A maldade está imperando cada vez mais
Marlene de Andrade
“Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui, sempre, o bem, tanto uns para com os outros como para com todos.” (1ª Tessalonicenses 5:15)
Os homens perversos já reinam no mundo há muito tempo e como, exemplo, basta lembrar de Mussoline, Lenin, Stalin e, entre outros, Adolf Hitler, genocidas tão perversos que conseguiram matar milhões de pessoas. Esse tipo de ser humano age de forma maliciosa e não sente remorso, não aprende com os erros e gosta de prejudicar os seus semelhantes. Em psiquiatria esse distúrbio mental é conhecido como psicopatia.
O psicopata se comporta de forma antissocial, porém apesar de ter um distúrbio mental, é considerado responsável pelo mal que provoca às pessoas e por isso respondem diante da lei pelos erros que praticam, mas no entanto, todos os dias muitas dessas pessoas cometem crimes à vontade e ficam soltos livres e leves porque existem alguns juízes que os defendem e o exemplo disso é perceber que muitos políticos brasileiros corruptos estão soltos usurpando o dinheiro público e matando inúmeras pessoas, principalmente pelos desvios das verbas da saúde.
Os psicopatas desmontam os bons conceitos a ponto de se tornarem, pedófilos, corruptos, assassinos de pessoas como o prefeito de Santos. Eles são destruidores das normas conservadoras e, entre outras barbáries, conseguem ser considerados inocentes, enquanto os inocentes vão presos e algemados para cadeia por falar a verdade e serem leais aos bons princípios da moralidade. Isso tudo é uma verdadeira inversão dos valores humanos.
Esse tipo de gente é perverso,frio, oportunista, impiedoso, manipulador, impulsivo, mentiroso e se utiliza da maldade para satisfazer seus desejos adulterados, transgredindo as normas da boa conduta sem sentir culpa e por isso quebram todas as regras e boicotam qualquer possibilidade de olhar para dentro de si, pois se consideram superiores a qualquer outro ser humano.
No Brasil já existe a tramitação de projeto de lei para legalizar aborto, todavia, eles são contra a pena de morte. Isso é sinal de que o os psicopatas estão tentando destruir sociedade brasileira e implantar uma doutrina diabólica. E o que chama bastante atenção, é perceber que muitos políticos brasileiros são contra o povo de bem andar armado para se defender de bandidos que andam armados para assim poderem tranquilamente matar, roubar e destruir.
Médica formada pela UFF
Título em Medicina do Trabalho/ANANT
Perita em Tráfego/ABRAMET
Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED
Especialização em Educação em Saúde Pública/UNAERP
Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL
CRM-RR 339 RQE 341
PALAVRAS DE DEUS
Walber Aguiar*
Que o poeta nos encaminhe e nos proteja (Drummond)
Era um dia como outro qualquer. Talvez nem fosse. Dia de entender por quem os sinos dobram. De tentar compreender por que um só Deus ao mesmo tempo é três. De dançar, conforme textos de Manuel Bandeira, com o Deus que está tanto na poesia quantos nos chinelos, tanto nas coisas loucas quanto nas disparatadas.
Assim, não dá pra encarar o divino no quadro estereotipado dos “artistas” do legalismo, dos “mestres” da religião farisaica, dos escritores da letra morta. Não dá pra conceber aquele Deus de queixo comprido, com cara de São Benedito, pois o rosto do Sagrado sempre tem que comportar o brilho das cores, a leveza do infinito, a efetividade da palavra poética.
Ora, ao elegermos um projeto de espiritualidade integral, ou holística, carregamos na bagagem cotidiana o louvor, o lazer, o trato com o dinheiro, a coisa pública, a indignação, a palavra profética contra os governantes corruptos e tudo aquilo que consiga comportar a vida.
Sem dúvida, a arte aparece como elementos redutivos do ser em conflito conseguem mesmo e com a complexidade existencial que o circunda.
Com isso, o Deus poeta se manifesta. Quando Paulo diz que somos feitura dele, quer dizer que somos poesia de Deus, verso do sagrado, estilização do autor de todas as palavras.
A arte de mexer com as letras e dar significado a tudo passa pela angústia de Drummond, quando o mesmo diz: Meu Deus / por que me abandonaste/se sabias que eu não era Deus/ se sabias que eu era fraco…
Também pela poética romântica de Vinicius de Moraes, pelo toque estilizado de Allinge Mafra Mcnight.
