Opinião

OPINIAO 13 03 2015 732

Habilidades e os segredos educacionais do sucesso
Ronaldo Mota*
O setor de pesquisa e análise do jornal “The Economist”, denominado “The Economist Intelligence Unit (EIU)”, por encomenda da Pearson, apresentou recentemente interessante relatório sobre as habilidades necessárias ao jovem para ter sucesso profissional no século 21.
O relatório, fruto de intenso estudo em 50 países, adotou o nome de “A Curva do Aprendizado” e investiga os contextos educacionais mundiais. O Brasil foi incluído, tendo o relatório final contado com a participação da educadora brasileira Mariahelena Guimarães de Castro.
De forma resumida, a mais relevante contribuição da pesquisa é a apresentação de quais seriam essas habilidades, cognitivas e metacognitivas, definidoras do sucesso ou fracasso econômico e social de uma nação. Oito habilidades foram identificadas como as mais relevantes para o século 21, a saber:
1)?Liderança: é a arte de coordenar pessoas, exercitando liderança e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos, sendo fundamental ter carisma, paciência, respeito, entender o outro e a capacidade de servir como referência aos demais membros da equipe;
2) Alfabetização digital: diz respeito à comunicação e ao diálogo como estratégias fundamentais de leitura do mundo real/virtual, via o reconhecimento da fala do cotidiano na multidiversidade dos textos digitais gerados;
3) Comunicação: relacionado ao funcionamento e as conseqüências da relação entre a sociedade e os meios de comunicação de massa, incluindo os processos de informar, influenciar e entreter as pessoas;
4) Inteligência emocional: as competências principais elencadas para inteligência emocional são o autoconhecimento emocional, que é o conhecimento que o ser humano tem de si próprio, o controle emocional, que é a capacidade de gerir as emoções canalizando-as para uma manifestação adequada a cada situação, a auto-motivação, que trata de direcionar emoções para a conquista de objetivos estabelecidos, e a empatia, relativa a reconhecer as emoções no outro por saber colocar-se no seu lugar;
5) Empreendedorismo: associado ao estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico ou empresarial), tendo sua origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar;
6) Cidadania: expressa um conjunto de direitos que confere à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo, sendo que a ausência da cidadania gera marginalização ou exclusão da vida social e da tomada de decisões, resultando numa posição de inferioridade dentro do grupo social;
7) Capacidade de resolver problemas: entender sistemas complexos, ter apreço por inovações e não temer enfrentar desafios são ingredientes fundamentais nesta perspectiva;
8) Trabalho em equipe: saber lidar positivamente com relações interpessoais é essencial para que trabalhos em equipe tenham sucesso e, para tanto, comunicação, respeito, amizade e sentimentos positivos de simpatia provocarão atração e aumento de interação e cooperação, repercutindo favoravelmente nas atividades e ensejando maior produtividade.
Sabemos o que precisa ser feito e temos um povo apto e competente. Portanto, as condições iniciais estão dadas para sairmos das últimas posições mundiais, que têm nos caracterizado, e fazermos uso da educação como elemento central de um desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável.
*Diretor de Pesquisa do Grupo Estácio
———————————————————–
Como cometer suicídio
Vera Sábio*
Todos gostam de curtir a vida, proclamar a vida e louvar a existência. Porém, são diversas as pessoas que ignoram a valorização que a vida tem e, de uma maneira sutil, cometem suicídio.
Matar a vida é acabar com os sonhos, ser dominado pelos vícios, nãover esperança no futuro e ter uma ambição desmedida ultrapassando qualquer ética, moralidades, justiça e direitos humanos em prol do que deseja. 
Nem que eu “morra ou mate”, isto acontecerá…
Quem não ama a própria vida jamais amará o outro e qualquer coisab em sua volta.  Certo dia, quando esperava minha carona para ir embora do trabalho, ouvi uma servidora falando para o segurança do local:
 – Deixa eu fumar aqui na sombra, já estou adquirindo câncer de pulmão, não vai querer que eu tenha câncer de pele!
Fiquei tão indignada que nunca esqueci este comentário suicida, conformado e alegre com o futuro doloroso o qual levaria à morte.    Infelizmente, neste mundo tão cheio de informações e esclarecimento sobre o quanto o cigarro é prejudicial à saúde, ainda verificamos quantas pessoas estão morrendo lentamente por causa desta e de outras drogas.
 “Diante de ti ponho a vida e ponho a morte, mas tem que saber escolher” (P. Zezinho).    A cada dia, Deus nos dá o maior presente, que é a “vida”. Todavia existem diversos caminhos que levam à “morte”. Porem é preciso saber escolher. “Se escolhes matar, também morrerás, se deixas viver também viverás”.
Sejamos nós os responsáveis por tantas mortes ocorrentes pela corrupção, pelas impunidades, pela ganância doentia, pela falta de ética, limites e empatia e por toda a omissão.  Pois, a tomada de consciência, entendendo que a morte e a vida estão em nossas mãos, pode diminuir nosso comodismo em relação a tantas pessoas a nossa volta que precisam dos nossos conselhos, do nosso apoio e mesmo da nossa autoridade para que consigam um tratamento, um novo caminho e uma vida diferente que não as levem ao suicídio.
