Ninguém é infalível – Marlene de Andrade*“Pontífice significa ponte entre Deus e o homem e essa Ponte é o próprio Jesus. Ele é o Caminho” (João 14:6 a), assim sendo, Jesus é o Supremo Pontífice da sua amada Igreja e não o papa ou “pastores” evangélicos. Só Jesus, realmente, pode ser a nossa Ponte Segura.
Precisamos entender também que quando Jesus ascendeu aos céus, afirmou que enviaria o Espírito Santo, para ser nosso Consolador. Nenhuma pessoa seja ela papa, ou “pastores”, são infalíveis e nem nosso consolador.
A doutrina da infalibilidade é antibíblica e foi criada em 1870 pelo Papa Pio IX. E o estranho é que somente nessa data é que a Igreja Católica foi chegar a essa conclusão. De onde Pio IX tirou tal heresia, se a Bíblia nada afirma a esse respeito?
O Papa Eugênio IV no século XV condenou Joana D’Arc para ser queimada como bruxa, porém o Papa Bento XV a declarou santa em 1920. Que é isso, um a condenou e outro a absolveu? Cadê a Infalibilidade papal?
Chama também a atenção é a riqueza dento do Vaticano. É tão grande que a mitra usada pelo Papa Pio X, o qual faleceu em 1914, possuía 529 diamantes, 252 pérolas, 32 rubis, 19 esmeraldas e 11 safiras. O palácio onde reside o papa possui 1400 quartos, 300 banheiros e 100 gabinetes de leitura. Enquanto isso, várias crianças pelo mundo afora morrem de inanição. Será que alguém considerado infalível não tem a capacidade de perceber que isso além de ser pecado, é uma afronta à pobreza espalhada por esse mundo afora?
Infelizmente, hoje em dia, isso também vem ocorrendo entre muitas igrejas que se autodenominam evangélicas. Essa história, lamentavelmente, está se repetindo, pois inúmeros “pastores” estão se enriquecendo a custa da boa fé dos fiéis e esse foi um dos motivos pelo qual Lutero, em 1517, se levantou contra tanta distorção. O papa dos dias dele era Leão X, o qual vendia indulgências para que as pessoas pudessem entrar no céu. Quem somos nós para vender um espaço no Reino dos Céus? E o pior é que muitas pessoas pagaram essa “propina”, inclusive minha falecida avó.
A “Santa Inquisição” foi um tribunal injusto e muito perverso, pois entre outras coisas, eles esmagavam a sangue frio as pernas e os pés das pessoas, condenadas à morte por esse tribunal, ou as trituravam vivas dentro de uma roda que girava lentamente. Isso é que é ser infalível? Infelizmente, hoje a “Santa Inquisição” está dentro de algumas igrejas, disfarçadamente ditas evangélicas, também extorquindo dinheiro dos fiéis e se aproveitando da boa fé dos mesmos.
“… não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque.” (Eclesiastes 7:20)
*Especialista em Medicina do Trabalho/ANAMThttps://www.facebook.com/marlene.de.andrade47———————————— Perdoe – Flávio Melo Ribeiro*Desde o início das minhas atividades profissionais, me deparei com pacientes que confundiam o que é perdão. Entendiam que perdoar é esquecer o mal que lhe fizeram e trazer o malfeitor para próximo delas, mesmo sabendo do risco de recorrência. Em primeiro lugar, ninguém se esquece da sua vida, principalmente de fatos importantes que incomodam a ponto de sentirem raiva ou de pensar em perdoar (a não ser por doenças neurológicas). Em segundo lugar, entender o que aconteceu não exige manter as pessoas e ambientes como estavam dispostos antes – muito pelo contrário –, mas aponta necessidade de mudanças e nova configuração na rede de relacionamento.
Perdoar é libertar-se. Essa definição encontra-se escrita há milhares de anos. Perdoar é fazer com que o passado, que não é esquecido, possa ser ressignificado a ponto de não mais incomodar. Cabe perdoar tudo aquilo que nos aconteceu no passado e nos atrapalha ainda hoje. Vamos entender melhor isso.
Nós estamos constantemente nos encaminhando para o futuro, mas podemos ir olhando para frente e, com isso, percebendo as novas oportunidades, ou com foco no passado, remoendo o que nos fizeram ou o que nós mesmos fizemos. A raiva e a mágoa se fazem presente atrapalhando as relações atuais. Além disso, as promessas feitas na época, que geralmente são comportamentos radicais para evitar novos sofrimentos, e não cumpridas, aumentam os sentimentos de mágoa. Essa demasiada atenção ao passado nos faz perder oportunidades presentes, pois as identificamos depois que passam e não temos como recuperá-las. Ainda, perdemos oportunidades negando possíveis relações prazerosas por receio de que os acontecimentos passados se repitam, mesmo com outras pessoas envolvidas. Em vez de mover-nos pela positividade, pensamos em vingança, ou, se não chegamos a isso, oscilamos entre boas coisas da vida e recaídas raivosas do passado.
