Lúpus
Marlene de Andrade
O lúpus eritematoso sistêmico, também denominado de LES ou apenas lúpus, é uma doença inflamatória crônica e de origem autoimune, ou seja, o próprio organismo ataca órgãos e tecidos do corpo. Essa doença inflamatória crônica e seus sintomas podem surgir em diversos órgãos do corpo humano de forma não súbita e sim lenta e progressivamente, porém podem se desencadear mais rapidamente, em apenas algumas semanas, variando as fases de atividade e de remissão e isso por quê? Cada indivíduo é completamente diferente de qualquer outro ser humano, pois nem os gêmeos univitelinos possuem a mesma digital. Sendo assim, não somente o lúpus, mas qualquer outra doença pode se se desencadear no corpo de uma pessoa dependendo das condições orgânicas do paciente.
Essa doença se manifesta de duas formas: cutânea, a qual se apresenta apenas com manchas na pele, geralmente avermelhadas, principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar como: face, orelhas e nos braços ou pode se manifestar em um ou mais órgãos internos do corpo humano.
O paciente com lúpus deve evitar fatores que possam levá-lo ao desencadeamento da atividade dessa enfermidade, como: sol e outras formas de radiação ultravioleta, devendo, ainda ficar em alerta com quadros infecciosos e os tratá-los, mas sem usar os medicamentos por conta própria e sim sob orientação médica.
Os sintomas do lúpus são: lesões de pele avermelhadas no rosto e dorso do nariz, dor e edema (inchaço), principalmente nas articulações das mãos, inflamação das membranas que recobrem os pulmões e coração, inflamação no rim, diminuição de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Pode ocorrer também inflamações no cérebro, causando convulsões, psicose que podem provocar sintomas de delírios, alucinações, fala incoerente, agitação, queixas sugestivas de comprometimento de nervos periféricos, inflamações dos vasos sanguíneos das mãos, pés, céu da boca, nos membros, febre que cursa sem quadro infeccioso, podendo ocorrer emagrecimento, fraqueza, patologias nos olhos, aumento do fígado, baço e gânglios.
O diagnóstico deve ser feito pelo conjunto de alterações clínicas e laboratoriais, e não pela presença de apenas um exame ou uma manifestação clínica isoladamente e o médico mais indicado para tratar lúpus eritromatoso é o reumatologista.
A boa notícia em relação ao lúpus, é que embora não haja cura para essa doença, os tratamentos atuais procuram melhorar a qualidade de vida pelo controle dos sintomas e pela diminuição das crises. Isso começa com o acompanhamento médico, modificação no estilo de vida, incluindo dieta e proteção contra o sol. Outras medidas de controle da doença incluem medicamentos, os quais serão prescritos única e exclusivamente pelo médico reumatologista.
Médica formada pela UFF
Título em Medicina do Trabalho/ANANT
Perita em Tráfego/ABRAMET
Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED
Especialização em Educação em Saúde Pública/UNAERP
Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL
CRM-RR 339 RQE 341
Com rumo e disciplina
A existência pode nos trazer surpresas, bem como desvios que nos obrigam ao refazimento ou até mesmo a reflexão mais profunda. Todavia, mesmo com todos os percalços e problemas, não podemos desistir. A maneira como encaramos os obstáculos faz parte da maneira de sua solução. De modo semelhante, o apóstolo dos Gentios, Paulo de Tarso, nos recorda: “Entretanto, qualquer seja o ponto a que chegamos, conservemos o rumo” (Filipenses 3:16).
Avançar sobre as dificuldades é preciso, em especial quando se destaca a vocação e a missão de cada um. Entretanto, este processo não vem de modo natural, mas é requerido esforço e força de vontade para que o indivíduo se autodetermine. É preciso deixar de surfar nas ondas do acaso para tomar sob suas mãos as velas do destino. Para Paulo de Tarso, manter o rumo é seguir em direção à Cristo.
No encontro entre o mestre Nazareno e o apóstolo dos Gentios, na estrada de Damasco, o rumo foi acertado e as velhas certezas deixaram de fazer sentido. O mesmo acontece quando se percebe as ilusões da matéria e o falso comando do ego. É essencial se desvincular de velhos hábitos equivocados e a busca de verdades maiores.
Com rumo à Cristo, o indivíduo consegue alcançar as verdadeiras riquezas, bem como o patrimônio extra matéria. Mais do que a dúvida ou a descrença, a certeza da vitória final e da imortalidade do espírito.
Se para Sócrates a alma foi aprisionada pelo corpo, para Jesus, manter o rumo e a disciplina ao Pai é ganhar a preciosa liberdade da vida eterna.
Paulo Hayashi Jr. – Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp.
Adeus tristeza
Afonso Rodrigues de Oliveira
“A alegria é o fogo que mantém aceso o nosso objetivo, e acesa a nossa inteligência”. (Helen Keller)
Quem conhece a história linda e construtiva da Helen Keller sabe o quanto ela tinha caráter para festejar a alegria. Atualmente, com o desenvolvimento da publicidade, conhecemos um número admirável de bons exemplos dos que vencem pela alegria. Então vamos ser seguidores dos bons-exemplos. Mas, o mais importante é que nos tornemos exemplo e tenhamos seguidores na caminhada da felicidade. Mantenha sua mente sempre no positivo, independentemente dos acontecimentos negativos que possam estar atrapalhando. Nada é mais forte do que você, se você se valorizar no que é.
O Friedrich Ruchert também disse: “A águia voa sozinha, os corvos voam em bando, o tolo tem necessidade de companhia, e o sábio necessidade de solidão”. Quando sabemos realmente o que queremos concentramo-nos nos nossos pensamentos positivos. Porque só quando pensamos positivamente é que alcançamos o que queremos. Os resultados nem sempre vêm com rapidez. Precisamos amadurecer nossa maneira de pensar, para que possamos alcançar. Comece a tarefa não complicando o assunto. Tudo é muito simples desde que não compliquemos.
Não desperdice seu precioso tempo perdendo tempo com notícias negativas. Há um
número bem superior de coisas agradáveis em acontecimentos mundo a fora. E não nos comunicam porque elas não trazem benéfico financeiro. Não fique alheio aos acontecimentos negativos, só não se deixe levar por eles. Uma coisa é não os ignorar, outra é tornar-se títere deles. Tudo que acontece na vida faz parte da vida. Você não precisa se chocar com acontecimentos que fazem parte da vida. É quando você se isola sem isolamento.
Estamos iniciando mais um dia que deve ser vivido com amor, otimismo, dedicação e sinceridade, para que sejamos amados. E nada de derramamento de amor nem sentimentalismo. Porque o amor não nos leva ao sofrimento. Quando amamos de verdade não há porque sofrer. O mundo está nos parecendo rolar numa ribanceira universal. Talvez estejamos olhando e vendo-o pelo retrovisor. O que está nos parecendo uma queda pode muito bem ser um processo de evolução racional. O que indica que o problema está em não progredirmos em nossa evolução. E por isso não conseguimos acompanhar a evolução do mundo.
Não esqueçamos que estamos sobre esta Terra há vinte e uma eternidades. Ela evoluiu e nós nem tanto. Não sabemos quantos dilúvios a Terra já encarou e depois de cada um, nós voltamos no mesmo nível em que fomos levados. E, pelo que parece, a Terra está se preparando para o próximo dilúvio. Pense nisso.
99121-1460