Opinião

Opiniao 15385

A aparência de Madonna desperta discussões sobre o medo de envelhecer

Psicanalista alerta sobre perseguição desenfreada pela beleza e jovialidade

A Internet entrou em alvoroço na última cerimônia anual do Grammy. Mas não foram as belas composições e as melhores gravações dos artistas que chamaram a atenção do público.

A vedete da noite foi a aparência atual da cantora Madonna que, no auge de seus 64 anos, estava com o rosto bastante inchado, denunciando a manipulação excessiva de procedimentos estéticos.

Essa exposição da diva do pop, gerou debates sobre o envelhecimento natural. Onde foram parar os nossos rostos reais? As olheiras marcadas? As manchas na pele causadas pela acne acentuada? E as imperfeições naturais provocadas pelos sinais da idade e as rugas características, que os filtros e procedimentos estéticos insistem em esconder?

Sem dúvida, a resposta está na maximização do belo e perfeito, propagada pelas mídias e na perseguição desenfreada, por uma imagem que renegue sua aparência, sua idade real, dentro de uma falsa realidade, promovida pelo medo de envelhecer e o excesso de realizações de procedimentos estéticos faciais. 

 

Esse gerenciamento do envelhecimento, deve ser sempre criterioso respeitando as indicações e limites de cada rosto, de cada corpo, pois não existe um padrão pronto e a naturalidade deve ser mantida. Uma vez que, os exageros não são sinônimos de beleza.

E se o envelhecer causa desconforto, é preciso buscar ajuda para elevar a autoestima e valorizar o que se tem de melhor.

 

Todos nós temos medo de envelhecer, o que devemos saber é como envelhecer. Porém, envelhecer é um processo que envolve muito mais do que simplesmente mudanças físicas.

A autoestima também é uma questão importante. Não importa a idade, a autoestima está sempre ligada à validação. Todas as pessoas desejam, e precisam, se sentir valorizadas e queridas. Melhor ainda se puderem ser admiradas.

Quando isso diminui, ou deixa de acontecer, é natural nos sentirmos fragilizados nas relações, principalmente familiares. Afinal, vivemos em uma sociedade que supervaloriza a juventude, mas, os anos passam para todos.

                                  

Portanto, respeite seus limites e coloque sempre sua saúde e segurança em primeiro lugar. Toda idade tem a sua beleza. Essa distorção de padrões de embelezamento assusta, pois, superestima a nossa imagem e pode desencadear o que chamamos de Síndrome da decepção continuada.

É quando não mais me reconheço como sou. Minha imagem real não agrada e só consigo aceitar a imagem distorcida e perfeita, aprovada pela sociedade. Perceba que, quando isso acontece, também está sendo rejeitado o amor próprio e evidenciado os mais variados complexos, camuflados por uma necessidade de reconhecimento.

Enfim, o caso da Madonna denuncia que, o que era para rejuvenescer, pode se transformar em perda de identidade visual. É importante fugir dessa imposição neurótica de uma vida de aparências, pois o ser humano não morre quando o coração para de bater, ele morre quando deixa de se sentir e se perceber de verdade.

Esconder-se atrás de uma tendência narcísica e exibicionista, demonstra uma urgente necessidade de ajuste do nosso equilíbrio emocional, já que a falsa realidade força a divulgação para o outro, apenas do que é belo, sem as imperfeições naturais que, caracterizam e o individualizam o ser humano.                      

                                   

Dra. Andréa Ladislau /  Psicanalista

Tudo está entre você e ela

Afonso Rodrigues de Oliveira

“A vida não aprecia aqueles que se lamentam. Ela os coloca de lado. Ela ama aqueles que a amam”. (Rubinstein)

Você nunca será uma pessoa feliz se ficar se lamentando. O importante é saber viver a vida para que ela seja vivida. Porque se ela não for bem vivida você nunca será uma pessoa feliz. E só os que sabem viver com felicidade conseguem o sucesso. O que nos leva à reflexão sobre o que é sucesso. Se os prisioneiros ricos tivessem pensado nisso não teriam confundido sucesso com euforia na riqueza material.

Nada cai do céu, já sabemos. Mas estamos nos referindo à riqueza, na felicidade. Porque as bombas continuam caindo do céu azul que vemos e que nem é céu nem é azul. Tudo que conseguimos na vida para a construção da nossa felicidade vem do nosso conforto mental. Porque é na nossa mente que guardamos, e mantemos, todo o poder de que necessitamos para ser feliz. E tudo será muito fácil e simples, se levarmos a carruagem na vereda da simplicidade. Comece sua tarefa não levando esse papo para o campo da dificuldade. Tudo é muito simples. Nada é mais simples do que a dica do Bob Marley, por exemplo: “A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem para em qualquer topada”. Quando topar chute a pedra do caminho.

Nunca se deixe dominar pela ambição. Ela tira você do caminho do sucesso e o leva para a vereda da ilusão. E as ilusões sempre nos levam para o abismo do fracasso. E quando não somos felizes é porque já fracassamos, não importa o quanto temos de riqueza material. Porque nada é mais importante do que a riqueza espiritual. Temos um enorme baú de alertas, dadas por grandes exemplos de sucesso construído com a sabedoria da simplicidade. O Henry Ford, por exemplo, também nos deixou esse recado: “A ambição do homem é tão grande que para satisfazer a sua vontade presente, ele não pensa no mal que dentro em breve daí pode resultar”.

Relaxe, e não perca tempo com o que não lhe interessa. E nada deve lhe interessar se não estiver no caminho da felicidade. Mas nem sempre somos capazes de identificar o que é felicidade. Muitas vezes ignoramos o simples por ele ser simples. Por que pisar na formiguinha, sem necessidade? Ela está na dela e você na sua. Cada um no seu nível de evolução racional. E isso não significa religiosidade ou coisa assim. É apenas um meio de prestarmos mais atenção à importância que todos temos para dirigir as nossas vidas. A formiguinha é tão importante quanto a florzinha silvestre no seu quintal. Comece a prestar mais atenção a elas no que elas são e não sabemos nem lhes damos a devida atenção que elas merecem. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460