo com o IBGE, por meio de estimativas da população brasileira em seus 5.770 municípios, tendo como data de referência o dia 01/07/2020, o Brasil chegou a 211,8 milhões de habitantes. Em pronunciamento no dia 08/12/2020, no Palácio do Planalto, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reiterou que todos os brasileiros que desejarem, serão imunizados contra a covid-19.
A maioria das vacinas em desenvolvimento são ministradas em duas doses, ou seja, para atingir 100% da população brasileira, conforme a afirmação do ministro, seria necessária a compra de aproximadamente 423 milhões de doses. O governo afirmou, na data de 11/12/2020, ter garantido a compra de 372,9 milhões de doses, isto é, um número de doses abaixo do necessário para a imunização de toda a população. Esse, porém, não é o maior problema para o enfrentamento da situação, uma vez que as doses iniciais devem imunizar os grupos de risco, tais como idosos, trabalhadores da área da saúde e indígenas.
Em relação às vacinas em fases finais de testes, logo após a aprovação e fabricação em grande escala, essas deverão ser mantidas em câmaras frias, durante estocagem e transporte para poder manter suas características, além disso, devem ter a sua fabricação aumentada para suprir a necessidade global, o que pode vir a se tornar uma das dificuldades para a imunização no país.
No entanto, o maior problema encontrado até o momento, na verdade, é a capacidade de produção de seringas e agulhas, para possibilitar a aplicação das doses da vacina. No Brasil, existem hoje quatro fabricantes de seringas, são elas a Becton, Dickinson and Company (BD), a SR Seringas e a Injex Indústrias Cirúrgicas, e apenas uma de agulhas, a BD. A capacidade de produção atual de seringas é de 50 milhões em 5 meses (média de 10 milhões/mês) e é sabido que essas empresas estão se preparando para o aumento de demanda.
Utilizando como exemplo a fabricação de seringas, as empresas produtoras precisarão rever sua capacidade interna, layout, mão de obra, entre outros recursos produtivos. Muitas vezes bastará aumentar um turno de trabalho, porém pode haver a necessidade de se investir em equipamentos novos, aumentar área de estocagem, promover treinamento.
Como é possível perceber, todas essas decisões são difíceis e devem ser tomadas visando a melhor estratégia para as empresas, pois, causam impacto em toda a cadeia de suprimentos, inclusive, no âmbito competitivo. Ainda, a análise do fornecimento em quantidades necessárias de seringas e agulhas para atender a população vai além da capacidade de cada fornecedor, pois envolve toda uma cadeia de suprimentos que se inicia no fornecedor primário até o cliente final, como é possível observar na figura.
Esse tipo de demanda é sazonal. Isso significa que não deverá se repetir nos próximos anos e, com isso, as ações de aumento de capacidade produtiva devem ser muito bem avaliadas pelas áreas de Engenharia de Produção dessas empresas, para que não haja desperdícios ou custos desnecessários. Toda essa situação mostra a importante colaboração dessa área nas tomadas de decisão das empresas. Qualquer inconsistência pode levar a não se atingir os resultados desejados, em especial no que diz respeito ao combate à covid-19.
Autores:
Douglas Soares Agostinho é coordenador do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Internacional Uninter.
Dayse Mendes é professora do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Internacional Uninter.
Jéssika Alvares Coppi Arruda Gayer é professora do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Internacional Uninter.
JOIAS E ANÉIS PODEM ESCONDER MICRORGANISMOS
Rita Modesto*
Muita gente imagina que usar o álcool gel é um cuidado que surgiu só agora com a pandemia do Covid-19. Lego engano, manter as mãos limpas é uma maneira simples e eficaz de prevenir várias doenças e infecções como diarreia, viroses respiratórias, conjuntivite, gripe convencional e H1N1, entre outras enfermidades.
A Organização Mundial de Saúde afirma que lavar bem as mãos com água e sabão, associado com o uso do álcool em gel, é uma ação isolada considerada super eficaz para reduzir infecções. Isso porque usamos as mãos praticamente para tudo o que fazemos e a pele é um reservatório de diversos microrganismos. Um cuidado a mais que se deve adotar ao higienizar as mãos com álcool em gel Seption-Free, por exemplo, é retirar joias, como anéis, porque, frequentemente, sob esses objetos, acumulam-se microrganismos.
As mãos são um veículo eficiente para a transmissão de infecções e bactérias e podem ser contaminadas pelo contato com superfícies como maçanetas, objetos compartilhados, como dinheiro e máquinas de cartão. Por meio do contato direto (pele com pele) ou indireto (toque em objetos e superfícies contaminadas), esses microrganismos podem se transferir de uma superfície para outra.
É importante passar o álcool em gel sem pressa, em torno de 20 e 30 segundos. Deve-se colocar uma quantidade suficiente em uma mão em forma de concha, de maneira a cobrir toda a superfície das mãos, friccioná-las bem e espalhar o álcool em gel entre os dedos e polegar, nas pontas dos dedos e embaixo das unhas. No final desse processo, deixá-las úmidas.