Em alguns casos, a pessoa responsabiliza a si mesma pela sua passividade no passado, por não ter reagido com mais rigor e se culpa pelo que deveria ter feito e não teve visão ou coragem. Nesse caso, o perdão tem que ser a si própria. Essa falta de entendimento do passado e a insistência em não se perdoar são os fatores mais comuns de instabilidade emocional, pois diversas situações do presente servem de gatilho para lançar-se emocionalmente e reagir de maneira intempestiva, ou retraída. Essa tendência dos extremos é comum: ou explode ou se deprime. Não é porque você sofreu no passado – e não interessa o grau– que justifica você, hoje, provocar seu próprio sofrimento. Se você não se libertar desse “passado ruim”, não estará dando oportunidade a si mesmo para construir e viver situações melhores.
*Psicólogo CRP12/00449————————————-
A mente é o timão – Afonso Rodrigues de Oliveira*“É a mente que faz o bem ou o mal, que faz o feliz ou o infeliz, o rico ou o pobre”. (Edmund Spenser)Depois da euforia do Natal, voltei ao computador com vontade de bater um papo saudável e agradável com você. Mas caí na tolice de ligar o televisor, antes de me sentar aqui. E não consigo não me irritar com notícias bobocas que não me levam a lugar nenhum, a não ser à irritação. Mas não quero terminar um ano que já nos deixou sufocados pelo ridículo nos acontecimentos na administração pública, Brasil afora. Tenho aqui uma frase do Barão de Itararé, que ratifica meu pensamento. Nunca tive coragem de citar a frase, por não querer provocar animosidade com profissionais dedicados. Mas, a frase é do Barão e não minha. Mas vamos deixá-la pra depois. Vamos viver nosso dia, hoje, como exemplo do que queremos amanhã.
Sei que não é fácil ficar tranquilo diante de catástrofes. Mas pensei: por que você tem que se aborrecer quando pode ficar alegre dirigindo seus pensamentos para cosias agradáveis e úteis? Aí lembrei-me da fala daquele delegado de polícia, em Sampa, quando ele me disse, referindo-se ao “conto-do-vigário”: “Não haveria vigaristas se não existissem os otários”. E por que tenho que bancar o otário, aborrecendo-me com os maus quando existem os bons? O bem e o mal estão sempre juntos. Cabe a nós escolher o que nós queremos. E todo o poder na escolha está em nossos pensamentos. Tudo que obtemos é fruto do que pensamos em relação ao que queremos.
Não se preocupe em deixar de lado o que você não quer. Se não quer, não obterá. Na realidade você não precisa escolher o que quer; basta pensar apenas no que quer. É este detalhe que dificulta a obtenção. Quando escolhemos perdemos tempo com o que não queremos. Não sei se 2015 foi um ano bom pra você. O que sei é que não estou preocupado, nem com o fato de ele se ir, nem com o 2016 que está batendo forte no meu portão. O que interessa, tanto pra mim quanto pra você, é que saibamos viver o ano que vem, desfrutando o melhor no que plantamos no que vivemos no ano que está se indo. Se o ano velho não lhe foi tão agradável assim, faça o melhor que você puder fazer para que o novo ano lhe seja mais frutífero. E tudo vai depender da sua maneira de pensar, e agir no que pensa. E a felicidade é tudo de que necessitamos para viver intensamente. E ela está em você. Não a desperdice perdendo seu tempo com assuntos e pensamentos desagradáveis. Acredite em você e você acreditará na sua felicidade. Não espere que alguém, seja quem for, faça você se sentir feliz ou infeliz. Só você tem esse poder. Pense nisso.
*[email protected] 99121-1460 ————————————-
ESPAÇO DO LEITOR FESTAO leitor Amadeu Lima enviou o seguinte e-mail: “Em tempos de crise, o que se vê é a redução de festas populares pelos governantes em todo o País, já que existem investimentos a serem priorizados. As festas estão sendo substituídas por investimentos na educação e saúde. E fica aqui a dica para a governadora Suely Campos, que intitula o evento como Reveillon do Povo. Mas existem, senhora governadora, ações mais urgentes a serem executadas, como o abastecimento de medicamentos das unidades de saúde, melhoria na qualidade da merenda escolar e outras ações pontuais na segurança e educação. Com já mencionamos em outros comentários neste espaço, falta um planejamento para esta gestão”.CARACARAI“Até que enfim, uma notícia excelente para os servidores da Prefeitura Municipal de Caracaraí. Agora passa a ser obrigatório o pagamento de nosso vencimento até o quinto dia útil de cada mês, acabando, assim, com a angústia dos servidores, que passam a contar com um calendário fixo de pagamento. Agora poderemos planejar e honrar com nossos compromissos, já que a gestão atual vem pagando com mais de quinze dias de atraso”, relatou um morador que pediu anonimato.FÉRIASOs servidores da Saúde enviaram o seguinte comentário: “Planejamos nossas férias ainda no início do segundo semestre deste ano e, para nossa surpresa, o abono, que deveria ser pago neste mês de dezembro, não veio junto com o salário. Quando fomos reclamar, a informação é que não foi lançado no sistema. Também não deram nenhuma confirmação de que seria pago no mês de janeiro”.SELETIVO “Gostaria de relatar que até esta data não foi honrado o pagamento dos professores seletivados do Município de Rorainopólis, referente ao mês de novembro. O único crédito em nossas contas foi referente ao décimo terceiro salário, na semana passada. O salário segue ainda sem definição de pagamento. Um absurdo. Vamos passar o Ano Novo sem dinheiro”, reclamou um servidor que pediu anonimato.