Sou maisDolane Patrícia*Angela Águida Portella** A Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e Ação Social lançou nesta semana o “Sou Mais – Fortalecendo Laços, Construindo Cidadania”, Programa de Atendimento à Criança, Adolescentes e Famílias de Roraima.
O presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier, abraçou essa causa, pois está sempre ligado a tudo que visa melhorar as condições de cada indivíduo deste Estado. Tem apoiado todas as políticas públicas que tenham por objetivo a melhoria da qualidade de vida do cidadão de Roraima.
Foram convidadas para participar do lançamento, autoridades ligadas à área da criança e adolescente, conselheiros tutelares, Conselho Regional de Psicologia, entre outros.
O programa promoverá atendimento, prevenção e promoção de assuntos ligados à área da criança e do adolescente. Será uma ferramenta a mais para rede de proteção, que estará disponível para famílias, conselhos tutelares, escolas e sociedade em geral.
Essa iniciativa precisa da união de todos, pois deixa clara a necessidade da implementação de políticas públicas voltadas à prevenção e ao atendimento de casos de ameaça ou violação aos direitos da criança e do adolescente. Para que isso fique garantido de maneira permanente, participativa e criteriosa, foi criado o programa SOU MAIS!
Será disponibilizado para as famílias e sociedade mais um instrumento para ajudar as crianças e jovens a se tornarem adultos saudáveis e cidadãos de bem. Haverá equipe nas escolas, em ações sociais e nos municípios do interior realizando debates, rodas de conversas e campanhas tanto para prevenir quanto promover os direitos.
Para o atendimento dos direitos da criança e do adolescente, a Constituição prevê seguir as diretrizes da descentralização político-administrativa e da participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação e no controle das ações nos níveis municipal, estadual e federal (art. 227, § 7º c/c 204, I e II).
Dessa forma, a primeira ação do Programa Sou Mais será dia 30 de agosto em Rorainópolis, na Escola Estadual José de Alencar em Rorainópolis. A coordenação realizará uma roda de conversa com 50 alunos da escola sobre o tema Identidade.
De acordo com Elisa Matos, psicóloga do Programa, o objetivo do tema é fazer com que as crianças e adolescentes entendam quem são e eles que têm um papel ativo no desenvolvimento de suas vidas.
“Eles podem se tornar quem eles quiserem ser se tiverem uma base forte de conceito pessoal (autoimagem, autoestima e autoconceito saudáveis). Entendendo quem eles são e as habilidades individuais, isso já é uma grande oportunidade para se tornarem quem desejar ser amanhã, começando hoje”.
O local onde serão feitos os atendimentos e encaminhamentos necessários está passando pelos últimos ajustes, em breve será divulgado na imprensa e aos órgãos necessários, o endereço e telefone.
O Sou Mais será uma ferramenta a mais para rede de proteção de crianças e adolescentes é também um canal para sociedade contar e participar.
Hoje, um dos maiores problemas é a falta de valores que permeiam as famílias, a falta de condições dos pais trabalharem e não terem onde deixar as crianças. O respeito de antigamente que não existe mais.
Nesta desordem que anda as famílias, vemos os abusos sexuais, violência doméstica adolescentes indo para o mundo do crime e drogas. E quando isto acontece, os estragos são grandes. Por isso, o trabalho será preventivo, haverá visitas nas escolas, nosbairros, conversa com pais, famílias, crianças eadolescentes para levar informações diversas.
Vai ser um trabalho gradativo, de mudança de paradigma, de conscientização, será trabalhado o lado humano das pessoas, mostrando que os sonhos são para serem conquistados, que a educação é o caminho do desenvolvimento pessoal e da nossa sociedade.
Essa geração precisa ver que a vida é mais que a pobreza, drogas e violência, não será fácil, mas será possível. Juntos faremos acontecer e mudar a história de crianças, adolescentes e famílias do estado de Roraima. *Advogada, Juíza Arbitral, mestranda em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela UFRR acesse: dolanepatricia.com.br. Whats 99111-3740**Deputada Estadual
Quem semonóis? – Afonso Rodrigues de Oliveira*“No dia em que pararmos de nos preocupar com consciência negra, amarela ou branca, e nos preocuparmos com a consciência humana, o racismo desaparecerá.” (Morgan Freeman)Também acho que já passou da hora de ficarmos nos preocupando com preconceitos, discriminações e tolices da idade da pedra. Afinal de contas somos todos da mesma origem. Aonde chegamos e nos materializamos é consequência da evolução, não só nossa, mas do mundo. E ele evolui lentamente por conta da pobreza mental dos que não conseguem evoluir racionalmente. A cor da nossa pele não é marca registrada, mas consequência de onde chegamos, na evolução da Terra. O que os despreparados não são capazes pra observar e entender.
Já falei pra você, do dia em que eu estava na janela do apartamento, em São Paulo e vi um movimento forte na Praça da Sé. Fui até lá e era um movimento negro, contra as cotas nas faculdades. Confesso que vibrei. Faixas e falas protestavam contra as cotas. Mas não vamos nos estender no assunto porque já falamos dele aqui. O que realmente me preocupa é ver que aquele movimento na Sé não chamou a atenção que deveria chamar. Ninguém percebeu que as cotas são vexatórias para os que realmente se prezam.
Igualmente vexatórios são os protestos contra os imbecis que discriminam. Porque quando nos aborrecemos com os tolos estamos nos igualando a eles. Porque só um idiota joga uma banana no gramado de um estádio, para um jogador, por considerá-lo um macaco. E por que alguém deve se aborrecer por ser desconsiderado por quem não tem consideração consigo? “Dize-me com quem andas, e te direi quem és.” Valorize-se não dando nenhuma importância aos que não se valorizam, pensando que são o que realmente não são.
Sabia qual o motivo de as manchetes de jornais serem sempre negativas? Porque é isso que vende o jornal. Se os telejornais deixarem de lado as notícias negativas não terão mais nenhuma audiência. O que indica que ainda estamos num processo de evolução racional muito aquém do que a racionalidade exige de nós, para que sejamos racionais. E nunca o seremos enquanto ficarmos perdendo nosso tempo com imbecis que se julgam superiores a alguém por considerá-lo diferente fisicamente. Haja boboquice.
Nunca se sinta inferior a ninguém. Não é a cor da pele nem o estilo do cabelo que vai fazer de você uma pessoa diferente. Assim como não é o seu vestido caro que vai fazer de você uma mulher elegante. Sua beleza e sua elegância estão na sua maneira de ser. É só você ser o que você é. Seus comportamentos, postura e simplicidade, é que vão dizer o que você realmente é no que é. Pense nisso. *[email protected]