Opinião

Opiniao 12463

QUEBRANDO O SILÊNCIO  Dolane Patrícia

De todas as campanhas da Igreja Adventista, Quebrando o Silêncio, é a mais fascinante!

A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. Este é o “Dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem carreata, fóruns, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul em todas as igrejas Adventistas do 7o Dia.

A cada ano um tema é escolhido para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas.

O foco do projeto Quebrando o Silêncio é promover a paz para um mundo melhor por meio da distribuição desses panfletos, revistas e palestras, formando um padrão cultural de que a violência é inaceitável em quaisquer formas.

No que tange a violência doméstica a prevenção começa na infância. Ensinar crianças a falar sobre suas emoções previne que ela use da violência para demonstrar sentimento.

Na verdade precisamos alertar as pessoas sobre toda e qualquer espécie de violência.

Você também pode fazer a diferença, abrindo caminho para a superação, ajudar uma pessoa vítima da violência a dar a volta por cima. O primeiro passo é quebrar o silêncio, procurar ajuda, instituições como o Chame, o juizado da violência doméstica, defensoria pública,  delegacia da mulher, dentre outras.

Precisa haver uma conscientização geral, uma mobilização da sociedade. E mais do que tudo, está na hora de quebrar o silêncio, falar sobre o tema e incentivar as pessoas a buscar ajuda. É preciso conscientizar que só é amor quando há companheirismo e respeito. Quebre o silencio e denuncie toda e qualquer espécie de violência e dê apoio emocional  a vítima, pois, a vida é como um livro, cada dia uma página, a cada hora um novo texto. 

Cada novo dia, é como uma página em branco e você pode ajudar as vítimas de todas as espécie de  violência a escrever  nas páginas da sua vida,  pois a vida é como uma caneta ambulante que pode escrever sua própria história, sempre guiada e inspirada por Deus e a campanha Quebrando o Silêncio veio para fazer essa historia valer a pena!

*Advogada, juíza arbitral, palestrante, coach, escritora, apresentadora de TV, Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Personalidade da Amazônia e Brasileira. Pós graduada em Direito Processual Civil e Direito de Família, Pós Graduanda em Direito Empresarial e Neurociência. Instagram: dradolane_patricia. #dolanepatricia. Aplicativo Dolane Patricia

Alta do milho: quais alternativas para otimizar o uso na nutrição animal?

Custo elevado do grão possibilita novas estratégias para otimizar a alimentação dos animais

Por: Letícia de Souza Santos

O milho tem sido o principal ingrediente para fornecimento de energia a bovinos em fase de terminação, pela alta concentração de amido em sua estrutura. Com a alta no preço desta matéria-prima, porém, aproveitá-la da melhor forma é uma das alternativas para otimizar a dieta fornecida aos animais, garantir melhor eficiência alimentar e resultados positivos para o negócio.

O aumento na digestibilidade ruminal do amido presente no grão de milho é responsável pela melhoria no desempenho de bovinos de corte, em virtude do aumento do aporte energético para o animal e do aumento da produção de proteína microbiana.

As condições tropicais típicas do nosso país impõem limitações para produtividade de milho de endosperma macio, do tipo Farináceo, que naturalmente possui maior digestibilidade. Alguns processamentos nos grãos de milho agem na matriz proteica citada acima, deixando o amido mais disponível aos microrganismos do rúmen bovino. Os mais comuns no Brasil são: ensilagem de grão úmido, ensilagem de grão reidratado e ensilagem de espiga de milho (Snaplage).

Silagem de grão úmido

Este processo consiste em uma colhedora que retira os grãos de milho da espiga da planta quando eles atingem 30 a 35% de umidade. Os grãos são levados ao moinho e, então, são processados e colocados dentro do silo para sofrerem fermentação.

Além da vantagem de aumentar a taxa de degradação do milho, essa silagem também permite a antecipação da retirada da cultura da área plantada em aproximadamente 30 dias (dependendo da região e das condições climáticas), um novo plantio de milho ou outras culturas e o custo reduzido por dispensar a aquisição de maquinário de elevado.

Silagem de milho reidratado ou reconstituído

A pequena janela de colheita entre 30 e 35% de umidade do grão adotada na silagem de grão úmido pode dificultar sua utilização, por mais que ela apresente resultados consolidados. Diante disso, a reidratação ou reconstituição dos grãos de milho com água pode ser uma alternativa para o produtor.

