Opinião

Opiniao 15178

Cuidar do meio ambiente é obrigação

Marlene de Andrade

 

“sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.” (Romanos 8:22) 

 

Algumas pessoas não estão nem aí para o meio ambiente, porém a Bíblia nos revela que a terra foi criada por Deus e que Ele a entregou ao homem para governá-la de modo responsável. O ser humano recebeu do Criador, nosso Deus, um lugar privilegiado chamado Planeta Terra, porém Ele ordenou aos homens que exercessem mordomia sobre toda criação e isso fica muito claro quando lemos na Palavra de Deus a seguinte passagem“E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra” (Gênesis 1:26). 

Portanto, como mordomos, somos zeladores do nosso planeta e por isso devemos fazer de tudo para preservar o nosso meio ambiente, temos o dever de cuidar das coisas que Deus criou de forma responsável. Infelizmente, não é isso que o homem tem feito, pois de modo geral ele não vem administrando de forma organizada a criação de Deus. Somos obrigados usar os recursos que o Senhor nos deu com muito cuidado, preservando e protegendo com responsabilidade o nosso planeta, porém nada disso vem ocorrendo de forma eficaz. 

Portanto não podemos nos esquecer de que somos mordomos, ou seja, zeladores deste imenso patrimônio terrestre e por isso devemos ter um carinho todo especial com o meio ambiente. Deus, o qual é dotado de uma inteligência sem igual, pensou e criou tudo com extrema funcionalidade, todavia o ser humano, de maneira geral, vem acabando com animais, florestas e, entre outros, consigo mesmo. 

Limpemos o nosso quintal e o mundo ficará limpo, ou seja, façamos a nossa  parte em prol do meio ambiente, visto que ele é vital para todos nós. Vamos acabar com essa mania de jogar lixo dentro do nosso quintal, nas avenidas, ruas e praças. Lugar de lixo é nas lixeiras. Nesse sentido a Bíblia diz o seguinte: “Regozijem-se os céus e exulte a terra! Ressoe o mar e tudo o que nele existe! Regozijem-se os campos e tudo o que neles há! Cantem de alegria todas as árvores da floresta…” (Salmos 96:11,12).  

Médica formada pela UFF 

Título em Medicina do Trabalho/ANANT 

Perita em Tráfego/ABRAMET 

Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED 

Especialização em Educação em Saúde Pública/UNAERP 

Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL 

CRM-RR 339 RQE 341 

 

Vamos construir a democracia

Afonso Rodrigues de Oliveira

“No Brasil só há um problema nacional: é a educação do povo”. (Miguel Couto)

Tenho repetido constantemente, o Miguel Couto. Mas, mesmo estando a fim de falar de outro assunto, o melhor aconteceu. Casualmente encontrei, aqui no meu arquivo uma matéria extraordinária, publicada na FOLHA DE BOA VISTA, da Dolane Patrícia, em 22-09-2014. O título da matéria da Dolane é: “Democracia X voto obrigatório”. Artigo extenso, e superesclarecedor, sobre um assunto de que falo aqui, há muito tempo. Que bom seria se os políticos e os eleitores dessem uma olhadinha no artigo extraordinário da Dolane, para começar a entender por que ainda não somos uma democracia de fato e de direito. Quantas arruaças ainda teremos que viver e sofrer, até que nos preparem para sermos uma democracia de verdade. E minha atenção ao Miguel Couto é que ele nos dá a dica de como chegar à condição de um povo realmente capacitado para viver a democracia, que é a Educação.

Vamos fazer nossa parte para que sejamos um povo respeitado e realmente digno do respeito. Vamos parar com essa selvageria a que temos assistido nos últimos dias, e continuaremos assistindo, porque ainda não somos capazes para nos respeitarmos como cidadãos. E a incapacidade está em todos os níveis sociais e administrativos. Ainda não entendemos que somos nós, eleitores, os responsáveis pela incapacidade na administração pública. Ainda não temos conhecimentos suficientes para entendermos os porquês dos desmandos na política, na justiça, e em todos os órgãos que deveriam nos proteger, quando nos intimidam. Lamento ter iniciado o dia com esse assunto desagradável, mas que não podemos ignorá-lo.

Vamos cuidar da nossa educação para que possamos ser cidadãos. E nunca seremos cidadãos enquanto formos obrigados a votar. O voto obrigatório não está na democracia. Enquanto não tivermos o voto facultativo não seremos cidadãos. Mas nunca teremos a faculdade no voto enquanto não formos suficientemente educados para usá-lo. E é exatamente por isso que a esmagadora maioria dos políticos não está interessada no voto facultativo. Afonso Arinos disse: “Os partidos nacionais são arapucas eleitorais e balcões de vendas”. E certamente continuarão a ser, até que nos eduquemos para termos partidos que realmente mereçam nosso respeito. Mas não nos esqueçamos de que a responsabilidade para as mudanças é nossa, como leitores, quando deixarmos de eleger os donos dos balcões. Reflita, mas não se aborreça. Apenas procure manter a mente equilibrada e usá-la. E todos nós somos capazes. Mas temos que acreditar nisso e em nós mesmos. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460