Sua empresa é composta de pessoas talentosas? – Flávio Melo Ribeiro*
Montagem de equipe de alto rendimento é um tema complexo, pois exige uma gama variada de requisitos e características. Porém, de nada adianta treinamentos, liderança, sistemas gerencias caros se a base: colaboradores e talentos não estiverem aptos a exercer as respectivas funções. O primeiro passo, por mais que o assunto esteja batido, é o processo seletivo. Os colaboradores são as engrenagens e os talentos os pistões da era da informação. As forças geradoras das inovações e invenções da nossa época. Sem as pessoas capacitadas, hábeis e com recursos necessários, não teríamos o mundo organizado como ele é hoje. O problema é como garimpar essas pessoas antes que a concorrência o faça e como mantê-las na organização. Além disso, como identificar um candidato talentoso de uma pessoa esforçada com bom discurso.
Quando se fala em Talento não se quer dizer uma pessoa que já nasceu pronta, sabendo fazer algo, mas que ela nasceu e desenvolveu no decorrer das experiências características que possibilitam fazer determinadas tarefas com habilidade muito superior às outras, alcançando resultados superiores. Identificar essa base é fundamental para medir a gama de possibilidade e resultado que o candidato pode alcançar. E isto não é medido no seu currículo, nem no seu discurso. Há necessidade de testes práticos, ou ligados às atividades, ou testes científicos reconhecidos que meçam isso. Há necessidade de utilizar a ciência para isso. Acabou a época da seleção por intuição, por indicação, por mera rede de relação. Ou você tem os melhores para compor sua equipe, ou você está na vala comum.
O problema de onde achar o Talento é que ele pode estar em qualquer lugar, às vezes mal aproveitado, realizando tarefas não condizentes com suas características e consequentemente apresentando resultado abaixo do que pode desempenhar. Pode estar próximo ou longe de onde você está procurando. O importante é acabar com os “jeitinhos” e a pressa pela montagem da equipe. A base desse trabalho eu tenho constatado em empresas vencedoras e são comportamento e resultado. A união dessas duas bases possibilita unir numa mesma equipe pessoas com diferentes características e mesmo assim eles tendem a buscar a solução dos problemas sem pensar em si. O que está no foco dessas pessoas é a capacidade de buscar o resultado planejado e não inflar o ego.
A montagem de uma equipe de alto rendimento requer tempo e paciência. Pode demorar mais a montá-la, porém, uma vez feito, os talentos tendem a ficar mais tempo na organização, pois é gratificante a eles terem colegas que também são talentos. Muitas dessas pessoas saem da solidão existencial quando ingressam numa equipe em que os colegas lhe desafiam e ele pode explorar de forma saudável todo seu potencial.
*Psicólogo – CRP12/00449
O CONSUMIDOR PRECISA CONHECER SEUS DIREITOS – Dolane Patrícia*
Por muitas vezes parei para imaginar de quantas formas o consumidor é lesado em nosso país? Já cheguei a pensar que consumidor e trabalhador é o lado da corda que sempre arrebenta, ou seja, o mais fraco. Digo isso porque parece que quanto maior a empresa e quanto mais dinheiro possui, menos se preocupam com os direitos dos consumidores e dos trabalhadores de forma geral.
O Código de Defesa do Consumidor, Lei n° 8.078/90, trata dos direitos de “toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final” (art. 2°).
Hoje com nossos meios de comunicação super evoluídos, vemos que o consumidor possui maior noção dos seus direitos e muitas vezes o requisita perante maus fornecedores.
Existe uma lei federal, trazida pelos nossos legisladores, que determina que os estabelecimentos comerciais de pequeno e grande porte de prestação de serviços do país devem ter um exemplar do Código de Defesa do Consumidor.
No entanto, de nada vai adiantar essa Lei se os consumidores não lerem o código para conhecer seus direitos.
Várias são as pessoas que questionam porque um código tão rico em direitos não é respeitado. Contudo, falta um quesito importante que não podemos deixar de considerar: a informação. Sim, ela precisa chegar exatamente para aqueles que mais necessitam e que por muitas vezes, não conhecendo seus direitos, são lesados e acabam sempre no prejuízo.
O site mdemulher.abril.com.br, traz informações importantes para você que é consumidor, assim como diversos sites que se preocupam em manter a população informada dos seus direitos:
“O consumidor tem o direito de suspender, uma vez por ano, serviços de TV a cabo, telefone fixo e celular, água e luz sem custo. No caso do telefone e da TV, a suspensão pode ser por até 120 dias; no caso da luz e da água, não existe prazo máximo, mas depois o cliente precisará pagar pela religação,” diz Maria Inês Dolci, da Proteste.
Além disso, “quem é alvo de alguma cobrança indevida pode exigir que o valor pago a mais seja devolvido em dobro e corrigido, diz Maria Inês Dolci, da Proteste.
Da mesma forma, as administradoras de cartão de crédito sempre tentam oferecer aos clientes seguros que protegem o consumidor contra perda e roubo. Órgãos de defesa do consumidor entendem, porém, que se o cartão for furtado e o cliente fizer o bloqueio, qualquer compra feita a partir dali será de responsabilidade da administradora, mesmo que ele não tenha o seguro.
