Veganismo: Benefícios de uma alimentação balanceada

A primeira semana de novembro é celebrada como a Semana Mundial do Veganismo, tendo o 1º dia do mês como o Dia Mundial do Veganismo. Esta é uma data importante, porque o número de pessoas que opta por não comer nenhum produto que seja de origem ou que foi testado em animais vem crescendo no mundo e no Brasil.  

É necessário o acompanhamento de um profissional da nutrição habilitado para quem faz esta opção alimentar.  O veganismo não oferece riscos à saúde, desde que acompanhado a pessoa conte com o acompanhamento de um profissional que saiba organizar sua rotina alimentar e a distribuição de nutrientes no cardápio.

Um exemplo é a vitamina B12. Ela em baixíssimas quantidades nos vegetais, podendo causar anemia e outros problemas de saúde. Neste caso específico, é preciso fazer suplementação por cápsulas, principalmente para as crianças ou mulheres grávidas, cuja necessidade de B12 é ainda maior do que a dos adultos.

Para a suplementação do organismo, na falta do consumo de carne, podem ser utilizadas outras opções. Temos alimentos ricos em proteína de origem vegetal como castanhas, semente de abóbora, girassol, linhaça, quinoa, amaranto, cogumelos, algas e leguminosas, como o feijão. Além dos vegetais que auxiliam na reposição de vitaminas e minerais, como as folhas escuras e sua associação com frutas ricas em vitamina C, para auxiliar na melhor absorção do ferro.

Existem excelentes benefícios da redução do consumo de carne, principalmente vermelha. Segundo ela, algumas pessoas que têm gastrite, úlcera, problemas digestivos e doenças intestinais, se beneficiam em cortar ou reduzir o consumo de carne. Mas, não devemos generalizar já que o indivíduo é um ser único. O ideal é nunca abusar de um tipo de alimento e variar a alimentação com outras fontes de proteína.

Mas os cuidados para quem deseja começar uma dieta vegetariana ou vegana devem ser seguidos à risca. Se programe para consumir mais leguminosas, verduras, castanhas e sementes em uma rotina. Inicie o uso também de cogumelos. E não deixe de procurar um profissional nutricionista para acompanhar esse planejamento e realizar exames bioquímicos para avaliar se está tudo bem.

 

Daniella de Brito, docente de nutrição da Estácio.

Foi a maior descoberta, sim

Afonso Rodrigues de Oliveira

“A maior descoberta de minha geração é a de poderem as criaturas humanas modificar as atitudes do espírito”. (William James)

Todos podem fazer isso, desde que acreditem em si mesmo. Lamentavelmente a esmagadora maioria dos seres humanos prefere acreditar nos outros. Continuamos fazendo o que os outros dizem para fazermos. Somos mais propensos a acreditar na derrota do que na vitória. É comum, por exemplo, você ver o jogador de futebol entrar no campo beijando a grama e se benzendo. Ele ainda não aprendeu que não está entrando em campo para competir e não para disputar nem combater. E a vida é uma competição. Ou nos preparamos para ela, ou continuamos nos benzendo pela vitória.

A coisa é simples demais. O problema é que ainda não aprendemos a viver. Conforme nos disse o genial Charlie Chaplin, “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaio. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”. E o aplauso da vida vem nas lembranças depois que ela nos levou. O Famoso Bob Marley também nos diz: “Não viva para que sua presença seja notada, mas para que sua falta seja sentida”.

É nas boas lembranças que incentivamos nossas mentes para o sucesso. E jamais armazenaremos boas lembranças do passado, se não vivermos sadiamente o presente. Não desperdice seu dia nem seus pensamentos, com momentos que não nos trarão boas lembrança no futuro. Ame, mas sem paixão, apenas com amor profundo. Com respeito e muita dedicação ao próximo. É na nossa mente que está a riqueza mais preciosa, que é o amor. E só quando amamos somos amados. Não permitamos que nos respeitem pelos nossos arrufos, mas pela nossa forma de mostrar o amor que temos pela vida.

Bob Marley diz: “Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração escorrega pelos olhos”. E ninguém vai sentir saudade de você, se você não fez por onde merecer, na caminhada de sua vida. Você nunca será inferior a ninguém, desde que saiba respeitar sua superioridade que deve ser só sua. Não há necessidade de ser mostrada, a não ser no sentimento dos que são amados por você. O que nos aconselha a amarmos os seres humanos como eles são. Desde que não haja familiaridade. O Emerson já nos mandou o recado que já conhecemos de sobejo: “Você é tão pobre ou tão rico quanto o seu vizinho: senão não seria vizinho dele”. E todos nós somos viz
inhos, nesse universo em que vivemos temporariamente.

Vamos viver cada momento de nossas vidas curtas, como ele deve ser vivido, para que possamos ser lembrados com amor, pelos que ainda vivem sobre a terra. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460  

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.