Opinião

Opiniao 15080

Doação de sangue não tira férias

O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. Mas neste período do ano é comum que os estoques fiquem mais baixos nos centros responsáveis e hospitais.  De acordo com dados de hemocentros Brasil, os meses de férias de verão (dezembro e janeiro) registram os menores números de doações de sangue do ano. Isso ocorre durante os feriados de fim de ano, pois muitas organizações entram em férias e os possíveis voluntários estão ocupados com os preparativos das festas de fim de ano.

Não existe nada que substitua o sangue. Ele desempenha funções vitais para nosso organismo como levar oxigênio a todo o corpo e nos defender contra infecções. Diversas pessoas todos os dias enfrentam situações onde é necessário receber sangue de doador ou algum tipo de hemoterapia para sua sobrevivência. Por isso, é importante estimular este hábito.

Os estoques dos bancos de sangue de todo o País precisam estar constantemente abastecidos para atender tanto quem estiver em situação de emergência, quanto para quem necessita de sangue com frequência e ainda para cirurgias. Mas existem algumas pessoas que ainda têm medo ou preconceito com a doação de sangue.

A desinformação é a maior geradora desse preconceito. Muitas pessoas possuem o medo de que o sangue retirado venha afetar sua saúde. E em períodos próximos de férias, como dezembro e janeiro, as doações sempre caem e são piores para os bancos de sangue.  Existem alguns mitos que falam que a quantidade de sangue retirada afeta a saúde.  Mas não é verdade! O volume coletado não ultrapassa 10-15% da quantidade de sangue que o doador possui. Esse volume é reposto naturalmente pelo organismo em até 24 horas após a doação.

Não existe também risco de contaminações durante a doação de sangue, todos os materiais utilizados para doação de sangue são descartáveis e de uso único. Além disso, o procedimento para doação de sangue é simples, prático e rápido, muito parecido com uma coleta de sangue para exames médicos. O atendimento é feito por profissionais altamente capacitados que garantem a total segurança do doador.

 

O local de coleta conta com todo suporte e material necessário para que a coleta seja feita de forma adequada e segura, e que o doador se sinta tranquilo e a vontade durante todo o procedimento.

 

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) podendo beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Cada componente do sangue tem seu prazo de validade. As hemácias duram 35 dias; as plaquetas, 5 dias; e o plasma fresco congelado, de 12 a 24 meses. Doe Sangue Regularmente. Tem sempre alguém precisando de você!

 

Daynara Paiva Vilar, mestra em medicina tropical e saúde pública e professora de Biomedicina da Estácio. 

 

 

Por que as empresas devem estar atentas aos perfis geracionais dos gamers?

*Leila Guimarães

O setor de jogos eletrônicos vêm ganhando espaço entre consumidores do mundo todo, e o fator principal é a popularização dos aparelhos celulares na vida das pessoas de diversas gerações. Atualmente, é difícil identificar pessoas que não possuam presença online em aplicativos. O consumo de aplicativos para celulares vem influenciando a sociedade, indo desde os hábitos de consumo até o momento de lazer, no qual observamos um aumento vertiginoso da prática de games para celulares

Segundo a primeira Pesquisa Nacional da Indústria de Games, realizada pela Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), o Brasil saltou de 375 estúdios com desenvolvimento de jogos para 1009 empresas nos últimos anos. Já um outro relatório realizado por Brazil Games, ApexBrazil e Abragames, aponta que o mercado de mobile games movimentou US$2,3 bilhões no ano passado.

Tendo um cenário sólido de consolidação do mercado de games no País, é importante entendermos quais são os perfis geracionais que estão atrelados ao consumo dos jogadores. As empresas que estiverem em busca do público que joga, devem estar atentas à questão geracional para direcionar os seus investimentos de publicidade digital e ações personalizadas nos jogos. 

De acordo com o levantamento da Newzoo, plataforma de dados sobre o setor de games, a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) dedica 25% do seu tempo livre à prática de jogos, enquanto a geração de Baby Boomers (1945 e 1964) dedica 10% e, destes, cerca de 92% jogam para relaxar. Outro dado interessante é que 67% da geração Millenials (1981 a 1995) assiste a outros conteúdos atrelados aos jogos, número superior ao da geração X (1965 a 1981), que corresponde a 51%. 

