Opinião

Opiniao 26 05 2016 2483

Das trevas para luz – Vera Sábio*”A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão. Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações”. (I João cap. 1)Estamos em momentos de transformações e isso é ótimo. Pois a verdade nos liberta das travas da ignorância e, através da presença constante de Deus que sempre está disposto a nos ajudar, nos livraremos de tantas trevas surgidas por ambições desmedidas e doentias.

Nunca na história do Brasil foi constatada tanta corrupção, no entanto, nunca foram detectados tantos políticos de colarinhos limpos e mentes imundas.     Nessa situação de um sujo ter que assumir o posto de outro sujo, vêm as divergências daqueles que acham que deveria ficar o sujo de antes. O que discordo totalmente, pois escrevi e repito, precisamos começar a limpar, por isso estou muito feliz com esse começo.

Basta um foco de luz para decepar as trevas, então não sejamos omissos em saber e não denunciar, em verificar e continuar votando errado, em fazer de conta e deixar com que o mal fique impune. Devemos estar compromissados com nossa consciência, com nossos semelhantes, com os mais necessitados, com nossa cidade, com nosso país e principalmente com nossas ações.

Assim bata e a porta se abrirá, chame e Deus te inspirará para que sinta o que é luz e ajude na destruição das trevas. A moralidade, honestidade, fraternidade e paz começam em cada um que deixa a semente da verdade florescer e entende que ela precisa sofrer para isto. Porém, a recompensa de um futuro melhor e mais justo vale qualquer dor que sentirmos agora.

Coloque Deus no comando e sempre que agir pense como Jesus agiria.

*Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e [email protected](95) 991687731——————————————

Case constantemente com a mesma pessoa – Flávio Melo Ribeiro*Chega um dia em que o casal não quer mais se afastar. Percebe que o amor que os une faz surgir um desejo de construir algo mais do que o namoro oferece, querem compartilhar suas vidas num novo lar. Chega o momento que pensam constantemente em casar, uma decisão séria que implica a vida de várias pessoas no entorno do casal, além deles obviamente. Esse sentimento é vivido como para sempre, por isso que o casal troca as alianças, pois tem o intuito de juntos construírem uma família, um lar e enfrentar as adversidades do mundo em conjunto. Percebem o quanto pode contar com o outro e vivem forte sentimento de complementariedade e união.

Mas como manter uma relação amorosa para sempre? Eis uma questão sem resposta precisa, haja vista que o número de separação está próximo do das uniões. Muitos estudos são feitos para compreender esse fenômeno e buscar uma fórmula do convívio; mas o mundo mudou, as diversidades aumentaram, os diferentes se aproximaram, os conflitos e a intolerância foram à estratosfera. Porém, existem alguns pontos presentes nos relacionamentos duradouros e saudáveis: a compreensão das diferenças, o respeito ao outro e a sua liberdade, o carinho cotidiano, o sexo e o amor.

O interessante é que esses pontos são de conhecimento da grande maioria dos casais, mesmo assim, não os seguem e desperdiçam seus relacionamentos. Um dia desses, li uma frase que sintetizava essa situação:

“a camélia se apaixonou pelo cacto e compreendeu seus espinhos”. Por sua vez, o intolerante se espinha ao ler uma frase dessa e já está pronto para romper relacionamentos, inclusive de parar de ler esse texto. No entanto, embora não haja uma fórmula mágica, há comportamentos que, quando utilizados, facilitam a união. Vou citar um: case sempre com a mesma pessoa.

Pelo menos uma vez por mês conversem entre si sobre o casamento realçando os pontos positivos. E aproveite o aniversário de casamento para renovar os votos. Nem que sejam apenas vocês dois, tirem esse dia de folga, ou o fim de semana seguinte apenas para vocês dois e peçam um ao outro em casamento. Seja sincero ao casar com a mesma pessoa, pois, unidos, vocês passarão melhor pelas adversidades que se apresentam, bem como melhorar o convívio.

*PsicólogoCRP12/[email protected]——————————————Vivi no meu baú – Afonso Rodrigues de Oliveira*“Apresentar uma mulher poemaÉ sempre um gostoso dilemaPara quem trabalha com poesia”.(Roberto Mibielli)Falar sobre mulheres é sempre um problema, muito sério. Depende do ângulo em que você foca a deusa ou a bruxa. E como nunca estive nem aí para bruxas, prefiro me endeusar com a deusa. Porque é assim que vejo as mulheres, independentemente de quem elas são. Mas há sempre, e não posso fugir de minha fragilidade, um único caminho para o encontro. Sempre lamentei por eu não ser um poeta. Confesso que já tentei, mas sou sincero. Nunca consegui escrever um verso que parecesse um verso. Ainda bem que ninguém leu os que escrevi. Mas sou apaixonado pela poesia.

Ontem pela manhã, fiz o que sempre faço na véspera de feriados, fico procurando algo para meu dia de descanso, na leitura. Aí corro pra minha estante. Cara, você precisa conhecê-la. É a coisa mais desorganizada que pode existir. Mas não havia um livro em questão. Comecei a procura. De repente, peguei o livro, “Um tom para a poesia”, da Roberta Cruz. Foi o meu deleite. A foto da Roberta, com um sorriso querendo sorrir, me encantou. Fui à dedicatória que ela escreveu pra mim e sorri firme, encantado com a dedicação. Fui à frente e dei com a apresentação do professor Roberto Mibielli, quem, infelizmente, ainda não conheço.

Já citei alguns versos da Roberta, aqui no meu humilde trabalho diário. Sempre que pego seu livro me deleito com a simplicidade nas expressões que sempre me encantaram. Nada me encanta mais na mulher do que sua simplicidade. É na simplicidade que mora o encanto. No sorriso simples expressa-se a beleza do encanto. A postura é um complemento indispensável que mostra, com simplicidade, o caráter. E nada é mais gratificante do que olhar para uma mulher e ver toda sua beleza estampada no seu sorriso. O sorriso e o riso mostram o encanto na beleza de uma mulher realmente encantadora que merece o título de Deusa. E é nessa mistura de encanto que vivemos a felicidade na beleza natural que está na mulher, no que ela é realmente como a criação divina.

Roberta e Roberto, vocês me fizeram feliz na manhã de ontem, e vou continuar desfrutando a felicidade na releitura do livro que já li, e me fez muito feliz. Apresentar uma mulher poema é, realmente, uma tarefa endeusadora. Admirá-la é igualmente divino. E a Roberta nos dá a felicidade de ter todas as mulheres em nossos pensamentos, não como uma vulgaridade humana, mas como um presente divino, como nosso complemento. Porque sem elas não seríamos nem mesmo homens. A mulher é a expressão mais saudável da felicidade na humanidade. Pense nisso.

*[email protected]