Opinião

Opiniao 27 10 2018 7145

Homicídios aumentam mesmo com lei do desarmamento

Salesio Nuhs*

Segundo o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, o estado teve em 2016 um aumento de 19,8% no número de homicídios dolosos em comparação com o ano de 2015. Foram 5.033 vítimas e o pior índice desde 2002, quando o Rio teve 6.885 vítimas desse crime.

Mesmo com o crescimento dos casos de homicídios, há quem, ignorado os números, afirme que o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.986/2003) é um grande sucesso, responsável por conter a escalada da violência. Claramente, os dados acima contrariam esta narrativa, que esbarra frontalmente nos indicadores criminais, e comprovam que a lei do desarmamento não teve efeitos práticos na redução da violência.

Outro exemplo de que desarmar os cidadãos não é a solução para reduzir a criminalidade é o caso do famoso “ônibus do desarmamento” que circula no Estado de Alagoas com o objetivo de recolher as armas entregues voluntariamente pela população. Alagoas, no entanto, é considerada uma das regiões com o índice de violência mais altos do Brasil, com taxa de 56,1 vítimas por 100 mil habitantes, segundo o Mapa da Violência 2016.

Isso porque o problema da violência vai muito além da lei e de restrições à posse ou porte de armas de fogo impostas aos cidadãos brasileiros, como o combate à impunidade, investimentos consistentes no fortalecimento das forças policiais, fiscalização eficaz das nossas fronteiras, entre outras providências.

É inegável que a reposição das armas no mercado clandestino ocorre de forma muito mais intensa que a apreensão feita pelo Estado. Isso se deve, entre outros motivos, porque o combate ao tráfico de armamentos no Brasil ainda é precário e as fronteiras estão desguarnecidas, o que facilita e muito o acesso de criminosos as armas ilegais.

O fortalecimento de facções criminosas por meio do tráfico fronteiriço preocupa especialmente o Brasil neste período em que enfrenta uma alarmante crise na área de segurança pública. Inclusive, recentemente, o Ministério da Defesa externou receio com a possível entrada de armamentos de rebeldes das Farc em território brasileiro.

Diante da grave crise da segurança em nosso país é importante considerar que, mesmo com uma das legislações mais rigorosas do mundo quanto à aquisição de armamentos, as armas ilegais em circulação, assim como os homicídios, só aumentam ao longo desses anos. Enquanto o Brasil insistir em reproduzir a equivocada visão de algumas ONGs desarmamentistas, o país continuará a matar cerca de 60 mil pessoas por ano, mais do que em qualquer guerra no mundo.

*Presidente da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (Aniam)

——————————————-

A Gripe e suas complicações

Jacqueline Cássia de Castro*

A gripe é uma doença aguda que acomete as vias respiratórias e tem o vírus influenza como responsável. Os resfriados são causados por rinovírus ou coronavírus e têm apresentação diferente.

A gripe pode ocorrer em surtos no decorrer do ano, mas é mais frequente no inverno ou em períodos mais frios. No Brasil, a temporada de gripe ocorre geralmente entre abril e outubro, principalmente nas regiões em que as condições climáticas são mais definidas.

Geralmente, a maioria das infecções é causada pelos vírus da influenza A e B, mas também podem ser causadas pelos vírus H1N1 ou H5N1. Como a incidência maior de casos se dá no período mais frio do ano, o quadro recebe o nome de gripe sazonal.

Transmissão do Vírus: A transmissão do vírus da gripe acontece por via respiratória, geralmente pela inalação de partículas de secreção infectada em suspensão no ar. Por esse motivo, é importante tomarmos certos cuidados ao tossir ou espirrar, quando estamos doentes. Sabe-se que é possível que o contato com uma superfície que acaba de receber o vírus pode facilitar sua transmissão, mas esta via de transmissão ainda não foi totalmente esclarecida.

O vírus influenza entra nas células do sistema respiratório, começa a replicar-se e após o período de incubação, que dura entre 3 a 4 dias, começam as manifestações iniciais da gripe, provocadas pela multiplicação dos vírus e pela resposta inflamatória que induzem.

No início da gripe temos como sintomas febre alta, dores de cabeça e no corpo, mal estar e fraqueza. Outros sintomas possíveis são tosse, inicialmente seca, dor de garganta e coriza.

A gripe não complicada costuma melhorar em até 5 dias, mas em alguns casos, o quadro pode estender-se por mais de uma semana. Geralmente a recuperação é rápida, no entanto, algumas pessoas demoram semanas para se recuperar.

Em pessoas vulneráveis, a gripe pode ser mais perigosa e é chamada de gripe complicada. Isso acontece quando ocorre a pneumonia causada diretamente pelo vírus influenza (pneumonia viral); pneumonia bacteriana (quando bactérias se aproveitam da fragilidade do organismo e infectam os pulmões); acometimento dos músculos (miosite) ou do sistema nervoso (encefalite ou polirradiculoneurite)

Estão sob maior risco de apresentarem essas complicações as crianças com menos de 2 anos, os idosos com mais de 65 anos, doentes crônicos e obesos.

Diagnóstico: Nos períodos de epidemia de gripe, em geral o diagnóstico é clínico, ou seja, as pessoas com febre e sintomas respiratórios que se manifestaram há menos de 48 horas recebem esse diagnóstico. Entretanto nos pacientes que devem ser hospitalizados devido a gripe, aqueles em que a doença evolui rapidamente ou de forma mais grave, pessoas com mais de 65 anos e gestantes, pode ser necessário confirmar o diagnóstico com exames, pois isso pode exigir uma mudança no tratamento.

