A retomada do mercado de trabalho e da renda no Brasil
O Brasil atingiu seu recorde histórico de 42.239.251 de empregos formais, no mês de julho de 2022, segundo dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
A estimativa feita pelo governo em janeiro de 2022 era de 1,5 mi de empregos gerados no ano. No mês de julho, passados apenas 7 meses, nós já superamos a expectativa, com 1.560.896 novos empregados.
O crescimento do emprego vem acontecendo em todas as regiões do país, Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. No mês de julho os 27 estados brasileiros tiveram saldo positivo, sendo que seis estados fecharam o mês tendo criado mais de dez mil novas vagas formais: São Paulo (67.009), Minas Gerais (19.060), Paraná (16.090), Rio de Janeiro (13.434), Bahia (13.318) e Ceará (10.108).
É possível observar que o semestre foi extremamente produtivo e que estamos no caminho certo. O governo está dando segurança aos empresários e empreendedores, que acreditam cada vez mais no mercado brasileiro.
Importante destacar também que houve crescimento de empregos criados nos cinco segmentos da economia: serviços (81.873), indústria (50.503), comércio (38.574), construção civil (32.082) e agropecuária (15.870), com efeitos importantes na vida das pessoas.
O mês de julho é o segundo mês consecutivo que o salário real de admissões cresce. Isso é muito importante, pois o efeito desse crescimento influência de maneira positiva na vida das pessoas. Três fatores contribuíram para esse crescimento importante: a queda da inflação, a participação da indústria e a queda do desemprego.
Essa é uma vitória para o país, para a população brasileira. É possível observar o ânimo dos cidadãos ao andar pelo Brasil. Para vencer é necessário trabalhar, perseverar e dar sua parcela de contribuição à sociedade. Essa animação é fruto da retomada do emprego.
José Carlos Oliveira Ministro do Trabalho e Previdência
Disciplinar sem humilhar
Marlene de Andrade
O Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem. (Provérbios 3:12).
Nem sempre acertamos tudo, às vezes, até nós adultos, mesmo sendo cristãos genuínos, erramos. Criança também erra e por isso deve ser disciplinada, porém existem pais que extrapolam chegando às raias da humilhação e do espancamento, o que é totalmente errado e cruel.
Os pais devem explicar aos filhos que somos falhos e que por isso podemos sofrer fracassos, ou de vez em quando errar, pois não somos perfeitos. É evidente que os filhos devem ser disciplinados, porém isso nada tem a ver com maltrato, uso de palavras rudes, chulas, violência e desonra, pois tais atitudes não são educativas e nem tampouco pedagógicas.
Devemos explicar aos nossos filhos que, através dos nossos erros e fracassos, poderemos alcançar vitórias mais lá na frente e aprender atingir os alvos certos, para não mais errar. A criança precisa entender que devemos aprender com os erros e que o importante é não errar mais. Ela precisa também saber que ser humano nem sempre acerta tudo. Todavia e indubitavelmente os filhos devem ser treinados para procurar acertar sempre os alvos corretos a fim de não fracassar continuamente.
A criança deve entender também que os erros na vida de qualquer pessoa devem ser corrigidos e que ela, desde pequena deve querer acertar sempre, em vez de ficar errando de forma contumaz. A criança que receber essa instrução quando tiver cometido erros, imediatamente, vai se sentir encorajada a conversar com seus pais, ou seus líderes e lhes contar tudo que está ocorrendo com a mesma.
O livro de salmos nos explica: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Salmos 51:5). E isto é verdade mesmo, visto que a criança aprende a pecar sem que ninguém a ensine, pois o pecado já nasce com a gente. A partir de 01 ano a criança começa a fazer pirraça, fica irada até conseguir o que quer, se joga no chão para chamar atenção e entre tantas outras inconsequências, espanca os irmãos e coleguinhas como se aquilo fosse algo muito natural. Isto tem a ver com a essência do ser humano que é pecaminosa. Qual de nós precisa fazer curso para aprender a pecar? A criança aprende a praticar más ações sozinhas, ou seja, bater no coleguinha, não respeitar os pais e os professores, implicar com os irmãos e entre outros, mentir.
A criança deve ser treinada para agir sempre corretamente e em vez de ser espancada deve ser orientada a compartilhar com seus pais tudo que estão sentindo. À luz desta reflexão fica o seguinte: o melhor ensino é o bom exemplo.
Médica formada pela UFF
Título em Medicina do Trabalho/ANANT
Perita em Tráfego/ABRAMET
Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED
Especialização em Educação em Saúde Pública/UNAERP
Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL
CRM-RR 339 RQE 341
O valor da humildade
Afonso Rodrigues de Oliveira
“Ser humilde com os superiores é obrigação, com os colegas é cortesia, com os inferiores é nobreza”. (Benjamin Franklin)
Só quando consideramos o valor que a humildade tem, podemos entender que somos todos iguais nas diferenças. Quando somos humildes sabemos respeitar as diferenças. E estas não desvalorizam. Os arrogantes não são felizes. Eles estão sempre procurando a felicidade nos outros, tentando mostrar que ele é feliz por ser superior. E tudo isso compõe o balaio da infelicidade. E ser feliz é saber viver no que é, mas respeitando a desigualdade nos outros.
Caminhe sempre de cabeça erguida. Observe tudo que ocorre à sua volta. Mas não se impressione com o que vê, apenas considere. Seja um observador e não um crítico ou analista. Não se impressione nem se martirize no que vê. Tudo que acontece no mundo faz parte da evolução. E é por isso que precisamos aprender a ver e aprender com a observação. Não desperdice seu dia com pensamentos negativos induzidos por acontecimentos desagradáveis. Quando o que você vê o desagrada, esqueça-o. Mantenha sua mente sempre ligada ao que pode contribuir para sua felicidade.
Já estamos, hoje, dando o terceiro passo na caminhada das sete pisadas da semana. Ontem já é passado e deste só nos interessa o que foi útil. Quando aprendemos com os erros os esquecemos imediatamente. O importante é que façamos, de maneira diferente, o que fizemos errado no passado. E esta diferença deve ser sempre para melhor. E você nunca fará melhor pensando no pior. Somos todos dirigidos pelos nossos pensamentos. Afinal, somos o que pensamos. Então vamos pensar racionalmente para que sejamos racionais. Só assim respeitaremos nossa origem.
Nunca se julgue ou se sinta, inferior a nada nem a ninguém. Sinta-se sempre superior, no degrau em que você se está, no grau da evolução racional. Sem considerar esse pensamento como religião, esteja sempre centrado na sua origem, como ser de origem racional. O que nos orienta para a racionalidade. E nunca seremos racionais enquanto ficarmos parados na vereda das dúvidas. Somos todos donos dos nossos destinos. O que acontece de mau nas nossas vidas são meros ensinamentos.
Relaxe, mas sem se tornar um ser relaxado. Apenas não perca seu precioso tempo com aborrecimentos ou tristezas. Mantenha sempre seus pensamentos na linha de chegada para o racionalismo. Porque somos todos de origem racional e é para lá que deveremos voltar. Mas isso só quando estivermos preparados. E cada um de nós é seu próprio preparador. Então vamos nos preparar racionalmente, não perdendo tempo com o irracional dos outros. Pense nisso.
99121-1460