Fidelização como diferencial para o sucesso
*Por Giordania R. Tavares
A competitividade no mundo dos negócios exige cada vez mais das empresas. Para se manter ativa e conectada com as tendências do mercado, não basta apenas oferecer produtos de qualidade: é preciso sensibilidade ao lidar com clientes e stakeholders. Se engana a marca que dá prioridade única à atração de novos clientes: antes, é preciso fidelizar. Conquistar a confiança vai muito além de apenas apresentar os produtos da empresa. É preciso fazer o cliente acreditar na marca, nos seus valores e nas suas competências. Ao vender um produto, as empresas não estão apenas oferecendo uma mercadoria, mas proporcionando uma experiência de compra que deve ser positiva e duradoura. Afinal, o cenário nem sempre é promissor se os diferenciais oferecidos se restringirem aos produtos.
O segredo para uma boa relação com o comprador é compreender o cenário, o mercado, as oportunidades e ameaças do seu negócio. É entender as necessidades dos clientes, pois este aspecto colabora não só para o desenvolvimento de produtos funcionais, mas também proporciona o crescimento de uma relação de confiança e credibilidade. Para satisfazer o cliente, não é necessário realizar todas as solicitações que ele desejar, muito pelo contrário: é preciso saber dizer “não”, afinal, é papel da marca entender como solucionar os problemas e executar aquilo que o cliente deseja da melhor forma possível.
No entanto, a venda não acaba quando o cliente adquire os produtos, é preciso seguir de mãos dadas, fornecedor e cliente. Quebrou uma peça e acabou a garantia? A mercadoria precisa ser entregue com urgência? O comprador precisa saber com quem contar, em quem confiar. É preciso ouvir e entender o cliente. Para qualquer empresa de sucesso, é primordial possuir um serviço diferenciado, informação com qualidade e atendimento rápido para que haja confiança em toda a cadeia e não apenas no produto. Planejamento e organização são peças-chave para grandes resultados e as empresas que agem assim são as que driblam as crises e alavancam seu crescimento. Um pós-venda eficaz é a melhor estratégia, pois um cliente satisfeito irá compartilhar a sua boa experiência, gerando novos contatos e contratos para a empresa.
A fidelização do cliente é o fator que pode definir o sucesso de uma empresa. Através de técnicas que visam criar uma relação de confiança, geram-se feedbacks honestos e positivos, além de trazer uma receita previsível. Cliente fiel, certamente comprará novamente. Não são as semelhanças que fazem a diferença e os caminhos conhecidos não são os únicos que podem levar a marca além. É preciso se destacar no cenário. Uma empresa pode ser o que quiser, desde que acredite, e saiba que sempre haverá clientes dispostos a acreditarem também.
Diretora da Rayflex, Giordania R. Tavares é graduada em administração pela UNICID, com especialização pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de portas industriais e equipamentos de doca, foi responsável por tornar a Rayflex expoente de mercado no Brasil e na América Latina
Sempre paramos no tempo
Afonso Rodrigues de Oliveira
“O tempo não para. Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo”. (Confúcio)
E é muito gostoso viajar no tempo, embarcado nos pensamentos bons, e com lembranças agradáveis. Quem de nós não ficou um tempinho pensando em algum momento agradável de sua infância? E isso independe da nossa idade. Há um número enorme de pensamentos escritos por grandes pensadores, sobre a saudade. De todos os pensamentos que conheço, sorrio sempre com o do Bob Marley: “Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração escorrega pelos olhos”. Já vi pessoas lacrimejando, lembrando-se de bons momentos de sua infância. Aposto que você também já viu.
Senti saudade, ontem pela manhã, com o barulhinho da chuva lá fora. Um dia gostoso, mas difícil de se sair para visitar, ou simplesmente rever pessoas que moram do lado esquerdo do meu peito pequeno. Pequeno, mas que acomoda grandes figuras que me fazem feliz. Adoraria cumprimentar, pessoalmente, entre outros tantos: o Plínio Vicente; o Jorge Macedo; a Samara Diniz; Elena Fioretti, e tantos amigos dos quais me afastei, mas levando a saudade comigo.
Durante o tempo que passei na Ilha Comprida, no litoral paulista, recebi muitas visitas agradáveis que me fortaleceram nas amizades. De volta a Boa Vista, senti como aumentou o número de amizades que alimentam a saudade. Porque agora estou sentindo saudade dos amigos que deixei por lá. E por isso valorizo tanto o sentimento de afeto, que só é construído com amor, carinho e muito respeito. Construa sempre um grupo de amigos dos quais você possa sentir saudade, quando distante.
A distância não separa. Ainda sinto saudade de pessoas que me fizerem feliz na minha infância. E, olha que minha infância está muito distante, no tempo que passou, mas ficou como um instrumento do amor. O ex-governador de São Paulo, Laudo Natel, tem um pensamento simples, mas edificante e que mantém a felicidade bem perto de nós: “Saudade é a presença da ausência”. Quando sentimos saudade sentimos a presença do passado. Então procure construir sempre amizades que façam sentir saudade na separação física. Porque é assim que somos felizes.
Viva seu dia, hoje, mirando sempre no agradável, mesmo que o desagradável esteja tentando perturbar seus sentimentos. “Ninguém, além de você mesmo, tem o poder de fazer você se sentir feliz ou infeliz, se você não estiver a fim”. E não confunda isso com sentimentalismo. É apenas uma procura da vereda que nos leve à felicidade, independentemente dos trancos que possam querer atrapalhar. Você tem todo o poder de que necessita para ser feliz. Vá em frente. Pense nisso.
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