Opinião

Opiniao 15530

Corpo de bombeiros: patrimônios da humanidade

          No Brasil Império (1822-1889), em Julho de 1856, o Imperador Dom Pedro II, assina no Rio de Janeiro, o decreto nº 1.775, da primeira Corporação do Corpo de Bombeiros do Brasil e também a primeira da América Latina. Instituição essa, hoje, passados quase 200 anos de histórias de muitas bravuras, orgulha a todos os brasileiros pela sua grandeza de resultados de atos honrosos em nome da vida. Essa é a missão da tão valiosa corporação do Corpo de Bombeiros em todo o mundo. Como já se preocupavam os chineses com a criação do seu primeiro grupamento de bombeiros em, 564 a.C. O Brasil, além de está na vanguarda do primeiro grupamento de bombeiros da América Latina, é também, o pioneiro do Curso Internacional de Treinamento em Salvamento e Combate a Incêndio, de técnicas japonesas, no Distrito Federal, em 20 de maio de 1988, para países da América do Sul, Central e da África de língua portuguesa. Com participações da Argentina, da Bolívia, do Paraguai, do Chile, do Peru, do Equador, da Venezuela e da Colômbia.

         O Corpo de Bombeiros Militar do Brasil é uma corporação que tem como missão primordial, a execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos, assim como socorros públicos em todo o território brasileiro. E é força auxiliar reserva do Exercito Brasileiro, integra o Sistema de Segurança Pública Defesa Social do Brasil, portanto desempenha um papel de extrema relevância no nosso País. “Proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio da sociedade, por meio dos serviços de bombeiros prestados com excelência operacional”. Esse é o lema do Corpo de Bombeiros em todos os lugares do mundo.

         A bravura com que tem sempre se destacado todas as corporações de bombeiros ao redor mundo, na nobre missão de salvar, lamentavelmente muitos desses heróis perderam suas vidas no calor do fogo ou por asfixia. Como foi o caso do atentado terrorista de 11 de Setembro de 2001, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Enquanto as vítimas desciam às escadas das torres gêmeas do World Trade Center, em chamas – os bravos bombeiros nova-iorquinos faziam o caminho inverso em nome da vida humana. Infelizmente esse trágico acontecimento ceifou a vida de 267 bombeiros, incluídos aí 125 do Pentágono, sede do Departamento de Defesa do governo norte-americano, parte do mesmo atentado.

         Lembrar-se da importância do Corpo de Bombeiros em todos os lugares do mundo é lembrar, também, de todos os tipos de situações enfrentadas pelos intrépidos Bombeiros: como as realizações de partos em madrugadas frias ou à luz do dia nas poltronas de todos os tipos meios de transportes – aos dramáticos resgates de acidentados em ruas, prédios ou nas estradas brasileiras e do mundo. Assim é a valiosa corporação de Corpo de Bombeiros, sempre atuando em nome da vida!

        Luz!

       Brasilmar do Nascimento Araújo * Jornalista e Poeta

 [email protected]

         

Crônica

Sem pecado e sem juízo – Jacilene Cruz

Hoje não é dia do professor, mas quero falar um pouquinho sobre essa profissão que já começa com uma indevida generalização. Somos a maioria mulheres, mas sempre se referem a nós no masculino. Isso já diz muito sobre a nossa caminhada injusta. Injusta, muito injusta, afinal 81 porcento de mulheres enfrentam o dia a dia da sala de aula no Brasil! Mas não é sobre essa injustiça de gênero que eu, professorA, quero falar.

Desde anteontem à noite, estou com a garganta inflamada – doença de professor! Entretanto, também não é por conta desse malefício profissional que eu pretendo roubar um pouquinho da tua atenção.

Por estar entorpecida pelos remédios para a garganta, levantei mais tarde hoje e acabei mexendo na internet, vendo umas reportagens antigas. Pois aconteceu d’eu assistir uma de15 de outubro passado. Acabei comendo o meu cuscuz matinal de sempre em frente a “TV”.

Nesses tempos de agonia política, me debrucei sobre um programa que passa aos sábados na rede Globo. Pra ser sincera, não sei o nome. Depois de desejo de grávidas pra lá e regiões do corpo que são “cosquentas” pra cá, eis que a apresentadora principal, chama uma entrevista com uma das maiores vozes do Brasil para falar sobre os seus 70 anos de vida. Apesar de bastante plastificada, a multicolorida Baby do Brasil, ex Baby Consuelo e também ex de Pepeu que ainda é Gomes, surge.

