O que é causar pânico? Seria compartilhar fakenews ou buscar informações corretas e confirmá-las?
O Grupo Folha de Comunicação passou por mais de três semanas buscando informações para desmentir os diversos boatos que foram espalhados por grupos de Whatsapp, de que em Roraima existiam casos suspeitos de Coronavírus. Pode parecer simples, mas não é. Ter que entrar em contato com assessorias é um trabalho árduo que só quem está disposto a fazer algo com responsabilidade é que faz.
No dia em que conseguimos informações que CONFIRMAM o caso SUSPEITO de Coronavírus, somos atacados por internautas afirmando que não sabemos escrever ou que estamos mentindo e criando pânico na sociedade.
A leitura de texto e interpretação é fundamental para que os leitores consigam entender sobre o assunto e não se sintam enganados. Voltamos a afirmar que foi sim CONFIRMADO o primeiro caso de um SUSPEITO de Coronavírus. O caso foi confirmado, pois as anteriores suspeitas não foram confirmadas, agora conseguem entender?
O jornalismo é feito por pessoas que se dispõem todos os dias a vestirem a camisa por uma causa, por uma população.
Criticar é fácil. Transmitir uma notícia falsa é mais fácil ainda, basta você encaminhar um link. Sentar na cadeira de um jornalista e escrever um texto é uma tarefa que poucos conseguem fazer. Não desmereça a profissão de um jornalista, não critique e ataque gratuitamente quem informa você todos os dias sobre os problemas e anseios da sociedade. Saiba que hora ou outra você pode precisar ter um porta voz para os seus problemas e quem você tanto atacou é quem vai lhe estender a mão. Antes de atacar, pense se vale a pena a ofensa, a crítica sobre o trabalho feito. Pense nisso, ok?