HÉRNIA DE DISCO
Marlene de Andrade
“Se você for sábio, o benefício será seu” (Provérbios 9:12 a)
A coluna vertebral se divide em cinco partes: cervical (pescoço); torácica; lombar; sacral e coccigea (cóccix). Ela é composta por vértebras e por discos intervertebrais, os quais são constituídos por um anel fibroso e um núcleo gelatinoso denominado de núcleo pulposo.
A hérnia de disco pode ocorrer por abaulamento do disco intervertebral e também por protrusão discal. No abaulamento e na protrusão discal, o disco intervertebral sofre um alargamento, porém, o líquido gelatinoso do núcleo pulposo, ainda permanece em seu local.
Já na hérnia extrusa há um rompimento do anel fibroso e a parte interna chamada núcleo, a qual tem aspecto de gel, vaza para fora. Outro tipo de hérnia é a denominada hérnia sequestrada, na qual há também o rompimento do anel fibroso e o escape do núcleo pulposo, sendo que esse tipo de hérnia é a mais perigosa. Ela é mais perigosa porque o conteúdo gelatinoso migra através do canal medular para cima, ou para baixo, provocando inflamação e compressão contínua de um nervo ou mais nervos, fato esse que leva o paciente sentir fortes dores de sua coluna vertebral.
E o que chama muita atenção é que há hérnias de disco, percebidas em exames de imagem, as quais muitas vezes não apresentam dor. Todavia, mesmo a pessoa não sentindo dor, ainda assim, se faz necessário a avaliação de médico ortopedista posto que esse profissional é quem tem a capacidade de indicar a conduta para tratar essas patologias de coluna vertebral.
As causas de hérnia de disco são várias, a saber: fator genético, tabagismo; levantamento de forma errada dos músculos das costas; treinamento em academia fora do padrão correto; sedentarismo; obesidade e, entre outros, movimentos e posturas inadequadas.
Muitas pessoas hoje estão praticamente entrevadas porque deixaram de possuir a movimentação tão necessária no dia a dia de suas vidas e por isso, muitas vezes, nem saem mais de casa, visto que não conseguem andar e se movimentar, pois estão praticamente paralíticas.
Portanto, com a nossa coluna todo cuidado ainda é pouco e por isso é melhor buscar ser atendido por um ortopedista, precocemente, para não se tornar uma pessoa com deficiência, ou seja, PCD. Não podemos nos esquecer de que a prevenção, em todas as áreas de nossas vidas, é a melhor escolha.
Marlene de Andrade
Médica Especialista em Medicina do Trabalho/ANAMT
Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL
CRM-RR 339 RQE-341
Eu também sonho
Afonso Rodrigues de Oliveira
“Sonho com um país sem preconceito, sem intolerância, sem aversões…
Sonho com um país que respeite o negro, o branco, o índio, as raças…
Sonho com um país com diversidade de pessoas, de gêneros, de credos…
Sonho com um país politeísta, que aceite os templos de todos os deuses…
Sonho com um país sem mazelas ou desmazelas, sem celas…”
(Sebastião Pereira do Nascimento)
Estamos juntos e unidos, Sebastião. Também sonho com um país realmente País. O desconforto da atualização incomoda os que sonham com um país. E pensar que temos um País que tem tudo para ser o país que sonhamos. Mas devemos alimentar nossos sonhos com a convicção de que temos o poder de construir e manter o país do nosso sonho. Então vamos à luta. Não vamos alimentar as mazelas. E sabemos, você e eu, que o caminho para a chegada está na educação. Simples pra dedéu. Mas a tarefa é tão difícil quanto simples. Continuamos no desespero de atravessar o rio, em piroga furada. E o pior é que nem todos sabem nadar na hora do naufrágio.
Quando vivemos orgulhosamente o momento mais admirado da tecnologia, caímos no barranco do atraso. Nada é mais ridículo do que o preconceito, espalhafatosamente alimentado pela ignorância, no mundo considerado avançado. Avançamos para onde? Que vereda estamos tomando para a caminhada do progresso? Sei lá. Mas precisamos saber, para podermos tomar a iniciativa. Vamos fazer isso. Vamos parar de alimentar pensamentos toscos de mentes irracionais. Nada me entristece mais do que o ridículo de um time de futebol fazer alarde, porque alguém chamou o jogador de macaco.
Mas temos coisas e atitudes para fazer, do que ficar alimentando pensamentos fúteis. Vamos fazer nossa parte no desenvolvimento do nosso Brasil. E sua chamada com seu sonho por um país sadio, me fez pensar. Como continuamos sonhando com coisas que já deveríamos estar desfrutando. Mas vamos caminhar pelas veredas da racionalidade. Não vamos permitir que mais uma crise nos atormente e faça de nós, títeres do destino. Vamos fazer nossa parte, fazendo o melhor que pudermos fazer no que fazemos no nosso dia a dia. São pessoa como você, que alavancam o futuro da humanidade. Sinto um prazer incomensurável em ter você como um amigo, com uma amizade construída logo na minha chegada a Roraima. Nada mais agradável do que, poder mandar um abraço-quebra-costelas, para um amigo, a quem estimo e respeito. Vamos continuar na nossa caminhada para o desenvolvimento cultural e racional do País que sonhamos e iremos contribuir para seu crescimento, mesmo a passos lentos, mais firmes, com amor e sinceridade. Pense nisso.
99121-1460