Militares serão o Alexandre de Moraes de Lula
Durante todo o governo Bolsonaro a disputa de poder entre executivo e judiciário tomou a pauta política do país. Num sistema de freios e contrapesos desbalanceados coube a Alexandre de Moraes (Indicado pelo MDB) frear a sanha golpista do ex-presidente, que respondia gerando danos à imagem da corte suprema. No governo Lula a tensão entre militares e o Partido dos Trabalhadores repete tal tensão que dominou os últimos anos.
Pode-se destacar que a relação entre caserna e petismo foi boa no passado, Lula não é bobo e promoveu um aumento significativo do poder financeiro das Forças Armadas em seus governos. Contudo, no cenário atual a popularidade militar atingiu níveis que são maiores até do que nos dias que antecipavam o 31 de março de 1964. Portanto, é de uma ingenuidade enorme achar que tais atores irão abrir mão de seu espaço de poder adquirido.
Ademais, a tensão entre Exército e Executivo é agravada por medidas que tentam desprestigiar as fardas ao invés de acolhê-las. O Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida já anunciou a retomada da Comissão da Anistia, que investiga crimes relacionados com a Ditadura Militar. Tal ato é um ataque direto ao prestígio dos militares.
Além disso, a visita as terras yanomamis feita por Lula buscou muito mais que só resolver o problema da desnutrição. Se houver investigação séria sobre o caso, virá a tona muitos dos casos esdrúxulos da relação entre exército e garimpo no nosso estado. A ação foi vista pelas Forças Armadas como mais um afronte a instituição.
Também é preciso destacar as entrevistas de Lula, que garantem investigação total e culpabilização dos militares de alta e baixa patente envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 08 de janeiro de 2023. O que mais uma vez deixa claro que o presidente pretende aumentar o conflito com os militares.
No entanto, a ameaça golpista por parte de franjas radicais do Exército é a única preocupação que o Governo demonstra. Tal qual Bolsonaro temia a atuação do STF contra seus filhos e contra sua governabilidade. A grande diferença, porém, é que Bolsonaro enfrentava uma caneta poderosa, a de Alexandre de Moraes. Lula enfrenta um grupo armado, com interesses políticos próprios. O erro do presidente se baseia em enfrentar armas como Bolsonaro enfrentou uma mera caneta.
Enquanto a militância petista alimenta o confronto com militares, os irresistíveis likes que a pauta gera vão tornando o exército inimigo do poder estabelecido, o que é no mínimo desinteligente para Lula, que deveria agir como prometeu na campanha, em busca de união e não de mais separação num país tão dividido.
Por fim, o Exército está para Lula assim como Alexandre de Moraes foi para Bolsonaro, uma desculpa fácil para quem busca o like responsabilizar. Como uma vitima que tenta reagir a um assalto e acaba levando um tiro, Lula tenta atacar a imagem do exército e pode gerar uma ferida muito mais grave que qualquer decisão do STF contra Bolsonaro jamais criou. O Brasil, como democracia, está fraco demais para enfrentar um adversário armado. Só que a moeda do nosso tempo, o like, deixou o petismo cego para sua fraqueza.
Elso Junior, Coordenador do Movimento Brasil Livre em Roraima
A vida é um piscar de olhos
Afonso Rodrigues de Oliveira
“Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é MUITO para ser insignificante”. (Charlie Chaplin)
Que Charlie Chaplin foi um gênio não há como duvidar. Um cara que viveu e contribuiu muito para que vivêssemos. Trouxe e deu-nos muita alegria, nos seus espetáculos geniais. E não só nos espetáculos, mas também no exemplo de vida. E na Universidade do Asfalto aprendemos que para que sigamos os bons exemplos de grandes artistas, não precisamos imitá-los. O importante é que prestemos mais atenção ao valor humano do apresentador do exemplo. Simples pra dedéu.
A vida é um piscar de olhos no nosso desenvolvimento racional. No mundo racional não há unidade de tempo. Tudo está no agora. O que quer dizer que os milênios que vivermos por aqui não significam nada para a racionalidade. E segundo as instruções do ensinamento racional, estamos sobre esta Terra há vinte e uma eternidades. O que faz com que não saibamos quantas eternidades já vivemos. E continuamos vivendo, não sabemos quantas eternidades ainda ficaremos caminhando pelos asfaltos. Então vamos amadurecer e deixar de ficar considerando a morte como um desastre. Ela não está nos levando, está apenas dando-nos outra embalagem para que nela vivamos mais alguns anos, com oportunidade de nos prepararmos para nossa volta ao nosso mundo de origem.
Espelhe-se sempre nos grandes exemplos que já tivemos sobre esta Terra, que nos mostraram como viver com felicidade. Pare de se preocupar com coisas que são naturais no decorrer da vida. Esteja sempre preparado para o amanhã. E somo somos os nossos próprios timoneiros, vamos fazer o melhor que pudermos fazer para o futuro. Mantenha sua mente sempre em equilíbrio. Mantenha contato constante com seu subconsciente que é a força maior que você tem em você mesmo ou mesma. Mas para manter contato com seu subconsciente você tem que estar consciente do seu valor como um ser de origem racional. Que é o que você é, e cada um de nós é.
Viva seu dia, hoje, com felicidade e muita alegria. Você é a única pessoa capaz de fazer você se sentir feliz ou infeliz. Mas é preciso que você esteja a fim. Por que se você não estiver a fim de ser feliz não há como alguém fazer isso por você. E fim de papo. O que ratifica o pensamento que diz que você é dono ou dona do seu destino. Acredite nisso e não permita que nada, nem alguém, faça você se sentir infeliz. Valorize-se e viva intensamente. O poder está em você, e só em você. É só você acreditar nisso. Pense nisso.
99121-1460