A liderança de Joe Biden evitou uma Terceira Guerra Mundial
Jose Aristimuno*
A invasão russa da Ucrânia é um forte sinal das intenções de Putin e certamente um aviso ao mundo livre. A guerra, além de ser literalmente um massacre, mostra a postura agressiva do governo russo contra o resto do mundo.
Vladimir Putin, que cresceu sob o Regime comunista da antiga União Soviética, tornou-se o líder do massacre contra o povo ucraniano. Sua postura Antiocidental e sua natureza agressiva e ameaçadora não mudaram seus anos como presidentes da Rússia. Ao contrário, ele assume ser o comandante supremo das Forças Armadas que existe uma potência bélica em seu país, com armas nucleares e mísseis hipersônicos.
Na China, Xi Jinping mantém uma liderança com temáticas diferenciadas, tocando as duas bandas A história das últimas décadas deu agora ao gigante asiático a razão de escolher o caminho fabril e comercial para o seu desenvolvimento como potência, uma alternativa mais eficaz do que a escolhida pela Rússia na busca da hegemonia bélica. Mas enquanto o sucesso econômico da China depende agora em grande parte de suas relações com os Estados Unidos e a Europa, mercados que melhoram sua posição econômica por meio do comércio, dado que seu governo não condenou a invasão russa da Ucrânia, não há nenhum compromisso de alcançar a paz . Também reduz as lacunas econômicas com as empresas russas de mineração e energia agrícola que poderiam garantir o fornecimento de matérias-primas. Pequim cederá à pressão russa?
Nesse cenário convulsivo e liderando o mundo livre, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manteve a opção diplomática, humanitária e responsável diante da crise criada pela invasão russa da Ucrânia.
De acordo com a história do garantidor da ordem mundial, em 25 de fevereiro de 2022, o Governo Biden autorizou o Departamento de Estado a gastar até 250 milhões de dólares em ajuda militar à Ucrânia e até 350 milhões em artigos e serviços de defesa. Em 10 de março, o Senado aprovou um pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 13,6 bilhões de dólares.
É também graças às habilidades políticas e diplomáticas de Biden que uma divisão sem precedentes na União Europeia foi evitada. Com a paz mundial em vigor, a agenda diplomática de Joe Biden e sua postura sóbria e previsível à frente da OTAN nos salvou do caos global e refreou a busca pelo poder da Rússia. Sem lutar contra o pulso, Biden implementou, junto com seus aliados as medidas de cerco econômico contra a Rússia para pôr fim ao massacre do povo ucraniano, cuja ocupação, submissão e aniquilação eram intoleráveis.
A liderança do presidente Biden e do poder dos Estados Unidos, como potência mundial com papel de liderança na manutenção da ordem no sistema internacional, é essencial para deter o avanço da Rússia guerreira do Leste Europeu e manter o raio da China comunista.
A posição dos EUA para a Paz Mundial define nosso futuro como país, como campanha e como cultura. Liderando o retorno da paz à Ucrânia, apoiamos a estabilidade do mundo inteiro.
* José Aristimuño, é Estrategista Político, Empreendedor, Palestrante e Fundador da Now Strategie Consulting, destaque nos meios de comunicação mais importantes dos EUA como uma das principais vozes do Marketing Político , sua importante participação na análise crítica dos problemas que afetam os latinos nos Estados Unidos da América. foi ex-Secretário de Saúde do Presidente Obama e depois Secretário de Imprensa do Partido Democrata
Pautando a sociedade: políticas para a cultura urbana
Evandro Pereira
“Tudo está mudando. Se não fosse a arte urbana, Boa Vista seria igual de ano a ano. Mandamos essa prosa. Queremos seguir rimando”. O improviso autoral de grupos de artistas urbanos, gestores da cultura Hip-Hop e representantes da arte urbana de Roraima fez parte da Moção de Aplausos concedida ao segmento por meio do Conselho Estadual de Cultura de Roraima no dia 11 de dezembro de 2019. Entretanto, é preciso criar políticas públicas específicas para afirmar a importância da cultura urbana, que cresce e aparece em dezenas de eventos e espalhados pelo estado de Roraima e outros estados da federação, onde ocorrem encontros nacionais com participação de artistas locais.
A cultura hip-hop que é arte da coletividade; o graffiti art com sua potência semiótica; o rap e suas rimas de críticas sociais; a cultura de Skateboard e o breaking, que agita corpo e mente, são elementos culturais que dão o tom da liberdade e da manifestação da opinião do jovem sobre suas visões de mundo. São processos culturais de afirmação coletiva e democrática, no qual crianças, jovens e adultos de bairros menos privilegiados encontram porto seguro. Um festival de criatividade, cores, música e alegria para todas as idades.
