Opinião

Opiniao 12 01 2016 1912

O último olhar – Walber Aguiar* e Ronam Pacheco de Carvalho**

Mata a saudade no peito, driblando a emoção. Moacir Franco

Era o dia 8 de janeiro. Mal raiara o ano de 2016, o grande craque dos olhos, vira-se privado de repente do brilho, da grandeza, da essência vital que o mantivera de pé, combatendo o bom combate do existir.

Um janeiro menor, mais reduzido. Afinal, partira o grande guerreiro tricolor, o homem que aprendera a ver a vida sob a ótica da coragem, da paz e da esperança. Sim, Romualdo, o grande médico oftalmologista, era pequeno, franzino, simples, mas carregava consigo a chama dos grandes, a honestidade dos éticos, a generosidade do serviço ao próximo.

Ainda recordo daquele gol de barriga em pleno Maracanã, quando Romualdo parecia estar dentro de campo, tamanha a emoção, o enlevo, o entusiasmo juvenil que o invadia naquele FlaxFlu de tanto brilho e glória. Naquela guerra de Renato Gaúcho e toda a massa das três cores que traduzem tradição.

Ronam, amigo de Romualdo; outro médico, outro guerreiro tricolor, outro ser humano cheio de vida e intrepidez na hora de manter o julgamento de Hipócrates e de torcer pelo time que carrega o sagrado manto tricolor; o manto que transmite a paz, a esperança e o vigor demonstrados nas grades decisões, quando a torcida clama pela bênção de João de Deus, o papa tricolor.

Romualdo deixa um vazio, um vácuo no hospital, nas ruas e na vida de todos nós, que entendíamos a fragilidade, a sensibilidade e o seu amor pela família e pela camisa do fluminense, o time de coração, das grandes conquistas, das fases tristes, do tempo de glória da máquina tricolor, de Rivelino, Edinho, Gilmar e tantos outros.

Parte um guerreiro. Mas não vai assim sem homenagem, sem discurso, sem a devida consideração a todos aqueles que souberam viver com galhardia, amor e dignidade.

Descanse em paz amigo. Ainda vou lembrar daquele dia em que fui mais que um paciente. Afinal, você me olhou como gente, como poeta, como amigo.

Um dia adentraremos o inevitável Estádio de Glória, o grande Maracanã do infinito. Aí, com a camisa tricolor, celebraremos a vitória e a grandeza da eternidade…

*Advogado, poeta, professor de filosofia, historiador e membro da Academia Roraimense de Letras. [email protected]* Médico e tricolor

———————————————-

A Bíblia não tem contradições – Marlene de Andrade*

A Bíblia foi escrita e inspirada por Deus e não tem contradições. Esse livro é totalmente atualizado e jamais precisou ser revisado. Por ser verdadeira, a Bíblia tem resistido às críticas de inúmeros céticos, agnósticos e ateus por todos esses séculos, e por isso é o Livro mais lido em todo este mundo.

É verdade que existem pontos, nesse precioso Livro, difíceis de entender, mas para quase todas as passagens bíblicas polêmicas, existem respostas. Acredito profundamente na veracidade da Bíblia, mas cada vez que encontro respostas em determinados assuntos bíblicos e que passo a entendê-los melhor, vibro de alegria.

Claro que vão ter certas passagens na Bíblia que realmente não têm explicações como, por exemplo, entender que Deus criou o mundo somente com a Sua Palavra e que Ele é Onipresente, Onisciente e Onipotente. Nossas cabeças limitadas não conseguem compreender essas características de Deus, assim sendo, há passagens que temos que crer pela fé, mas se pensarmos bem, também não conseguimos explicar o maravilhoso milagre que é o corpo humano e, no entanto, ele existe e é real. E o que falar do universo? Dá para entender essa complexidade como passou a existir? É evidente que Deus está por trás de toda essa criação.

Devemos buscar respostas para todo aquele que questiona a Palavra de Deus, estudando-a com afinco, diariamente. Ora, se um ateu nos questionar como explicar a gestação virginal de Maria, mãe de Jesus e lhe dissermos que isso tem explicação, claro que ele não acreditará. No entanto, há relatos de que outras mulheres já deram à luz dessa mesma forma e esse fenômeno se chama partenogênese. Assim sendo, o milagre de Jesus vir ao mundo dessa maneira já ocorreu em outras mulheres. Algumas cobras, lagartos e certas espécies de abelhas também podem procriar desse modo.

E Jonas ser engolido por um cachalote, ou seja, uma grande baleia, sem ter morrido? Hoje há relatos de que mais pessoas foram engolidas por esse tipo de peixe e que passaram mais de um dia na barriga deles e que de lá saíram vivos. Sendo assim, como não crer na Bíblia?

Descortinar cada vez mais a Palavra de Deus, buscando provas acerca da mesma, é atitude válida. Nesse contexto há que se entender que a Bíblia é tão profunda e complexa, que a cada resposta que tenhamos acerca dela, mais teremos que nos aprofundar nesse estudo. Portanto, estudar a Bíblia de forma apologética é totalmente correto e isso nos aproxima mais de Deus fortalecendo cada vez mais a nossa vida espiritual.

“Santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós…” (1ª Pe 3: 15-16).

*Especialista em Medicina do Trabalho/ANAMThttps://www.facebook.com/marlene.de.andrade47

————————————————–

Recebendo o que doou – Afonso Rodrigues de Oliveira*

“A luz não vem ao mundo para zombar das trevas, mas para iluminá-las”. (A. C. Jesus)

Se tiver dúvida é melhor não arriscar. O segredo para acertar é não alimentar a dúvida. Isso já é mais do que lógico. O problema é que nem sempre somos dados à lógica. Na verdade, confundimos muito as coisas, pensando que estamos agindo dentro da lógica. Ninguém se considera ilógico. Isso faz com que toda pessoa lógica pareça estranha aos que não se tocam muito para o lógico.

E é lógico que você vai acabar pirando, se ficar tentando entender isso. Então vamos sair da lógica e esclarecer isso, miudinho. Quantas pessoas, você conhece que tentou alguma coisa na vida, cheio de convicção, e acabou fracassando? A justificativa que todos dão é praticamente a mesma: “Bem que tinha um grilinho aqui dentro me dizendo pra eu ter cuidado”. Já ouviu isso alguma vez? Já. Todo mundo que fracassou em alguma tentativa já se justificou com o grilinho que os mais sofisticados chamam de um relezinho.

Então tome cuidado. Mas se você for uma pessoa normal, e tenho certeza que é, vai se inclinar a dar mais ouvido ao grilinho. E ele vai crescendo, crescendo, e se transformando em dúvida. E é aí que você dança. Uma vez transformado em dúvida ele está tão poderoso que, não tenha dúvida, vai levar você para o brejo. Quando você duvida de alguma coisa, você está duvidando de você mesmo. Nada, nem ninguém, é maior, melhor, superior, nem inferior a você. Logo, você não tem por que duvidar de você mesmo. As pessoas que acreditam nelas mesmas não alimentam grilinhos ou quaisquer outros tipos de fantasmas do medo. Quando estiver duvidando de alguma coisa ou de sua capacidade, pergunte-se: “Eu sou um ser humano ou um saco de batatas”?

Você está sempre afirmando que seus filhos são a coisa mais importante do mundo, para você. Mas o que você está fazendo por eles? Tudo! É o que você e todos respondem. Mas é bom que você acredite, também, que isso não basta. Isso todos fazemos. Até mesmo os que não conseguem o sucesso. Não basta você se matar de trabalhar em prol de sua família. Ela lhe agradecerá muito mais se você trabalhar menos, mas racionalmente, e tiver um pouco mais de tempo para ela. Mas veja bem, o tempo que você passa com sua família é importante demais, para ser desperdiçado. Ele é, com certeza, o tempo mais importante. Mais importante até do que o tempo que você passa trabalhando.

Sua dedicação fará de sua família a coisa mais importante de sua vida. Sua dedicação, com sua presença, é importante para eles, que lhe trarão como gratidão, o amor e atenção que você lhes deu. Pense nisso.

*[email protected] 99121-1460

—————————————————

ESPAÇO DO LEITOR

INSALUBRIDADE Servidores da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr) enviaram e-mail afirmando que não estão recebendo o adicional de insalubridade. “Não estão pagando insalubridade desde março de 2015 para os funcionários concursados. Mas os diretores e gerentes que não são da Aderr estão recebendo para ficarem no ar-condicionado e ganhando salários que chegam a R$ 14.000.00. Fica a dica para a governadora tomar providências. Isso é um absurdo”, afirma a denúncia.

INVASÃO“Sou morador do Bom intento. Centenas de pessoas estão acampadas na margem do Rio Branco, na fundiária dos lotes da Polícia Militar. Estão demarcando lotes de terras por conta própria, se apropriando indevidamente de terras públicas. Também estão invadindo nas margens do igarapé Água Boa. A situação está ficando sem controle, colocando em risco até mesmo as chácaras já legalmente ocupadas”, comentou um morador da região que pediu para não ser identificado.

ENERGIAOs moradores da Cidade Santa Cecília, no Município do Cantá, comemoraram a interligação da rede que abastece a cidade à Subestação do Distrito Industrial, em Boa Vista. “Antes, funcionava da seguinte maneira: uma parte das residências era abastecida pela rede que vai para o Bonfim e outra pela rede elétrica do Cantá, o que representava transtornos frequentes por conta das quedas e falta de energia. Por conta desse problema, muitos moradores tiveram prejuízos com eletrodomésticos queimados. Porém, com as constantes denúncias e cobranças dos moradores junto à Companhia Energética de Roraima (CERR) e aos veículos de comunicação, o problema parece que está resolvido. Santa Cecília agora está interligada à subestação do Distrito Industrial Governador Aquilino Mota”, comentou Vânia Coelho, presidente da Associação de Moradores e Amigos de Santa Cecília.