Opinião

Opiniao 15043

Laço Branco: homens pelo Fim da Violência contra a Mulher Eveline Lima* Docente do curso de Direito da Estácio

A violência contra a mulher é assunto sempre atual e que requer discussões reiteradas e incessantes, a fim de que se possa chegar a um ponto de convergência de ações que eliminem, ou pelo menos minimizem, os atos nefastos de violência de gênero que continuam a ser praticados. Contudo, é importante salientar que esta demanda de conscientização não se direciona apenas para a mulher, acerca de seus interesses, direitos e meios de defesa. É preciso informar e conscientizar os homens a respeito das tantas violências impingidas à mulher, em razão do gênero, com respaldo em uma relação de poder imposta pelo patriarcado, que subjuga a figura feminina. A Campanha Brasileira do Laço Branco objetiva sensibilizar e mobilizar os homens para as causas que tratam do contexto da violência doméstica, evidenciando que não compactuam com os atos abusivos praticados e envolvendo-os em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher, buscando a igualdade de gênero e a justiça social. No Brasil, essa Campanha ganhou reforço com a Lei n° 11.489/07, que instituiu o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Esta conscientização fortalece a luta de tantas mulheres pela busca de seu espaço no seio familiar e na sociedade, assim como no processo de monitoramento das ações do Estado, mormente no tocante à formulação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher e estabelecimento de rede de apoio e equipamentos de proteção à vítima.

No poder criativo do universo

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Quando sua vida é uma expressão de sua felicidade interna, você se sente ligado ao poder criativo do universo. Tendo estabelecido essa ligação, você sente que é capaz de conquistar tudo que deseja”. (Deepak Chopra)

A maior dificuldade do ser humano para ser feliz é acreditar em si mesmo. Normalmente ficamos mais felizes com a felicidade dos outros. Somos invejosos radicais. Só não conseguimos admirar a nós mesmos. Você pode até achar que estou exagerando e falando tolice. Como somos donos e timoneiros do nosso destino, somos o único com capacidade de fazer com que nos sintamos felizes ou infelizes. Porque só nos sentimos feliz ou infeliz se estivermos a fim. E é só isso.

Quais são as coisas que fazem você se sentir feliz? Uma escolha complicada, e por isso difícil. Ainda não entendemos que para ser feliz é necessário que saibamos como ser feliz. E o mais importante é não perder tempo com acontecimentos nem pensamentos negativos. Eles existem para que aprendamos com eles. Fazem parte do grupo dos erros. E nada mais proveitoso do que ver e aceitar o erro como um ensinamento. Não tenha medo, nem receio, de críticas. Porque se você der atenção às criticas estará se comparando ao crítico. E é claro, você não quer se igualar a ele. Logo mostre quem você é no que você realmente é, e não tentando mostrar que é o que o crítico acha ou quer que você seja.

Procure você em você. Tenha em mente que “O reino de Deus está dentro de nós”. Você não precisa ficar pedindo para Deus o que você já tem. Deus já lhe deu todo o poder de que você necessita para vencer. Quando temos fé não precisamos pedir o que já nos foi dado. É só buscar o que está dentro de você, nos seus pensamentos positivos. Viva o dia, hoje, como você quer que ele seja. As topadas nos caminhos são um alerta para os obstáculos. O Bob Marley já nos disse: “A vida é para quem topa qualquer parada, e não para quem para em qualquer topada”.

Vamos mudar o mundo. E não conseguiremos isso sem a felicidade. Mas não seremos felizes se não soubermos distinguir o que é felicidade. A felicidade não deve ser confundida com desejo, mas usufruir do deseja trazido pela felicidade. Tomara que você não tenha se esquecido de dar bom-dia ao dia, quando acordou pela manhã. Procedimento que pode parecer fútil, mas que na verdade é um desafio para quem quer ser feliz. É só não usar seu bom-dia como uma religião, mas como uma maneira de buscar a felicidade na beleza da Natureza. Não veja na nuvem escura uma ameaça de chuvas, mas o benefício da água nas plantas. Você só será feliz com simplicidade e amor. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460