Opinião

opiniao 15866

Flores do Vietnã

Vietnã, país do Sudeste Asiático, com belíssimo litoral, imponentes montanhas e exuberantes florestas que abrigam inúmeras espécies de orquídeas como a Vanda-Teres. O Vietnã foi palco de guerras, como grande parte da humanidade foi sacudida, ao longo da história por conflitos devastadores, como foi a Segunda Guerra Mundial ocorrida entre, 1939 a 1945, a mais arrasadora de todas as guerras. O referido conflito foi travado, sobretudo na Europa com resultado trágico de milhões de vítimas do Holocausto, e assim ficou conhecido o genocídio de milhões de judeus, pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. A população judaica que morava na Alemanha sofria do antissemitismo, que é o preconceito e hostilidade contra o povo judeu. Essa resistência contra o povo judeu pelos alemães piorou muito com o episódio que ficou conhecido como “A Noite dos Cristais” ocorrido, entre 09 e 10 de novembro de 1938, com ataques as sinagogas e a depredação das vidraças de milhares de lojas de judeus, na Alemanha. Era o prenúncio do que ocorreria mais tarde com o massacre do povo judeu nas câmaras de gás, nos seis campos de extermínios, na Polônia ocupada pela Alemanha, sobretudo em Treblinka e Auschwitz, naquele conflito Mundial. A eliminação em massa dos judeus pela Alemanha tinha o objetivo incompreensível de que eles eram considerados pessoas inferiores. “Quem não viveu em um campo de concentração não pode imaginar que, mesmo quando você deixa o campo, o campo não deixa você, não há paz”. Nanette Blitz Konig, sobrevivente holandesa dos campos de extermínios.

            Guerras, retratos da irracionalidade humana que despreza o respeito mútuo, a amizade e o diálogo conciliador. Todos os conflitos armados sejam aqueles que ocorreram há tempos remotos, como as Guerras Grego/Persas, naquele distante período (499 – 449 a.C), ou na atualidade, em pleno século 21 – são ruínas da humanidade. As guerras, todas elas sempre deixam pelo caminho escombros irreparáveis, mas tem aquelas que ultrapassam todos os limites da barbárie. São os seres humanos despidos da dignidade!   

            Em memória de todas as pessoas que, de alguma forma foram vítimas da brutalidade humana, principalmente os que padeceram nos campos de extermínios, refugiados e perseguidos, na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Em Berlim, capital da Alemanha existem milhares de placas fixadas no chão, estrategicamente colocadas onde moravam, trabalhavam ou estudavam as vítimas do Holocausto, em lembranças dos mesmos. As placas são conhecidas por Stolpersteine ou “Pedras de Tropeço”. Certa vez alguém perguntou para o idealizador do projeto o artista alemão Gunter Demnig, se as pessoas tropeçariam nas pedras. Ele respondeu. “Não, ninguém tropeça e cai, a gente tropeça com a cabeça e o coração”. Existem mais 60 mil placas Stolpersteine, em solo europeu para lembrar os humanos que os caminhos estão aí para serem trilhados, mas sem tropeçarem com a cabeça e o coração. Todas as pessoas, em todo o mundo, têm o sagrado direito de existirem, dignamente, independentemente de suas aparências físicas e de pensamentos como seres humanos como tais!

           Que as Flores do Vietnã, como a Begônia-Rex e a Magnólia-Amarela continuem encantando a humanidade com suas belezas únicas, com o perfume e o brilho que acelera os corações dos insetos e dos pássaros – anunciando um novo alvorecer de luz na Terra. Quando olhamos para uma flor visualizamos de imediato suas cores fortes e não as reentrâncias das folhas ressecadas pela ação do tempo. Assim precisa caminhar a humanidade – vislumbrando a beleza da alma que cada indivíduo carrega, bem como amar cada um como ele é, incondicionalmente! Amando como amou a ativista dos direitos humanos a polonesa Irena Sendler (1910-2008), “O anjo do gueto de Varsóvia”, que salvou mais de 2500 vidas em sua própria casa durante a Segunda Guerra Mundial, na sua Polônia natal. Nascemos para amar!  

           Luz!

           Brasilmar do Nascimento Araújo * Jornalista e Poeta

           [email protected]          

O valor da amizade

Afonso Rodrigues de Oliveira

“É o destino que nos dá a nossa família, mas somos nós que escolhemos os amigos. Isto mostra que a amizade vale mais que os laços de sangue”. (Aristóteles)

Como fim de semana o sábado nos inspira. Ou nos leva para a festança ou para a redinha preguiçosa. Mas isso não importa, o que realmente importa é que saibamos viver os sábados. A escolha é de cada um. Mas também não importa a escolha, o importante é que sejamos felizes e saibamos viver este sábado, hoje. E a amizade é o mais importante para se viver com felicidade. Aproveite o dia para refletir sobre o valor de suas amizades. Elas são o esteio de um dia bom, se você souber valorizá-las. Mesmo porque não há como valorizar a amizade, já que ela é o que nos faz realmente feliz. Valorize e mantenha suas amizades, com muito amor e respeito.

 Mesmo que os trancos estejam tentando tornar seu sábado um tanto amargo, corte essa. Pense nos seus amigos de verdade e procure-os mesmo que seja só na mente, com as lembranças. E se for possível, mantenha contatos. Mas seja sincero com você mesmo ou mesma, e procure manter suas amizades do lado esquerdo do peito. E já que só damos o que temos, mantenha suas amizades e seus amigos, no nível que você quer que eles mantenham você. Já ouvimos de sobejo: “E dando que se recebe”. E só recebemos como troco, o fruto do que demos.

Vamos mais uma vez repetir a sabedoria do Rui Barbosa: “Há os que plantam a alface para o prato de hoje, e os que plantam o carvalho para a sombra de amanhã”. A amizade é muito mais forte do que o carvalho. E não a plantamos só como o fruto de amanhã, mas como o da eternidade. Porque não há como afastar a amizade dos nossos pensamentos. Mesmo que ela pareça destruída, permanecerá em nossas mentes para sempre. Alimente a amizade com muito amor. Sorria sempre para alguém, porque é no sorriso sincero que iniciamos a construção da amizade eterna.

Seja sempre feliz, independentemente dos maus momentos que possam dar uma de árvore atravessada no seu caminho. Nada é mais importante do que o amor, como construtor da amizade. Portanto, ame, ria, cante e seja feliz. Nunca perca seu tempo dando atenção ao que não mereça sua atenção. Porque é assim que construímos a amizade. Nunca se preocupe com quem não mereça sua amizade. Ela está disponível a quem a merecer. Mas mesmo assim não vilipendie quem despreza o melhor que você oferece, que é a amizade. Cada um de nós tem somente o que merece. Então faça por onde merecer a amizade das outras pessoas. É assim que nos sentimos, e somos realmente felizes. Faça do seu dia, hoje, o dia mais feliz de sua vida. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460