A vida a dois é um constante desafio
*Mauro Valeri Junior
As relações amorosas não dependem apenas da vontade do casal para durar. São inúmeras as variáveis envolvidas. Existem questões emocionais ligadas à história íntima e familiar de cada um, que devem ser levadas em conta para o romance amadurecer e gere bons frutos.
O amor muda, passa por muitas fases… Conversas abertas e sinceras ajudam nesse processo de evolução. Dizer o que você realmente quer pode ser difícil e às vezes pode ser mais complexo do que se imagina. Na maioria das vezes, preferimos as indiretas, que quase sempre podem nos levar a brigas e desentendimentos por motivos bobos.
Não acredito muito em regras para as coisas funcionarem bem, como os sete hábitos das pessoas eficazes e coisas do tipo. Entendo que cada ser é único e cada relacionamento também, mas separei algumas dicas de comportamentos que com certeza podem ajudar nos momentos de conflitos com quem você ama.
Respeito em primeiro lugar! Respeite a si mesmo acima de tudo e ao seu cônjuge. Principalmente quando estiver irritado (a), evite ofensas. O diálogo é sempre a melhor alternativa, seja com os filhos, pais, entre o casal e entre nações para evitar uma guerra.
O que passou deve ficar no passado! Não trazer para o presente as questões do passado é algo libertador. A base do pensamento estoico é não dedicar energia com o passado e com o futuro, pois a única coisa que podemos de fato mudar e viver é o presente. Se você disse que perdoou, mas isso não é verdade e ainda guarda rancor ou algum tipo de mágoa, procure ajuda do (a) parceiro (a) e/ou de um profissional que possa te dar ferramentas para ressignificar um passado dolorido.
Não durmam brigados, nunca! Procure sempre resolver desentendimentos antes de dormir. Parece até besteira, mas é fundamental para a saúde mental e física dos envolvidos e faz muito bem ao relacionamento. Sem contar que as reconciliações sempre são a melhor parte das brigas.
Prefira ser feliz! Com o passar do tempo, você passa a entender que um relacionamento exige que duas pessoas estejam dispostas a fazer dar certo, assim, compreender e usar de empatia pode ser o primeiro passo para subir de nível. Evitar discussões bobas e desnecessárias é o segundo passo. Por fim, prefira estar feliz ao lado do seu parceiro do que estar certo sozinho.
Diga “eu te amo”! É importante dizer o quanto se amam e o quanto admiram um ao outro, não por obrigação, mas de forma espontânea e de coração. Além de dizer, é fundamental demonstrar com atos e gestos no dia a dia. Pense, o que você pode fazer hoje para demonstrar seu amor?
Planos alinhados! Revejam os objetivos comuns e façam planos para alcançá-los, dividam sonhos, coloquem metas para eles. Atitudes assim reforçam a cumplicidade do relacionamento.
*Mauro Valeri Junior é escritor eautor do livro autobiográfico “A história do que aconteceu com a gente”
Cuidado com as Amazonas
Afonso Rodrigues de Oliveira
“Uma vez igualadas aos homens, as mulheres se transformam em seus superiores”. (Sócrates)
O Sócrates sabia o que dizia, mas nós ainda não o entendemos. Continuamos pensando e agindo como se fôssemos verdadeiramente os superiores. Quando na verdade, dependemos das mulheres, até mesmo para nascermos. Mas, uma coisa ainda me preocupa com a batalha que está aflorando, da mulher em busca da igualdade. Por que igualdade? Você pode ir muito além, sem a preocupação de se igualar. Ir além não é disputa. Igualar é.
Não há por que disputar nem lutar. O importante é se conhecer e ir em frente. E só quando nos conhecemos como seres racionais não nos sentimos inferiores a nada nem a ninguém. Vocês têm uma história que, mesmo na ribalta da fantasia pode levar você ao patamar do viver, na superioridade, sem viver o exibicionismo da fantasia.
Não embarquem nessa, de lutar pelo que vocês já têm, que é domínio sobre os homens. Pena que você ainda não se tocou para isso. E é por isso que você está tomando e seguindo, a vereda errada, sem a orientação do sapo. Você não precisa de exibicionismo para dizer o quanto você é importante. Sua importância está no que você realente é, e não no que os outros querem que você seja. Procure sempre o caminho da verdade e você encontrará tudo de que você necessita para realizar seus sonhos, mas sem o objetivo de se igualar a quem você acha que está inferiorizando você.
Não despreze quem a despreza. Assim você estará se igualando a ele. Apenas faça o que você tem que fazer, mas da melhor maneira que puder fazer. Porque é assim que você só não chegará, mas mostrará o que você realmente é. Mire-se sempre nas mulheres lutadoras, batalhadoras, que fizeram, venceram e são exemplos de como a mulher pode, quando sabe que pode. E você pode, mas não deve ser mero títere dos que não são capazes de reconhecer sua grandeza. Mas, para isso você tem que ser grande nas suas ações. Nunca se deixe enfurecer nem se vencer, pela inferioridade do idiota que trata você como inferior, porque se aborrecendo você estará se igualando a ele.
Recentemente eu ia para o supermercado. Pela calçada vinha uma garota lindinha. Quando ela foi passando por mim, fechou a cara e olhou para o outro lado como se estivesse me chamando de tolo. Passamos e eu saí segurando o sorriso. Ela não poderia ter se mostrado bem superior se tivesse apenas me cumprimentado com simples boa tarde? Caso ela tivesse me cumprimentado e eu tivesse sido inconveniente, em vez de se aborrecer ela deveria se sentir superior ao idiota que não entendeu seu cumprimento. Simples pra dedéu. Pense nisso.
99121-1460
** Os textos publicados nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião da FolhaBV