O SUS é direito de todos – Marlene de Andrade*A Agência Nacional de Saúde (ANS) exige que os planos de saúde reembolsem o Sistema Único de Saúde/SUS quando os usuários desses planos privados buscam os serviços públicos do referido SUS. A ANS identifica todos os pacientes atendidos pelo SUS e cruza essas informações com o banco de dados de cadastro dos usuários de planos de saúde. Sendo assim, essa agência notifica a operadora de saúde privada sobre os recursos que devem ser ressarcidos e se o pagamento não for realizado, a operadora é inscrita na dívida ativa.
O SUS é incapaz de atender todas as demandas de saúde de nosso povo. Além do mais, os brasileiros, mesmo que tenham planos de saúde, possuem todo o direito de ser atendidos pelo SUS. Nós brasileiros, pagamos impostos altíssimos e por isso, tenhamos ou não, plano de saúde, temos todo o direito de ser atendidos nas unidades de saúde públicas.
A ANS consegue identificar os beneficiários de planos de saúde que utilizam o SUS e por isso ela manda a conta para que as operadoras de saúde a reembolse pelo referido atendimento pelo SUS. Ela afirma que esse valor vai para o Fundo Nacional de Saúde (FNS) investir nas ações de saúde pública. Então por que o SUS está tão sucateado e falido? Esse sistema é mesmo muito “espertinho”!
Essa cobrança deveria ser considerada, penso eu, inconstitucional, pois o Art. 196 da Constituição Federal/CF afirma: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”
Como se vê, a assistência de saúde, no Brasil, é universal, mas como ela deixa a desejar, algumas pessoas se esforçam para pagar um plano de saúde. Porém, a ANS não pode cobrar dos planos particulares de saúde nem um centavo sequer, pois seu atendimento é muito precário.
E o pior é que a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), tem a coragem de alegar que beneficiários de planos de saúde sobrecarregam a rede pública. Que absurdo, pois antes do brasileiro ser beneficiado por um plano de saúde, ele possui direito de ser assistido pelo SUS de forma adequada e muito bem e não ser tratado como se um usurpador fosse do erário. Portanto, o povo brasileiro tem direito ao tratamento pelo SUS, sim, independentemente de ter feito ou não, plano de saúde privado. Além do mais, a CF afirma: “A saúde é direito de todos e dever do Estado…”. Sendo assim, ANS não pode cobrar dos planos de saúde privado os atendimentos que são realizados no SUS.
Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça. (Provérbios 29: 2).
*Especialista em Medicina do Trabalho/ANAMThttps://www.facebook.com/marlene.de.andrade47——————————–Maria vai com as outras – Valdir Fachini*Se a Fulana dizia que gostava do amarelo, então ela lembrava de milhões de adjetivos pra cor amarela, é uma cor viva, alegre, segundo a filosofia japonesa é a cor da fortuna, a cor que ela mais gostava;
Se a Sicrana foi pra Bariloche, então é pra la que ela iria, mesmo detestando o frio, sem nunca ter visto neve, a coisa que ela mais gostava era esquiar.
Estou falando da Godofreda, moça bonita, cheia de sonhos, cabelos loiros, cabeça nas nuvens, tinha lindas pernas, mas não tinha os pés no chão, tinha olhos azuis e miolo mole, nariz arrebitado e minhoca na cabeça, tinha tudo que causava inveja às outras moças da sua idade e ao seu redor, tinha um marido que dava o sangue por ela, mesmo assim não conseguia ser feliz, faltava alguma coisa.
Um dia, uma amiga (muito amiga) disse que tinha se cansado da monótona vida a dois e tinha se separado do marido, porquê ela não fazia o mesmo? Naquela mesma noite ela comunicou ao Astrogildo a sua decisão.
Ele quase entrou em óbito, não esperava por isso, mas conhecendo as paranoias da esposa, simplesmente aceitou, achou até que era melhor pra ele, afinal já estava de saco cheio das vontades estapafúrdias.
Ela foi, dois dias depois voltou, a amiga tinha voltado também.
