Opinião

Opiniao 14566

Nunca desista das montanhas

Nunca desista de nada do que você se propõe a realizar. “Você não precisa ser um herói para realizar grandes coisas, competir. Você pode ser um sujeito comum, suficientemente motivado para alcançar metas desafiadoras”. Edmund Hillary (1919-2008), alpinista neozelandês, foi o primeiro a chegar ao topo da montanha mais alta do mundo, o Monte Everest (8849m.), na Ásia, junto ao nepalês Tenzing Norgay (1914-1986), em 29 de maio de 1953. Você não precisa ser, necessariamente, um alpinista que suporta o rigor das baixas temperaturas e o ar rarefeito típico da altitude das grandes cordilheiras, mas você pode superar as montanhas que nos deparamos no nosso cotidiano. Abra o livro que norteia a caminhada da humanidade, libertária, pacífica, fraterna e cooperativista. Inspire-se, cresça como as flores do deserto mais árido do mundo, o Atacama, no Chile. Mesmo depois de longas estiagens, elas florescem, renascem depois das chegadas das chuvas. Assim é o espetáculo da vida cheio de inúmeras expectativas. A Terra é uma maravilha por onde andamos projetando e realizando os nossos sonhos. Cause impactos positivos na sua comunidade, na sua cidade e no seu país. Assim fez o ativista político americano Martin Luther King (1929-1968), em seu célebre discurso, em Washington, em 1963, pelos Direitos Civis dos negros norte-americanos, quando disse: “Eu tenho um sonho”.

Nunca desista de absolutamente nada, mesmo quando os tropeços parecerem inevitáveis, não desanime, logo mais pela manhã, uma intensa luz varrerá a superfície da Terra anunciando um novo alvorecer. E você, de novo, terá a chance do recomeço. Construindo seus sonhos e amando todos os povos. Revista-se do manto da dignidade, onde trafegam os justos, os sábios e os cordatos. Você é uma obra divina, uma luz onde brilham outras milhões de centelhas humanas. Você é luz!

Nunca desista dos seus sonhos. Você tem uma força extraordinária ao seu alcance, pense nessa possibilidade realizadora. Espelhe-se na força do soldado ateniense Fidípides (530/490 aC.), que correu 42 Km da cidade de Maratona a Atenas, na Grécia, naquele distante 490 aC. para avisar da vitória dos gregos sobre os persas na batalha que era travada na cidade de Maratona. A corrida de Maratona com seus 42,195 Km é uma homenagem a Fidípides, desde 1896, quando ocorreu a primeira Olimpíada da Era Moderna, em Atenas, na Grécia. Você, certamente pode ir muito longe. Os leques de caminhos para você percorrer são inúmeros. Siga-os!

Nunca desista de amar. Ame muito, se doe. Ame como amaram a humanidade o pacifista indiano Mahatma Gandhi (1869-1948) e a médica pediatra brasileira Dra. Zilda Arns (1934-2010), fundadora da Pastoral da Criança, por exemplos. Ame as crianças, elas são seres iluminados. Ame como amam as mães. Não existe amor mais profundo do que o das mães. Um filho é para uma mãe a extensão de seu próprio ser. Ame a todos, indistintamente, independentemente de suas tendências de credos, gêneros e intelectos. Ame a sua família de forma profunda em tempo integral. A família é a nossa maior riqueza, não existe nada mais importante do que os nossos entes queridos. Ame os seus amigos, esses, certamente são uma fonte inesgotável de alegria, paz e bem-estar. O amor é a grande mola-mestra que impulsiona a caminhada da humanidade ao longo da história!

Luz!

Brasilmar do Nascimento Araújo * Jornalista e Poeta

              [email protected]

        

Vá em frente

Afonso Rodrigues de Oliveira

“O homem que é capaz de escrever um livro melhor, fazer um sermão melhor, ou construir uma ratoeira melhor do que a do seu vizinho, ainda que ele construa sua casa no meio da floresta o mundo abrirá caminho e chegará até sua porta”. (Emerson).

Não importa o que você faz. O que importa é como você faz o que faz. Na simplicidade da perfeição está o engrandecimento. O que quer que você faça é o que vai dizer quem você é. Já vi muito operário mais respeitado do que o chefe da seção. Não podemos deixar de respeitar alguém que desempenhe sua tarefa com esmero. E o esmero normalmente está na simplicidade de quem sabe fazer. E saber o que faz significa saber por que faz. Coisa que nem sempre podemos incutir nas pessoas. Quem sabe por que faz, sabe o que faz, sem preocupação nem estresse. Apenas na consciência do dever para consigo mesmo. Quando estiver fazendo alguma coisa, mesmo que o que faz não lhe pareça importante, faça-o da melhor maneira que deve fazer. Não há trabalho insignificante. Em qualquer trabalho você está empenhando o que há de melhor em você. Então, dê o que você tem de melhor. Escrever um livro ou fazer uma ratoeira pode ter o mesmo significado. Tudo vai depender de como você constrói a ratoeira. E o reconhecimento pelo que você faz virá, mesmo quando você menos espera. Porque você nunca está esperando. É aí que está a grandeza. Você pode até estar no seu tapiri. Mas construiu a ratoeira, fez o sermão ou escreveu o livro. Que diferença isso faz para você? Mas o mundo percebeu a diferença entre o que você fez, e o que fez o homem comum. E o mundo abriu caminho, no meio da floresta, até sua porta.

Nunca se embriague com o louro da vitória. Receba-a como um troféu pelo que você fez. Guarde-o com carinho e respeito, na memória. Tenha-o com orgulho pelo que você foi quando fez o que fez. Sempre que olhar para ele, lembre-se de que ele é a tradução do que você é, no que faz.

Para merecer novo troféu, você terá que ser melhor do que foi para o anterior. Essa consciência fará com que você continue trilhando o caminho da perfeição. Debulhando e peneirando as insignificâncias, na certeza de que nunca será suficientemente perfeito. Mantenha seu troféu na memória e não na prateleira. Prepare-se sempre, para ser o melhor em você mesmo. Seja escrevendo um livro, fazendo um sermão ou construindo uma ratoeira.

Procure ser sempre o melhor naquilo que você faz. Não importa se você está dirigindo a empresa ou varrendo o escritório. O que importa é como você desempenha no seu trabalho. Não se preocupe em ser agradável. Apenas seja, sendo o melhor no que faz. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460