Deus se revela na face de Ferreira Gullar, com seu canto de protesto, sua rebeldia, seu desejo de entender a dualidade do universo no poema traduzir-se.
Também figura o divino na arte de Thiago de Mello, o poeta de Barreirinha, quando este traduz para vários idiomas sua declaração universal dos direitos do homem, onde menciona… Que a verdade será servida antes da sobremesa…
Ora, se Deus se reveste de simplicidade e calça as sandálias do pescador, isso pode ser revestido de poesia. No entanto, não dá pra ficar contando estrelinhas e rimando o universo sem a gravidade da palavra profética. Deus consegue vaticinar com gravidade, ainda que carregue consigo um carrinho de mão cheio de flores que enfeitam e dão cheiro à podridão pela qual somos abrigados a passar.
Uma das letras mais fascinantes de Renato Russo diz: venha/ meu coração está com pressa/ e vem chegando a primavera/ nosso futuro recomeça/ venha que o que vem é perfeição… Faz lembrar Salomão, quando diz que “a esperança que se adia faz adoecer o coração”. Embora as cabeças roxas da religião distorçam as palavras e hipertrofiem a graça do Deus poeta, este vai continuar redimindo através do belo e da sensibilidade das manifestações artísticas. Por isso, temos que captar cada detalhe que Deus deixa cair no caminho em forma de graça e ludicidade. O que passar disso pertence aos caretas, que não gostam de poesia nem tiram Deus pra dançar…
*Poeta, professor de filosofia, historiador e membro da Academia Roraimense de letras
Mude para mudar
Afonso Rodrigues de Oliveira
“Qualquer tentativa para alterar o futuro sem mudar primeiramente o nosso caráter mental somente terá como resultado desapontamento e confusão”. (Vernon Howard)
Acredito mais eficiente você se preparar para o seu futuro, do que mudar seu futuro. Mas, você pode estar construindo seu futuro com o seu comportamento hoje. Então vamos mudar, preparando o futuro. E comece por não jogar para escanteio o que pode lhe parecer papo furado. Porque não sabemos o que acontecerá no futuro, devemos estar preparados para encarar e viver o futuro. Então vamos fazer nossa parte como construtores do nosso futuro. O que se torna fácil quando acreditamos no nosso potencial na construção de nossas vidas. Simples pra dedéu.
Já lhe falei de um episódio que guardo como lembranças. Pouquíssimas pessoas viveram a época dos “Vigaristas”. Na verdade, estamos vivendo os mesmos acontecimentos, só que aprimorados. Os vigaristas se desenvolveram tecnologicamente no mundo do crime, enquanto os otários continuam os mesmos. Na época dos vigaristas, eu ainda era adolescente e em frente à nossa casa havia uma delegacia de polícia. Certo dia conversando com o delegado, perguntei por que ele não prendia os vigaristas. E minha curiosidade era porque eu via que sempre que alguém entrava na delegacia registrando queixa conta um vigarista, o delegado não tomava nenhuma media. Simplesmente prometia prender o vigarista. Mas na verdade não fazia nada. E a resposta do delegado à minha pergunta, foi:
– Afonso… não existiria vigaristas se não existisse otários.
Já faz mais de sete décadas que ouvi isso do delegado. E pelo que vemos nada mudou na visão do descontrole. Continuamos os mesmos. E isso vemos, até mesmo sem notar, quando ouvimos pela mídia nacional, que o criminoso que acabara de ser preso, já tinha sete passagens pela cadeia. Um absurdo chocante que não choca.
Vamos fazer nossa parte valorizando-a, para que tenhamos um futuro melhor, no futuro. Já lhe falei, devemos preparar o futuro, pensando no futuro dos nossos descendentes. Nós, pais, iremos viver o mundo deles e não o nosso. Se nossos pais tivessem levado isso em consideração, talvez não estivéssemos prendendo vigaristas a
tuais. E a mais eficiente maneira de nos livrarmos dos vigaristas aprimorados é a educação. Mas primeiro temos que levar em consideração que “A educação é como a plaina: aperfeiçoa a obra, mas não melhora a madeira”. Senão não teríamos, hoje, vigaristas nos altos níveis do poder público. Dê uma paradinha e descubra o poder que você tem para melhorar o mundo, no futuro. Mas não basta pensar, tem que fazer. Pense nisso.
99121-1460