Entenda a Operação Lava Jato – Dolane Patrícia*
A Operação Lava Jato é um esquema bilionário de lavagem e desvios de dinheiro envolvendo a Petrobras, grande empreiteiras algumas autoridades. Trata-se da maior investigação sobre corrupção conduzida até hoje no Brasil.
O nome Lava Jato foi derivado do uso de uma rede de postos de combustíveis e lava à jato de automóveis para movimentar recursos ilícitos pertencentes a uma das organizações criminosas. Ou seja, o grupo usava uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores obtidos de forma ilícita.
A operação foi deflagrada pela Polícia Federal em 17 de março de 2014, desmontou um esquema de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas de proporções inimagináveis. Uma das primeiras pessoas presas na operação foi Alberto Youssef, pivô da operação Lava Jato, que antes de ser doleiro já foi vendedor de pastéis.
Pessoa generosa, deu de presente a Carlos Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da Petrobrás um belíssimo carro de luxo. Entretanto, após ganhar o “presentinho”, Carlos Roberto Costa passou a ser investigado pela Polícia Federal.
Com enorme coração, Yossef também emprestou seu jatinho particular para o deputado André Vargas, vice-presidente da Câmara dos Deputados, fazer um “tour” com a família. Após o “favorzinho”, teve o vínculo com Youssef revelado.
Mais tarde, tanto Youssef como Paulo Roberto Costa, dentre outros, optaram pela delação premiada. E como “na tortura toda carne se trai”, passou a relatar como funcionava o esquema e a entregar todos, ou quase todos.
Delação premiada é uma espécie de perdão judicial, onde em troca de informações importantes, o delator obtém diminuição da pena. Dessa forma, contou que havia um esquema de pagamento de propina em obras da Petrobrás por parte de empreiteiras e que o dinheiro servia para financiar alguns partidos políticos.
Um laudo da PF mostra que funcionários da Petrobrás depositaram 34,7 milhões de uma empresa de fachada controlada por Youssef. Segundo a Veja, antes das eleições presidenciais do segundo turno. Youssef informou que tanto a presidente Dilma quanto lula, eram conhecedores de todo esquema de corrupção. Mesmo após essas revelações, a maioria dos brasileiros votou pela reeleição da “presidenta”.
A investigação segue em etapas. No entanto, o grande herói passou a ser o Juiz Federal do Paraná, Sergio Moro, que foi o responsável para os casos dos envolvidos que não eram políticos, pois estes teriam que ser investigados pelo STF.
Moro passou a ser considerado o novo “Joaquim Barbosa”, ovacionado em restaurante, aplaudido de pé. Era a nova esperança do povo brasileiro contra a impunidade. O juiz aceitou denúncia contra 114 suspeitos. Ao todo, 24 ações penais e 5 ações civis públicas foram instauradas na Justiça Federal do Paraná.
De acordo com a denúncia do MPF, as empreiteiras pagavam propina para altos dirigentes da Petrobras em valores que variam de 1% a 5% do montante total de contratos bilionários, em licitações fraudulentas. Os recursos eram distribuídos aos beneficiários por meio de operadores financeiros do esquema, de 2004 a 2012, com pagamentos estendendo-se até 2014.
Muitos diretores foram demitidos à medida que a operação era descoberta.
Em janeiro de 2015 a justiça começou a ouvir as primeiras testemunhas de acusação. Até o início de julho de 2015, o Ministério Público já havia feito 24 denúncias envolvendo 117 pessoas.
Foram desviados milhões, bilhões, o dinheiro foi lavado em quantidade colossal. Para o trabalhador brasileiro acostumado a acordar às 5h da manha para ganhar um salário mínimo, não é fácil entender esse esquema de corrupção, pois é inadmissível uma farra tal grande em um País sem educação, sem saúde e sem segurança.
Segundo o Ministério Público Federal, as empresas tinham um esquema “sofisticado” de corrupção, envolvendo pagamento de propina a diretores da estatal por meio de contas bancárias no exterior.” UOLDe acordo com o Estadão, a Polícia Federal sustenta ter encontrado indícios de que o presidente da maior empreiteira do País, Marcelo Bahia Odebrecht, lançou mão de uma estratégia de confrontar as investigações da Operação Lavas Jato, buscando criar “obstáculos” e “cortinas de fumaça”, que contaria com “policiais federais dissidentes”, dupla postura perante a opinião pública, apoio estratégico de integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil e ataques às apurações internas da Petrobrás.”
Ademais, investigação apura indícios de que o ex-presidente Lula praticou crime de tráfico de influência para beneficiar a empreiteira Odebrecht na República Dominicana e em Cuba.
Na primeira sentença dada a empreiteiros, o juiz Sérgio Moro, condenou seis réus envolvidos na Operação Lava Jato. O doleiro Alberto Youssef, operador dos pagamentos, foi reconhecido culpado pelo crime de corrupção passiva. Em função do acordo de delação premiada, Paulo Roberto Costa, Alberto Youssef, Dalton dos Santos Avancini e Eduardo Hermelino Leite obtiveram abrandamento das penas.
Segundo as investigações, a empreiteira Camargo Corrêa, como outras grandes empreiteiras brasileiras, teriam formado um cartel e fraudado licitações da Petrobras para a contratação de grandes obras.
As empresas manipulavam os preços apresentados nas licitações para serem contratadas pelo maior preço possível e, para isso, contavam com a ajuda de empregados do alto escalão da Petrobras.