Como era de se esperar, as gerações Z e a dos Millennials são as que passam o maior tempo de lazer jogando algum tipo de jogo, em detrimento a outras opções de entretenimento. O celular continua sendo unanimidade em todas as gerações ao ser o mais utilizado para jogar. Ainda, 40% da geração Z e 37% dos Millennials afirmam estar engajados com jogos ao falar sobre o assunto em comunidades online, sites, blogs e até ouvindo podcasts.

Com isso, observamos que os perfis geracionais mais novos e avançados estão em evidência. Logo, não vincular marcas que buscam este público em publicidade de games mobile, pode ser um grande erro de planejamento estratégico. A audiência das gerações Z e Millenials estão nos games e não necessariamente aproveita o tempo livre nos meios de comunicação mais comuns como a televisão.

Além do aspecto geracional para atuar em diferentes campos do mercado de mobile games, também é importante traçar as estratégias que não apenas marquem presença no meio, mas ampliem a conversa com o público-alvo, visando maior assertividade no alcance. É necessário gerar interesse de pesquisa sobre a marca ou o produto da ação. 

É como dizemos dentro do marketing: quem não é visto, não é lembrado. Por isso, nunca foi tão importante para as marcas estarem atentas à construção de estratégias de campanha que contemplem os mobile games e estejam personalizadas para a conversa com diferentes gerações nesse espaço. As pessoas só se engajam quando se identificam com a mensagem que recebem. Assim, empresas que desejam oferecer seus produtos e serviços para diferentes perfis de consumidores, precisam se adequar aos novos espaços onde essas pessoas estão e, também, aprender a falar com eles. 

*Leila Guimarães é country manager da Adsmovil Brasil

O pensamento à toa

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Os homens pensam que possuem uma mente, mas é a mente que os possui”. (Bob Marley)

E pelo que vejo ainda vamos caminhar muito para entender isso. E nunca iremos entender, enquanto não mudarmos no que achamos que somos. A vida é muito simples, nós é que a complicamos. Então vamos parar de complicar, e viver a vida. Sinceramente, nunca vivi um Natal mais perrengue do que o atual. E tudo porque estamos nos entregando à pandemia. Acho que o Papai Noel de verdade deve estar aborrecido. Ou pelo menos, preocupado. Mas deixemos a preocupação com ele, e vamos viver o Natal com alegria e muita felicidade. Mesmo porque a felicidade está em cada um de nós.

É isso aí. Vamos viver nosso Natal de modo que nunca possamos esquecê-lo no futuro. Mesmo os que não creem na origem do Natal não devem se deixar levar pelos pensamentos negativos e viver negativamente. Festeje sempre, independentemente dos momentos negativos que possam estar querendo tirar você dos trilhos da felicidade. Abrace a todos e acomode no seu peito os abraços recebidos. Faça isso e você se sentirá feliz. É simples pra dedéu. É só você ser o você que não está sabendo viver. Nada de ficar pedindo ajuda a quem quer que seja. Todo o poder de que você necessita para ser feliz está em você mesmo, ou mesma. Afinal somos todos iguais nas diferenças. O que nos indica que devemos respeitar as diferenças e vivê-las. Mas cada um na sua. “O reino de Deus está dentro de nós”. Quando acreditamos nisso não temos por que sofrer.

Durante os anos que vivi, recentemente, na Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, aprendi muito com os pássaros e com os cães, ali na Praça. E o aprendizado veio nas observações que fiz, assistindo-as da varanda do apartamento. Ainda há pouco, lembrei-me disso, assistindo ao comportamento daquele pássaro, aqui, em Boa Vista. Todos os dias ele vem, pela manhã, pousa sobre o encosto da cadeira, ali na área, e fica cantando como se estivesse mandando um recado. Fico muito feliz com a simplicidade. Depois do show ele voa e só volta na manhã seguinte. Os da Ilha também faziam isso. Por isso devemos prestar mais atenção aos acontecimentos simples, mas que nos trazem felicidade. Porque ser feliz é saber ser feliz. E todos nós temos esse poder que desperdiçamos inutilmente. Seja feliz no seu dia, hoje. Amanhã, com certeza, você será feliz com o que amealhou na vivência de hoje. Com certeza nos encontraremos antes do Natal, para nos cumprimentarmos, quem sabe, com um abraço de felicidade. E se não nos encontrarmos, não se preocupe, porque vou sentir o abraço, mesmo à distância.  Pense nisso.

[email protected]

99121-1460