Não muito tempo depois, outra amiga, uma lambisgoia pervertida, arrumou um amante, um garotão ainda cheirando o leite das tetas da mãe, Ela não podia ficar pra trás, descolou também um rapazote, que nem sabia fazer amor direito e ainda jogava bolinha de gude no meio da rua.
Isso também durou pouco, porquê apareceu a Beltrana dizendo que a melhor coisa do mundo era a liberdade, que ela tinha se libertado de tudo, marido, casa, carro, conta no banco, jóias, agora sim ela tinha encontrado a felicidade.
Não deu outra, Godofreda fez o mesmo, pediu divórcio, abriu mão de tudo de papel passado, até pensão ela não quis.
E foi ela então em busca de ser feliz, trabalhou de doméstica.. .doméstica, ela era doméstica, sem carteira assinada, só caia em cilada….Dusek…..passou a andar de ônibus, teve que pagar aluguel em um cômodo de fundos, sem reboque, telhado de brasilit (um barraco) o importante era ser feliz, mas não foi.
Ao contrário do ex, que a cada dia estava melhor, esbanjando felicidade.
Dai, né! Ela acordou pra vida e acabou descobrindo a verdade.
A Beltrana e o Astrogildo armaram uma arapuca e ela caiu igual um patinho….vai na conversa dos outros, vai.
*[email protected]—————————————
Cuide do jardim – Afonso Rodrigues de Oliveira*“O segredo não e correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você”. (Mário Quintana)Numa terça feira bonita, nada é mais justo do que bater um papo com uma garota bonita. E uma garota é bonita, independentemente de sua idade, classe social, cor ou o que quer que seja. O segredo na sua beleza está em você. Não adianta ficar correndo atrás da beleza externa na sua aparência física. Sua beleza está no seu interior. O segredo está em como você se sente no que você é. Nada é mais indicador de sua beleza, do que seu sorriso. E a beleza do seu sorriso está na sua felicidade. E você nunca será uma pessoa feliz se não se amar. Ame-se, ame e acredite na sua superioridade. Não perca seu tempo correndo atrás das borboletas. Apenas cuide do seu jardim. As borboletas estarão sempre presentes. Brinque com elas.
Onde fica seu jardim? Ele pode estar onde você estiver. A beleza na presença das borboletas pode estar onde você quiser vê-las. Seu mundo é seu jardim. A beleza nele vai depender da importância que você lhe dá. Quando você perde tempo com coisas e acontecimentos desagradáveis à sua volta, as borboletas voam, sem nem mesmo você perceber. Até mesmo quando você está cuidando do seu jardim natural, pode até nem estar vendo a borboleta. Talvez você esteja perdendo tempo pensando negativamente, enquanto cata ervas daninhas.
Não sabemos, nem podemos saber, como você está se sentindo neste momento. Mas isso não importa. O mais importante é que você reflita sobre o momento que está vivendo. Se estiver se sentindo feliz, ótimo. Aproveite e brinque com as borboletas que estão brincando dentro de sua alma. Porque é assim que nos sentimos felizes. É quando sabemos que tudo o que acontece nas nossas vidas faz parte da vida. E se é assim, por que desperdiçar a vida com o desagradável? Nunca perca tempo olhando para o bico dos sapatos. Ninguém é capaz de se sentir infeliz olhando para o céu. É nele que você encontra a felicidade, na sua cor azul, mesmo sabendo que ele nem é céu nem é azul.
Quando alguém enganar você, lembre-se de que foi você que se enganou. Então o erro está em você e não em quem provocou a mágoa. Mire-se no seu espelho interior e prometa-se que nunca mais será tão frágil a ponto de se deixar enganar. Quando nos amamos nada tem o poder de nos tornar infeliz. Todo o poder de que necessitamos para vencer, está em nós mesmos. E você não é diferente dos superiores. Todo seu poder está na sua crença em você mesma. E toda crença baseia-se no amor. E lembre-se de que só há um amor: o amor verdadeiro. Pense nisso.
*[email protected] 99121-1460