O processo de silagem de milho reidratado consiste em adicionar água aos grãos colhidos com 14 a 15% de umidade para chegarem a 30 a 35% de umidade. Eles, então, são direcionados aos moinhos com presença de peneiras e acondicionados no silo para o início do processo fermentativo.

Silagem de espiga de milho (Snaplage)

O processo de ensilagem da espiga do milho consiste, basicamente, na colheita dos grãos no ponto de milho grão úmido, com a presença do sabugo e da palha. A umidade dos grãos pode ser a mesma do milho grão úmido ou levemente mais seca, pois o sabugo é capaz de fornecer incremento em umidade para o total.

A utilização da snaplage em dietas de confinamento tem a vantagem de que, além do amido mais disponível ao bovino, há o fornecimento de fibra proveniente da palha. Esse tipo de silagem pode até ser incluído como 100% de fonte de energia e fibra na dieta.

Vantagens no processamento de grãos

Observa-se em 2021 uma elevação expressiva nos custos de produção para bovinos, sobretudo para bovinos confinados, uma vez que a alta no preço dos grãos influencia diretamente o custo da arroba produzida. Por isso, é possível utilizar o processamento de grãos como alternativa em dietas de bovinos confinados, uma vez que a parte energética da dieta tem grande influência tanto nos custos quanto no desempenho animal. Dessa forma, tornar a nutrição mais eficiente é sinal de melhor resultado financeiro.

É importante lembrar que a dieta do confinamento precisa ser balanceada com fontes de fibra, proteína, energia, microminerais e aditivos.

A Minerthal possui um time preparado para ajudar a encontrar soluções que possam agregar na formulação da dieta de confinamento e fornecer apoio técnico. Além disso, também contamos com uma linha completa de núcleos para confinamento.

Letícia de Souza Santos – zootecnista, Responsável Técnica da Minerthal.

< p style="text-align:center"> Voando na crise

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Bendita crise que sacudiu o mundo e a minha vida” (Mirna Grzich)

Todos os erros trazem ensinamentos. O grande problema é que ainda não aprendemos a aprender com eles. Sempre nos consideramos coitados, por não termos sido mais espertos. E assim somos com as crises. Elas chegam, nos machucam, judiam e vão embora. Fantasiam-se e volta com aparências de monstros, quando na realidade já estiveram entre nós. E se isso está lhe parecendo fantasia, cuide-se.

Estamos no século vinte e um, da era cristã. E poucos sabem das pandemias que os de antes de Cristo já viveram. Viveram e não aprenderam com elas. Não sei como deve ter se comportado, os grandes pensadores de antes de Cristo, quando perceberam que não eram entendidos. E é assim que iremos caminhando mundo afora, sem entendermos a nós mesmos. 

Mas acredito que a atual pandemia tenha trazido mais esclarecimentos, mesmo que tenha sido em número ínfimo. Mas já compomos um grupo relativamente grande, dos que estão mais atentos. Mas ainda temos muito caminho a percorrer, no mundo do conhecimento. Ainda precisamos conhecermos o que somos, no que somos. O poder que temos dentro de nós, para enfrentar as crises, sem nos rendermos ao desastre. Ainda preferimos sair por aí procurando ajuda quando ela está dentro de nós mesmos. 

Comece a entender o poder do seu subconsciente. É nele que você vai encontrar as soluções de que precisa para resolver os problemas, sem a ajuda de quem quer que seja. Quando nos conhecemos não deixamos de procurar ajudas. Mas elas virão como apoio, e não como orientação. Sua saúde está na sua mente. Tudo depende de como você pensa. Porque se você ficar o tempo todo pensando em doenças, você já é um doente ou uma doente. Você já faz parte da maioria dos que estão nas filas dos prontos-socorros. Muitos estão ali tentando descobrir uma doença. E o médico, muitas vezes fica sem saber o que fazer. Quando o seu médico está na sua mente, evitando que a doença tome conta de você.

Mantenha sua mente sadia. Mantenha-a nos seus pensamentos positivos, para que você possa conversar com seu subconsciente. Porque só quando você estiver com uma mente sã, conseguirá conversar com seu subconsciente. E é ele que vai resolver seus problemas, gratuitamente. E a tarefa é muito simples, embora seja muito difícil. E é a dificuldade que exige de você, uma concentração séria no seu poder, como um ser de origem racional. Porque é o que todos nós somos, e não sabemos que somos. E só saberemos quando nos conscientizarmos do valor que temos dentro de nós, na nossa mente. Reflita sobre isso e leve o assunto a sério. Pense nisso.

[email protected] 99121-1460