Outro ponto importante em relação aos direitos do consumidor, é que as passagens de ônibus, mesmo com data e horário marcados, têm validade de um ano, de acordo com a da Lei nº 11.975, de 7/6/2009. Caso não consiga fazer a viagem na data marcada, o passageiro deve comunicar a empresa com até três horas de antecedência. Depois, poderá usar o bilhete em outra viagem, sem custos adicionais (mesmo se houver aumento de tarifa).
Da mesma forma, outra informação que não chega para a maioria dos consumidores é que quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila, basta utilizar o cartório eletrônico! Funciona 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.
Quanto a pessoas que têm seus documentos roubados, a Lei 3.051/98 nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como habilitação, identidade e Licenciamento Anual de Veículo. Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia a um posto do IFP.
Dessa forma, podemos destacar outras situações que muitas vezes não são do conhecimento dos consumidores em geral. Me refiro agora às multas de trânsito.
No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa. Em 30 dias você r
ecebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.
O site tequilaeafins.blogspot.com também traz dicas importantes no que diz respeito a outras questões do dia a dia que também não são informadas para muitos consumidores, por exemplo: os órgãos de proteção ao crédito não podem reter o nome do consumidor por muito tempo depois da dívida ter sido paga. O nome deve ser retirado da lista de inadimplentes em até cinco dias após o pagamento. Se causar algum dano após esse prazo, pode ingressar com ação de indenização por danos morais.
Existem muitos consumidores que passam por aborrecimentos e constrangimentos em razão de atraso de uma obra, entretanto, caso um imóvel não seja entregue dentro do prazo determinado pela construtora, o consumidor tem o direito de pedir uma indenização pelo atraso (há uma tolerância de 180 dias).
E o que dizer dos bancos? Difícil acreditar que eles têm o dever de oferecer alguns serviços gratuitos. Assim, os bancos são obrigados a prestar certos serviços sem exigir pagamento algum dos clientes, como fornecimento de cartão de débito, de até dois extratos bancários, de dez folhas de cheque por mês e realização de até quatro saques e duas transferências por mês.
Se você é um consumidor que já passou por algumas dessas situações, pode procurar o PROCON de sua cidade.
Outra medida, agora para ser indenizado pelos danos sofridos em razão do desrespeito aos seus direitos, é ingressar com ação de indenização de danos morais e materiais, sem falar nas perdas e danos.
Sim, todas essas providências vão ajudar você que é consumidor a ter assegurados os direitos que são garantidos por Lei.
E lembre-se: muitas vezes, como diz a própria Bíblia: “O povo perece por falta de conhecimento”!
*Advogada, Juíza Arbitral, Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Pós Graduada em Direito Processual Civil e Direito de Família, Personalidade da Amazônia e Personalidade Brasileira – Whats 99111-3740
Procure em você mesmo – Afonso Rodrigues de Oliveira*
“Não procure nunca uma motivação fora de si mesmo, dos seus desejos. Tudo está dentro de você, nos seus sonhos.” (André Blanchard)
Quando descobrirmos o poder que temos dentro de nós mesmos, viveremos uma vida realmente sadia. Porque, além de muito mais, as doenças não estão no nosso corpo, mas na nossa mente. Assistindo a campeonatos de paraplégicos, fiquei refletindo sobre o poder que eles têm, diante das dificuldades físicas. Ninguém, entre eles, mostrou dificuldades em atuar dentro de suas limitações, sem limitá-las. Ouvi uma garota linda, com uma prótese na perna, dando uma palestra de otimismo para adolescentes que não eram paraplégicos. E nessas horas lembro-me do Nuno Cobra: “Você não tem nenhuma doença, o grande problema é que você não tem saúde.”
Meu filho, Alexandre Magno, no final da década dos noventas, foi atacado por uma doença considerada letal: a ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica. Corremos durante três anos para conseguir o diagnóstico da doença. Finalmente, no Rio de Janeiro, a doença foi diagnosticada e a sentença lavrada: pelo tempo decorrido, ele não viveria mais, além do ano de 2001. É uma história longa e não vou poder continuar com detalhes. Mas vamos ao mais importante.
Escolhido pelos médicos que cuidaram dele, vim tomar conta dele que morava sozinho. No final do ano de 2001, naquela manhã friinha, ele sentou-se à mesa para o café da manhã e falou decidido:
– Pai… Se essa doença não me matou até agora, não vai ser ela que vai me matar, e fim de papo. Tá decidido.
Em 2008 formou-se em letras pela USP de São Paulo. Em 2016 ganhou uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze em campeonatos internacionais de parataekwondo. Ele não tem movimentos nos braços e tem o tórax bem deformado. Mas nada disso faz dele uma pessoa indecisa e triste. Suas atividades são múltiplas e minha família tem um orgulho incomensurável do potencial mental dele. Um exemplo notável de vida.
Nunca se deixe abater nem se deixe levar pelo desânimo quando, inadvertidamente, o médico lhe disser que você não viverá mais do que o que ele acha que você não viverá. Você é o dono, ou dona, de sua vida. Você pode fazer dela o que bem entender. O poder é seu e de mais ninguém. Devido ao avanço da sua idade, o Alexandre desligou-se do taekwondo e estamos morando aqui, na Ilha Comprida, no litoral Sul de São Paulo. Local ideal que ele escolheu para viver a felicidade do muito que ainda há de sua vida. Uma escolha para viver a vida, e não para lamentá-la. E eu e a dona Salete estamos nesse barco de aventuras, navegando pelo mar imenso da vida. Pense nisso.
*Articulista [email protected] 99121-1460