Estas atividades fazem parte de um processo de construção social imagética e sonora que, ao mesmo tempo diverte, projeta posicionamentos críticos sobre as realidades sociais e as desigualdades econômicas de seu tempo. A cultura da arte urbana tem muito a contribuir com a potência criativa amazônica e a cultura local percebida no trabalho de grafiteiros, MCs, DJs, B-Boys e B-girls, Rappers e grande número de apoiadores.
É no visual urbano, de uma cidade que está caminhando a passos largos para se transformar em metrópole, que a arte de beleza sublime e suas críticas transurbanas permitem ao visitante entender que existe uma cidade diferente que pulsa viva. A cidade projetada pela cultura urbana artística é um contraste telúrico-espacial de enfrentamento ao que as elites econômicas e políticas tentam estabelecer enquanto arte erudita ou de consumo efêmero de conteúdo vazio destinado às massas desavisadas, incluindo os monumentos cinzas e suas imobilidades discursivas estatais. A arte urbana, pelo contrário é movimento, é reflexão, é devir, é informação e é diversão.
No calendário anual de eventos do hip hop e outras atividades agregadas ao segmento liderados por diversos grupos no estado, dentre estes, o Movimento Urbanus, Coletivo Maku-X e associação jovem Plu
gadão, registra-se: o Viva Sabotagem, Rap Baile, Conexão de Rua, Ritmizando, Festival Hypado, Projeto S.O.S., Duelo de Mc’s, R3, Graffita Roraima, R3 Rap RoRaima, Break RR, Batalha Delas e Conect Extremo. Eventos culturais que precisam estar na agenda do poder público municipal e estadual. Atividades que necessitam de investimento para aquisição de equipamentos, indumentária, logística, recursos humanos, e sobretudo, de espaços urbanos de qualidade, direcionados às práticas culturais e esportivas que esses eventos promovem.
O estado com suas políticas públicas tem a obrigação de acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, no sentido de atender democraticamente a todos e a todas que promovem a cultura e a arte, atraindo os jovens, permitindo o sonho coletivo e a reflexão sobre problemas sociais de seu tempo. Seguimos na luta em prol da democratização dos recursos da cultura, atendendo o que diz a legislação brasileira que determina o incentivo à cultura em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica.
Contribuição: Ricks Aguiar (Coletivo Maku-X, Roraima),
Sociólogo, ex-coordenador da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Indígenas e membro do Comitê Pró-Cultura Roraima.
Acomode-se e viva a simplicidade
Afonso Rodrigues de Oliveira
“A vida transforma-se numa aventura extraordinariamente interessante, se você aprender como tirar seus prazeres do mundo ao alcance imediato de seus cinco sentidos”. (John Schindler)
Já sabemos, mesmo não dando importância, que temos todo o poder de que necessitamos para mudar o rumo das nossas vidas. E as mudanças tanto podem ser para o bom quanto para o mau. Tudo vai depender da nossa capacidade de saber buscar o que queremos, nos nossos cinco sentidos. Eles estão à nossa disposição. E um dos indicadores de que estamos caminhando por veredas certas está na nossa capacidade de rir. E o importante é que aprendamos a rir de nós mesmos.
Não nos esqueçamos de que o céu está sempre azul, independentemente do redemoinho. E por que escurecemos quando as coisas ficam pretas? O segredo é aprender a encarar o problema. É a única maneira de não se tornar inferior. Então vamos estar sempre no patamar superior, mas sem arrogância. Porque esta é a maior inimiga, para o progresso. Somos todos astronautas da vida. O Gibran Khalil Gibran, no início do século XX nos chamou a atenção para um fato importantíssimo e que nunca lhe demos atenção. Ele disse que sempre no dia do seu aniversário você estará completando mais uma volta em volta do Sol. O que faz com que sejamos mais felizes na festinha de aniversário.
Vamos viver a vida enquanto vivemos. Porque o passado é passado. Não temos por que ficar perdendo tempo com coisas do passado. Tudo que passou nas nossas vidas foi um aprendizado. Que é o que devemos guardar dentro das nossas mentes, como uma caminhada na evolução racional. Vamos nos lembrar sempre do Charles Chaplin: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaio. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”.
Não vamos nos esquecer, também, da lembrança do Goethe: “A alma humana é como a água: Ela vem do céu e volta para o céu, e depois retorna à Terra, num eterno ir e vir”.
Que é o que nós somos. Seres vindos do Universo Racional, chegamos aqui, ficamos porque quisemos ficar, e ainda não progredimos o suficiente para voltar ao nosso mundo de origem. Mas continuamos na caminhada. Estamos indo na direção certa, muito embora nos pareça que estamos afundando em lamaçal. Sorria sempre. Seja sempre feliz. Você tem tudo para viver uma vida racional. E ser racional é ter mente independente. E só o amor tem o poder de fazer isso por nós. Então vamos amar a vida e vivê-la com amor. Não importa o tempo que ainda passarmos por aqui. O importante é que sejamos felizes. Pense nisso.
99121-1460