Celebrar a Filosofia em tempos de pandemia Marcos Alexandre Borges*
Em 2002, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituiu a terceira quinta-feira do mês de novembro de cada ano como o Dia Mundial da Filosofia. Neste ano foi no dia 18 do corrente mês. E, nada mais filosófico para celebrar a Filosofia que questionar, por exemplo, se existem razões para celebra-la nesses tempos de pandemia. Para pensar nessa questão, é importante que abordemos outra, sobre o que é isso que se pretende celebrar.
De origem grega, a palavra filosofia significa amor ou amizade pela sabedoria. Reúne os vocábulos filos, amor amigo, e sofia, sabedoria. A origem da palavra é atribuída a Pitágoras que, tendo sido chamado de sábio por um interlocutor, teria dito não ser um sábio, mas um “amigo da sabedoria” – philosophos. Neste sentido, o filósofo não é propriamente o possuidor da sabedoria, mas alguém que por ela tem grande apreço, que a procura para estar sempre por perto, que busca-a para com ela dialogar. Enfim, o filósofo é alguém que sente necessidade da presença da sabedoria em sua vida, tal como ocorre em uma legítima relação de amizade.
Se a palavra Filosofia significa “amizade pela sabedoria”, se o filósofo se define como “amigo do saber”, podemos inferir que ele não tem nenhuma simpatia com a ignorância, o desconhecimento, a pseudociência. Se o filósofo é alguém que sente necessidade da presença da sabedoria, se a sabedoria é procurada pelo filósofo que quer sempre tê-la por perto, a ignorância lhe é repugnante, é aquilo do que o filósofo mais quer se distanciar. Se o filósofo é amigo da sabedoria, é inimigo da ignorância.
Ao longo da sua história a Filosofia recebeu muitas definições. Pensemos no que escreveu um dos filósofos mais conhecidos que, acredito, pode nos ajudar a entender o que é a Filosofia para além do significado etimológico da palavra. Platão, em seu diálogo Eutidemo, escreve que “a Filosofia é o uso do saber em proveito do ser humano”. Esta definição evidencia o caráter não somente teórico da Filosofia – tantas vezes presente nas caracterizações “pejorativas” que ela recebe -, mas estabelece um vínculo entre o saber e seu exercício, entre teoria e prática, o que nos leva a questionamentos como, por exemplo: De que vale um saber desvinculado daquilo que podemos fazer? De que valeria a prática desconectada da teoria? No que resultaria o “fazer sem saber”, o agir por ignorância?
Embora curta e, aparentemente, simples, essa passagem de Platão contém ao menos dois aspectos fundamentais que constituem aquilo que é a Filosofia, e aquilo que nós somos: (1) o aspecto ético, na medida em que expressa a ação que visa uma realização boa para a humanidade (uso do saber em proveito do ser humano); e (2) o aspecto epistemológico, na medida em que expressa o contato com o saber e a possibilidade de agir a partir dele. Essa definição de Filosofia representa a condição humana que reúne e vincula o fazer e o saber: o saber para fazer, o fazer a partir do saber.
Ao instituir o Dia Mundial da Filosofia, a UNESCO pretende chamar a atenção para a necessidade de a humanidade refletir sobre os acontecimentos atuais, para a importância do exercício do pensamento crítico, criativo e independente, contribuindo para a promoção da tolerância e da paz. Em tempos de pandemia, quando somos exigidos a repensar sobre nossa existência, sobre nossos comportamentos e sobre nossa relação com os outros, celebrar a Filosofia torna-se ainda mais necessário para que possamos exercitar nosso pensamento crítico sobre os acontecimentos atuais, como amigos da sabedoria e inimigos da ignorância; para usar o saber em proveito do ser humano.
Filosofia em Roraima 1
A Universidade Estadual de Roraima – UERR – está com as inscrições abertas para o vestibular até o dia 30 de novembro de 2021. Quem tiver interesse em fazer Filosofia tem uma excelente oportunidade. As inscrições devem ser feitas pelo site cpc.uerr.edu.br. Mais informações sobre o vestibular em [email protected] Mais informações sobre o Curso de Filosofia em [email protected]
Filosofia em Roraima 2
Nesta segunda e terça-feira (dias 22 e 23 de novembro), por meio dos cursos de graduação em Filosofia e de pós-graduação (lato sensu) em Filosofia da Religião, a UERR realizará o II Colóquio Filosofia da Religião. A conferência principal será com o Professor Dr. Agnaldo Cuoco Portugal (UNB). O evento é online, aberto e gratuito. Mais informações e a programação completa em https://www.uerr.edu.br/uerr-promove-evento-para-discutir-filosofia-da-religiao/, ou pelo e-mail [email protected].
*Marcos Alexandre Borges Professor de Filosofia da UERR
A lanterna para clarear o dia
Afonso Rodrigues de Oliveira
“A experiência é uma lanterna pendurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido”. (Confúcio)
Quando você se preocupa com coisas e acontecimentos do passado você está tropeçando nas pedras do caminho. A vida é para ser vivida hoje. O que devemos trazer do passado são as experiências adquiridas ontem. E com isso, o que valeu, valeu, o que não valeu fica no passado. E passado é passado. Já sabemos que o ontem é passado, e o amanhã é futuro. Então vamos viver o dia, hoje, como ele deve ser vivido. E o que queremos do dia, hoje, é alegria, prazer e muito amor. Então vamos iniciar a tarefa amando. Porque só quando amamos somos amados.
Se estiver conversando com amigos, familiares, ou seja, quem for, não estrague a conversa com assuntos desagradáveis. Nunca alimente uma conversa com assuntos pessimistas. Tudo que acontece na vida faz parte da vida. E como vivemos a vida, devemos vivê-la da melhor forma possível. E todos nós podemos fazer isso, sem sacrifícios. E se estiver havendo dificuldades em viver, procure em você, o que está lhe faltando para você ser você. Porque quando você se preocupa com o mal é porque não está sabendo escolher o bem. E aí não tem como viver bem.
Tudo é simples pra dedéu. A dificuldade está em não nos valorizarmos no valor que temos. E quando nos conhecemos não precisamos sair por aí procurando a felicidade. Ela está dentro de nós, e conosco. E quando a usamos, ela não permite que a desgraça nos invada. Vamos pensar mais nisso e viver a vida preparando-nos para o amanhã. E não podemos nos preparar para amanhã pensando no ontem. A saudade do passado até pode nos trazer felicidade. Mas só sente saudade quem foi feliz. Laudo Natel já disse: “Saudade é a presença da ausência”. Ciente disso viva cada momento de saudade como o iluminar da lanterna da experiência.
Não perca nem um minuto do seu dia aborrecendo-se com coisas desagradáveis. Elas fazem parte do aprimoramento. A madeira não seria lisa se não houvesse a lixa. Precisamos aprimorar a obra para usar a madeira com prazer e satisfação. Você tem todo o poder de que necessita para ser feliz. É só saber aproveitá-lo. Não gaste sua energia que deve ser aproveitada para o aprimoramento da obra, lixando inutilmente a s
ujeira do mau. Todo malfeito pode ser corrigido. E se é assim, não perca seu tempo aborrecendo-se com os erros. Eles fazem parte do aprendizado. Então vamos aprender com eles, em vez de perder tempo com eles. O dia, hoje, está lindo e não tem por que você perder tempo com aborrecimentos e tristeza. Viva seu dia como ele deve ser bem vivido. Pense nisso.
[email protected] 99121-1460