Eu não precisava dizer que ela é ex do Pepeu, não é necessário uma referência masculina, foi só para colocar mais um “ex” no final do parágrafo. Agora, vamos de fato à inspiração dessa escrita.

A conversa entre a entrevistadora e entrevistada começou girando em torno das experiências acumuladas pela grande artista que Baby é. De repente, ela me trouxe uma pérola para aquele dia, Dia do Professor:

“As experiências ruins, elas têm que ser professoras na nossa vida né?! Nós precisamos entendê-las, pegar o que há de melhor, agradecer ao criador pela lição, perdoar e sair […]”.

Longe de mim achar que a artista de voz divinal esteja dizendo que as professoras são experiências ruins, claro que não! Mas foi um bom presente de grego, né?! Um balde de água quente – aqui nesse calor de Roraima, banho bom é de água fria, geladinha de igarapé!

Deixando as divagações climáticas de lado, também não é esse o assunto, porém colocar numa mesma frase, tão próximas, fazendo uma comparação direta, dizendo que uma experiência ruim é professorA na vida de alguém me causou re
pulsa instantânea. Estranho seria normalizar essa associação.

De fato, como professora que ama a profissão e que a desempenha dominando a técnica de ensinar com arte e muito zelo, espero nunca ter marcado ou ainda vir a marcar a vida de quem quer que seja, como uma experiência ruim. Não que eu ache que sempre está “[…] tudo azul, Adão e Eva no paraíso […]”, pelo contrário, sempre piora apesar de dizermos que pior do que estar não pode ficar, mas ser experiência ruim na vida de alguém é uma marca que nenhuma professora quer, tenho certeza.

Enfim, creio que peguei o de melhor que a nova baiana falou, perdoei e já estou saindo, saindo sem culpa, sem pecado e lógico, não poderia ser diferente, sem juízo! Afinal, as professorAs podem!

Viva apenas o presente

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Vamos agora limpar o passado de nossas mentes, desprender o envolvimento emocional ligado a ele. Permitir que as lembranças sejam apenas lembranças”. (Louise L. Hay)

Tudo que está no passado é porque passou. E se passou é passado. Vamos caminhar para o futuro. E não conseguiremos se ficarmos presos ao passado. Controle sempre sua mente com pensamentos que valham para sua caminhada rumo ao futuro. Por que ficar preso a pensamentos negativos que só lhe trazem tristezas e dificuldades? Tudo que necessitamos para sermos felizes está em nós mesmos. E se você estiver com dificuldade de entender e aceitar isso, cuide-se. Sua vida pode piorar se você não se conscientizar do poder que você tem em você, na sua mente.

Não tente fazer o milagre, porque ele só é feito na hora H, no momento exato. E você pode fazer o milagre em você mesmo ou mesma. Mas não fique esperando que as coisas caiam do céu. Porque elas saem através dos seus pensamentos que vêm da sua mente. Então mantenha sua mente sadia. Nada de ficar bolando travessuras, pensando que elas vão melhorar sua vida. Pode até surgir alguma melhora, mas nunca são mais do que melhoras passageiras e enganosas.

Caminhe sempre mirando no horizonte. Você já sabe que ele é inatingível. O que fortalece o positivismo nos seus pensamentos. Sempre que alguma coisa positiva acontece sem você esperar, com certeza ela fora colocada no seu subconsciente, através dos seus pensamentos. Não imaginamos quantos milagres já foram feitos mundo a fora, mas não são divulgados. E quando são, normalmente são creditados a algum santo. Falo sério, não estou zombando nem brincando. Nunca acreditamos no poder que temos em nós mesmos. E é exatamente por isso que não conseguimos sair da vereda do fracasso.

Esse capítulo está no livro “Astrologia Espacial”: Uma senhora dirigia o carro e de repente o carro capotou. Ela foi içada do carro, mas seu filhinho ficou preso no carro virado. A senhora não pensou, e no arrufo levantou e virou o carro, tirou o filhinho e ficou estática. Não conseguia acreditar no milagre que acabara de fazer. A partir de aí, aquela senhora ficou a vida toda tentando fazer o milagre, erguendo um peso equivalente ao do carro, sem conseguir. Simples pra dedéu. Na verdade, não houve milagre. O que aconteceu foi que ela não pensou, apenas fez o que seu instinto mandou, através do seu poder através do seu subconsciente. Seja mais confiante em você mesmo ou mesma. Saia do negativismo de ficar pedindo o que você já tem, que é o poder de ser você mesmo ou mesma. Mas cabe a você saber o que você quer ser no que é. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460