Recomenda-se adquirir álcool em gel somente de fontes seguras e verificar se o produto tem registro na Anvisa. Quando o produto tem o número de processo da Anvisa impresso no rótulo significa que tem comprovação de eficácia, segurança e foi fabricado por indústria que atende às leis e legislações vigentes para a Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos. O controle de qualidade envolve todo o processo produtivo, as matérias-primas utilizadas e as embalagens. O álcool em gel só será eficaz no combate contra vírus e bactérias se estiver em conformidade com as especificações técnicas (ativo álcool 70%).
Uma das boas opções no mercado para quem precisa ter álcool em gel sempre às mãos é o Seption-Free pocket de 60 ml, que contém agentes emolientes que deixam as mãos mais macias e hidratadas. Produzido pela Greenwood, que atua há mais de 50 anos no mercado, o produto é super prático, de fácil aplicação e não é pegajoso. Está disponível nas versões Crystal (sem perfume) e suavemente perfumada Flor de Cerejeira. Pode ser encontrado na loja virtual www.fioruccioficial.com.br, além de várias perfumarias e drogarias de lojas de departamento de todo Brasil.
* Responsável Técnica da Greenwood
SEMPRE É TEMPO DE RECOMEÇAR
*Dolane Patricia
Neste momento tão especial é oportuno falar sobre uma música que se chama “FRASE ANTIGA”. Essa música é da autoria de Pedro Valença, criador do grupo Vocal Livre de São Paulo.
Trata-se de uma frase do salmista Davi reproduzida por muitos em todos os lugares do mundo: “Entrega seu caminho ao Senhor, confiai nEle e o mais Ele fará.” Salmo 37:5
A música questiona o fato dessa frase ser antiga, mas que no entanto, o tempo não foi capaz de apagar os seus efeitos e que apesar de tantas vezes ser repetida, revela muitas respostas.
Então, fala de uma noite em que o tempo passa bem devagar, mas que mesmo assim, ainda existe a esperança que o sol nasça e acabe com a dor e que muitas perguntas são feitas nesse mo
mento, sem saber se alguém pode realmente respondê-las.
Questiona o fato de muitas pessoas acreditarem que o tempo pode curar qualquer ferida, mas quanto tempo? Porque muitos se cansam de esperar. É nesse momento que a música fala que a frase antiga traz muitas respostas.
A música recorda que o tempo é precioso, mais do que qualquer conquista e que esse tempo tem muito pra ensinar. E fala da frase como uma verdade antiga, mas que se for real nossa vida, vai devolver a paz e que se aprendermos com essa frase apesar de tão antiga, será possível então, mesmo em meio a dor, ser feliz!
Afinal, para deixarmos que Ele, Deus, faça as coisas da forma como achar melhor, é preciso confiar de verdade e se entregar. Talvez essa seja a mensagem mais forte da música, pois adverte que quando bater no coração a dor mais forte, vai ser necessário lembrar que Deus em sua essência é amor!
A frase é realmente uma verdade antiga, mas que não deixou de fazer sentido e nem de ser uma ótima frase para rememorar a cada dia do novo ano. Se confiarmos em Deus e entregarmos o novo ano aos seus cuidados, podemos acreditar que Ele fará tudo que for melhor para nós, ainda que não entendamos os meios que Ele é capaz de utilizar.
Em um ano que muitas empresas foram obrigadas a fechar as suas portas e todos foram obrigados a usar máscaras, é tempo de refletir no fato de que 2121 poderá ser um ano de recomeços para muitos.
Do dia para noite a vidas de todos mudou de alguma forma, no entanto, as músicas sempre falam aos nossos corações de alguma forma e nos fazem meditar, mesmo depois de uma pandemia, ou no meio dela, dada a ameaça de uma segunda onda.
Assim, “A vida é pra quem sabe viver, então procure aprender a arte, pra quando apanhar não se abater…” (sic) É o que diz a letra de outra canção que se chama Clareou.
“Levante a cabeça, amigo, o ano não foi tão ruim, pra tudo tem um jeito e se não teve jeito, ainda não chegou ao fim.” (sic)
“Pode a dor uma noite durar, mas um novo dia sempre vai raiar” E quando menos esperar…clareou!”
Um novo dia sempre vai raiar, um novo ano sempre vai chegar e com ele a esperança de dias melhores, de amizades mais sinceras e dias ainda mais prósperos.
Agradeça, olhe ao seu redor e veja o quanto tem a agradecer e o quanto ainda pode recomeçar porque você crer em um Deus que é especialista em recomeços.
Você pode estar no fundo do poço jogado pelos próprios irmãos, ou numa cova de leões em consequência da traição de amigos que julgavam ser sinceros, mas que se revelou na verdade apenas como as mais ingratas das pessoas.
Mas saiba que tudo passar e sempre é tempo de recomeçar e em 2121, você terá dias melhores e amigos verdadeiramente sinceros. Você encontrar mais prosperidade porque se tornou uma pessoa mais experiente.
Por isso, Se você cultiva bons sentimentos em seu coração, sempre será possível recomeçar com uma boa dose de dignidade, pois, recomeçar é mais difícil que começar, pois requer a coragem do início e a superação do fracasso!
“Assim, não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar…”
Feliz 2121!
*Advogada, juíza Arbitral, escritora, Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, pós graduada em Direito Processual Civil, Pós Graduada em Direito de Família, pós graduanda em Direito Empresarial, Neuromarketing e Branding. Personalidade Brasileira e Personalidade da Amazônia.