O egoísmo nos faz morrer sozinhos, mas a solidariedade evita tantas
mortes prematuras e inconsequentes.  “Então viva e deixe viver”…
*Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega CRP: 20/04509 [email protected] Cel.: 991687731
———————————————————-
Renove
Afonso Rodrigues de Oliveira*
“As ideias me ocorrem facilmente e sem nenhum esforço. Faço algo novo, ou pelo menos diferente, todos os dias”. (Louise Hay)
Quando a porta está aberta as ideias entram sem dificuldade. E é aí que observamos que “a mente humana é como o paraquedas: só funciona quando aberta”. Mantenha sua mente sempre aberta. São as ideias que nos levam às realizações. O importante é saber caminhar. E só caminhamos pelas veredas certas quando temos mente aberta. É simples pra dedéu. É só não perder seu tempo com pensamentos negativos e atitudes que não lhe tragam momentos agradáveis. Cultive boas amizades. Não menospreze os que não estão no padrão das amizades que lhe interessam. O importante é não se familiarizar nas amizades. Quando sabemos respeitar somos respeitados. Recentemente ouvi uma senhora simples, respondendo a uma pergunta de um repórter de rua. E o importante foi que ela, a senhora, disse que na melhoria ao atendimento na saúde pública não deve ser esquecido o treinamento nas Relações Humanas. Adorei a observação da senhora.
Sem o uso das relações humanas não há como termos uma sociedade educada e comunicativa. E como cada um de nós faz parte dessa sociedade, cada um deve fazer sua parte nesse desenvolvimento. E é simples. É só você se valorizar. E você nunca vai se valorizar sem valorizar seu semelhante. E como a Cultura Racional nos diz que somos todos da mesma origem somos, portanto, todos iguais. E se somos iguais não há por que nos sentirmos superiores. E nossa superioridade está noque somos e não noque pensamos que somos. Ame-se no que você é. A escolha é sempre sua. E não se esqueça de que se é não precisa dizer que é, basta ser. Como um ser humano social, você é observado a todo instante. E por isso esteja sempre atento à sua postura. 
E não confunda postura com empáfia. Sua postura pode muito bem se expressar no seu sorriso. O importante no que fazemos é como o fazemos. Um elogio pode muito bem ser recebido como um sentimento elegante ou como uma boçalidade. Cuidado quando elogia alguém. O elogio perde sua postura quando não é sincero, ou expressado com deselegância. Faça, todos os dias, algo diferente, mas dentro dos limites do da racionalidade. Nunca temasua ação. Tome a decisão quando souber que ela está dentro dos limites da sua competência. Se errar, não se preocupe com o erro. É com eles que aprendemos. Quem nunca cometeu um erro nunca aprendeu que não crescemos sem os erros. Thomas Edson dizia que quando errava não errava, aprendia como não fazer. Não se desespere com o fracasso. Ele cresce com a atenção que você lhe dá. Pense nisso.
*Articulista
99121-1460
——————————————————-
ESPAÇO DO LEITOR
ASFALTO
Moradores do bairro Centenário reclamaram de uma obra que já dura mais de quatro meses, sem previsão de conclusão, destinada a serviços de ampliação da rede de esgoto. “Vários são os transtornos e, por algumas vezes, já foi interrompida a obra por alguns dias. Além da poeira que prejudica as crianças e pessoas idosas que residem na travessa Levino Alves da Silva, nas outras ruas já foi, inclusive, interrompido o tráfego de veículos, os quais ficam ao sol e relento”, comentou uma moradora.
RESPOSTA 1
Sobre a nota “Crimes”, o Governo do Estado informou que a Delegacia-Geral de Homicídios está trabalhando para elucidar todos os homicídios ocorridos neste início de ano, além das demais ocorrências de responsabilidade da especializada. Existe a previsão de direcionar mais um delegado para integrar a equipe. “Já atuam nesta delegacia a delegada-geral de Homicídios Mirian Di Manso, o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa, delegado Egídio Gomes; e delegada-geral de Polícia, Haydeé Magalhães, que acompanha as ações de perto. São quatro delegados focados na investigação e na conclusão dos casos de homicídios”, afirmou.
RESPOSTA 2
Sobre a nota “Iracema”, o Governo do Estado esclarece que o Município de Iracema foi o primeiro a receber base de apoio do Corpo de Bombeiros  para auxiliá-lo neste período de estiagem.  “Lá, início do mês de fevereiro, a Defesa Civil Estadual montou duas bases, uma na Vila Campos Novos e outra na comunidade de Roxinho. Naquela região, já foi realizado todo o levantamento dos pontos que necessitam da escavação de bebedouros em áreas de produção agrícola e pecuária. Lá, estão disponíveis quatro máquinas escavadeiras hidráulicas e uma técnica da Secretaria de Agricultura fiscalizando os trabalhos com todo o rigor e critério que a situação exige”, frisou.
MANIFESTAÇÃO
A internauta Aline Meireles comentou, via e-mail: “Boa Vista, como sempre, com sua característica pacífica não deve levar um número expressivo de populares para a manifestação realizada em todas as capitais contra o descaso do governo federal frente a inúmeras questões, a exemplo do caso Petrobras, corrupções e vários escândalos. Será um domingo normal para a sociedade roraimense”.