A Veja conta que, em 2008, o diretor Paulo Roberto Costa foi um dos convidados da festa de casamento de Paula Araújo Rousseff, filha de Dilma. No mesmo ano, a ex-gerente da Petrobras, Venina da Fonseca, foi à sala de Paulo Roberto Costa contar que sabia de casos de propina e superfaturamento em contratos da Petrobras. Segundo ela, Paulo Roberto apontou para o retrato do Lula e perguntou:- Você quer derrubar todo mundo por aqui?
Se eles (Dilma e Lula) têm alguma coisa com tudo isso? Claro que não! Eles são extraterrestres que foram transportados para o Planeta Terra.
*Advogada, juíza arbitral, Personalidade da Amazônia e Personalidade Brasileira – @DolanePatricia_———————————————
No círculo da vida – Afonso Rodrigues de Oliveira*
“Minha maneira de pensar música vai continuar viva depois de mim”. (Naná Vasconcelos)
Foi o extraordinário percussionista Naná, que disse a frase acima. A música é uma expressão divina. Ela age de maneira dominadora sobre o espírito, de acordo com nossa evolução racional. Já lhe falei várias vezes, daquele garoto de rua que caminhava na minha frente, assobiando a música clássica: “Pour Elise”. Mas o encanto da música não está só no clássico, mas na qualidade. Já lhe falei, também, de um pré-vestibular que fiz, em 1968, em Taubaté, São Paulo, em que uma examinadora da língua portuguesa me perguntou o que fazia com que uma música se tornasse clássica. Não tenho a mínima idéia se ela aceitou ou não, minha resposta. Mas isso não importa.
Segunda-feira, pela manhã, minha neta chegou, vindo do colégio, e ligou o televisor. Havia uma cantora norte-americana, não entendi se cantando ou dançando. O fato é que música e dança era um verdadeiro espalhafato.
Aí fiquei refletindo sobre como anda a música popular moderna aliada à dança. E nessas horas caminho por caminhos distantes rumo ao passado. E pensei como o modernismo não vai além de cópia do passado. Tudo que aquela cantora fazia, em termos de dança, nossas índias e índios já faziam quando Pedro Álvares Cabral chegou por aqui e Colombo por lá. Piratas e índios já usavam brincos nas orelhas e os homens, hoje, usam-nos como modernismo. Dá pra entender?
Mas não se aborreça nem proteste contra isso. Isso faz parte da evolução humana. A Cultura Racional nos diz que o ser humano só aprende com as repetições. E se considerarmos que a evolução humana caminha através das eternidades, não temos idéia de quantas eternidades ainda viveremos por aqui, até que evoluamos a contento. Por isso sorria sempre. Viva cada momento da sua vida como se fosse o último. Tudo que acontece na vida faz parte da vida. Tudo que fazemos no nosso dia a dia contribui para nossa evolução. Mesmo quando fazemos, hoje, o que já foi feito no assado, estamos fazendo o que devemos fazer. Cante, dance, ria, chore, e viva intensamente. Toda a felicidade de que você necessita para viver está dentro de você mesmo. É só você saber buscar em você mesmo a alegria para alegrar sua vida. Não olhe para o bico dos seus sapatos. Mantenha sua cabeça erguida. É na sua postura física e mental que está sua presença. Ser feliz ou infeliz vencedor ou perdedor, você decide. O clássico da música está na sua qualidade. As crianças do “The voice kid” estão nos mostrando isso. Talvez elas sejam um divisor de águas na caminhada evolutiva. Pense nisso.
*Articulista – [email protected] – 99121-1460———————————————-
ESPAÇO DO LEITOR
SEM ILUMINAÇÃOMoradores do município de Mucajaí relataram que as ruas da cidade estão sem iluminação pública: “Gostaria de comunicar que os moradores estão pagando a taxa de iluminação, mas as ruas e avenidas de Mucajaí estão totalmente no escuro. Não temos a quem cobrar esta situação. Com isso, os roubos estão se intensificando e nem a Guarda Municipal, nem a Polícia Militar estão dando conta de tantas ocorrências”, relatou um morador que pediu para não ser identificado.
GRATUIDADE Sobre o protesto dos motoristas de ônibus e táxis-lotação, o leitor Francisco José Gonzaga opinou: “Sou pai de um aluno que depende dos transportes públicos e privados para chegar até a escola. No meu ponto de vista, a forma que está em vigor, concedendo gratuidade de 50%, já ameniza os custos. Você dando gratuidade total, automaticamente irá desempregar muitos pais de família, uma vez que a empresa diminui sua margem de lucro e isso afetará diretamente todos os trabalhadores dos transportes. Antes de apresentar um projeto de lei, é preciso ter coerência e estudar os impactos financeiros”.
IRACEMA “Até que enfim a Justiça se manifesta em relação ao prefeito que era mais ausente do que presente no Município de Iracema. Os relatos dos moradores que buscavam nos meios de comunicação alertar para a ausência de poder que existia na sede do município e nas vicinais, piorando com as centenas de problemas que foram causados pelas queimadas e pela forte estiagem, enfim ecoam de forma positiva. Esta decisão, mesmo que tardia, pelo menos alivia em parte o sofrimento da população”, comentou a moradora Marlene Lima Trindade.
AABBO morador de Caracaraí Gilberto Júnior escreveu: “Mesmo com a divulgação da situação em que se encontra a antiga sede da AABB em Caracaraí, nada até o momento foi feito. O prefeito, que é ex-funcionário da instituição, como ninguém, sabe da situação em que se encontra o local – com as piscinas com água parada há muito tempo -, mas nada faz para amenizar o problema, tampouco cobra uma providência da instituição”.