Tratamento: Como a gripe é uma doença autolimitada, na maioria dos casos basta o tratamento de suporte, com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação.

Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de medicamentos antivirais, que só funcionam se forem administrados nas primeiras 48 horas a partir do início dos sintomas.

Antibióticos não funcionam para tratar a gripe e são prescritos somente nos casos de eventuais infecções bacterianas, que podem advir como complicação do quadro.

Prevenção: A prevenção da gripe consiste em medidas relativamente simples: vacinação e cuidados básicos de higiene.

As medidas de higiene úteis para a prevenção da gripe são simples: cobrir a boca quando tossir ou espirrar (para evitar a disseminação maior de partículas que carregam os vírus), sempre lavar as mãos com água e sabão para evitar eventual transmissão por contato e deixar os ambientes arejados.

A vacinação tem a função de evitar que a pessoa contraia a infecção ou que tenha um quadro mais grave da doença, com menor risco de complicações. A vacina pode ter efeitos colaterais como dor e inchaço na região da aplicação. Eventualmen
te, pode provocar um quadro semelhante ao de um resfriado comum.

A vacinação deve ser realizada anualmente, porque os vírus se alteram. Geralmente, a pessoa demora duas semanas para desenvolver os anticorpos adequados.

Entre a população, os adultos com mais de 50 anos, imunossuprimidos (transplantados, pacientes com HIV), doentes crônicos, crianças de até 5 anos e profissionais de saúde estão entre aqueles que devem receber a vacina anualmente.

*Geriatra e fundadora do Projeto Cuidar – Geriatria Goiânia.

——————————————-

Dia do Servidor Público

Vera Sábio*

O servidor público é aquele que possibilita ao público, a solução de seus anseios.

Aos que precisam de informação, que o servidor conceda. Aos que precisam de agilidade, Que o servidor facilite. Aos que precisam resolver alguma pendência, que o servidor seja capaz.

Servir é bem mais do que fazer o básico, é facilitar a vida de quem o procura. Servir é um gesto de doação; onde doamos atenção, solidariedade, destreza com o que fazemos e empatia por aquele que precisa de nós.

Portanto acredite na sua tarefa, multiplique os seus talentos, esteja ali não como uma simples pessoa, mas em seu momento de trabalho, você é bem mais do que um cidadão. Somos um servidor e antes de tudo, precisamos servir bem, com tudo que o público tem direito.

Estejamos sempre nos atualizando e preparados para o público mais diversificado; afinal cada ser humano é único e tem suas formas de compreensão, de necessidades e de valores que precisam ser respeitados.

Sirva o outro sempre como gostaria de ser servido por ele. Parabéns pelo Dia do Servidor e que todos valorizemos nosso papel e sejamos gratos pela oportunidade de servir.

*Psicóloga, escritora, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega com grande visão interna.

Adquira meu livro: “Enxergando o Sucesso com as Mãos”. Cel. 95 991687731 Blog: enxergandocomosdedos.blogspot.com.br

——————————————-

Use a visão periférica

Afonso Rodrigues de Oliveira*

“Não viva para que sua presença seja notada, mas para que sua falta seja sentida.” (Bob Marley)

Não viva sua vida concentrado só em você mesmo. A felicidade está à sua volta. Mantenha sua visão periférica com seus pensamentos. Observe com parcimônia. Cuidado com seus julgamentos. Talvez eles estejam influenciados pela visão ilusória em pensamentos despreparados. E isso sempre acontece quando nos deixamos influenciar pelos pensamentos de outras pessoas. Veja o que você realmente quer na vida, mas nem sempre prensando só em você. Sua felicidade depende da felicidade das outras pessoas.

Viva intensamente. E viver intensamente não significa ficar dançando nas ilusões da futilidade. Você como eu e todos nós vive num mundo em progresso. E quando progredimos enfrentamos os obstáculos como ensinamentos. Só quando entendemos a vida é que a vivemos intensamente. As verdades às vezes são cruéis. Mas são exatamente elas que nos tornam entendedores e conhecedores das veredas da vida. Só depois que amadurecemos é que entendemos a verdade que nos diz o que é inevitável: a única certeza que todo ser humano tem da vida, é a morte. O que nos leva a entender que os anos de nossas vidas são contados em contagem regressiva. E é por isso que devemos viver cada dia como se ele fosse o último.

Estamos a exatamente dois dias para mudanças importantes na nossa vida política. E o resultado, bom ou mau, nas mudanças, depende de sua atitude. E isso requer maturidade e cidadania. E nunca seremos maduros enquanto continuarmos seguindo, guiados pelos pensamentos de outras pessoas. Reflita sempre sobre o que será melhor, não só para você, mas para a humanidade. Porque fazemos parte dela e por isso temos o dever de estar sempre procurando melhorá-la. E você tem o poder de fazer isso, mesmo sabendo que tudo o que você fizer de melhor é apenas parte do que deve ser feito. E é por isso que não devemos parar, nunca. Você já sabe que somos todos imortais; nossa embalagem é que tem prazo de validade. É ela que morre, e não nós. A consciência disso nos mostra a responsabilidade que temos na melhoria do mundo atual. Mesmo porque não sabemos como será o próximo mundo, quando voltarmos. Reflita maduramente sobre as mudanças que teremos em nossas administrações futuras. Vá devagarzinho, mas com cautela e responsabilidade. A vida que teremos daqui para frente vai depender da nossa atitude nas próximas horas. Valorize seu dever e cumpra-o com responsabilidade e racionalidade. Reflita sobre a responsabilidade que você tem na decisão. Faça o melhor que você puder fazer. Pense nisso.

*Articulista

[email protected]

99121-1460