Opinião

Opiniao 31 05 2016 2504

‘Lei Áurea’ – Marlene de Andrade*Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1 Timóteo 6:10).Todos nós sabemos que a prática de escravizar pessoas é muito antiga. Quando se fala em escravidão, aqui no Brasil, se pensa logo nos portugueses. É verdade que esse povo escravizou negros africanos, trazendo-os para o Brasil para escravizá-los de forma humilhante e perversamente. Além do mais, nos enganamos pensando que a Lei Imperial de 13 de maio de 1888, extinguiu a escravidão em nosso país, pois ainda existe trabalho escravo aqui no Brasil, a qual ocasionou muitos problemas e um dos piores deles é o pré-conceito racial que ainda perdura até os dias atuais.

Mas não foram só os portugueses que escravizaram negros, pois é mais do que sabido que, entre outros, os Estados Unidos foi campeão nessa prática. E por incrível que pareça, índio aqui no Brasil, também foi barbaramente escravizado.

Hoje, multinacionais em todo o mundo, ainda escravizam pessoas a fim de obterem mais lucro. Sendo assim, inúmeros adultos e crianças são forçados a trabalharem em condições degradantes sem nenhum direito trabalhista. Além do mais, o escravo continua sendo tratado como mercadoria e por isso, aos quatro cantos do mundo ainda existe o comércio de compra e venda de pessoas.

Infelizmente, essa prática perversa de escravizar, em nosso território, é mais presente do que se possa imaginar. Dezenas e centenas de pessoas são escravizadas não só no Brasil, como também em diversos países do planeta Terra. Em São Paulo dezenas e quiçá centenas de Bolivianos trabalham em regime escravo. Esses imigrantes, na tentativa de melhorarem de vida, fogem da Bolívia rumo ao Brasil, todavia acabam caindo num poço mais fundo ainda.

Na Nigéria há indício de tráfico de crianças e na Índia muitas meninas desaparecem para trabalhar como prostitutas ou domésticas. Em Gana há quem afirme que existe escravidão sexual. Portanto, não foram somente os colonizadores ingleses, espanhóis e portugueses que escravizaram negros. Na verdade essa prática infame sempre esteve presente na história da humanidade e infelizmente vem se perdurando.

Atualmente no Brasil alguns haitianos trabalham com baixa remuneração e sem direitos trabalhistas. Não são todas as empresas que os escravizam, mas algumas os fazem desenvolver trabalhos forçados. E para concluir, vale uma pergunta: a ação de políticos corruptos no Brasil, não é também uma forma de escravizar a todos nós brasileiros?

*Especialista em Medicina do Trabalho/ANAMThttps://www.facebook.com/marlene.de.andrade47————————————Mãe: rosto humano de Deus – Vera Sábio*Eu sei que na natureza existem inúmeros espelhos de Deus, mas nenhum deles é tão fidedigno como a mãe. Embora seja Deus quem crie a vida, só a mãe tem o poder de gerá-la.

A mãe: empresária, analfabeta, culta, doméstica, autônoma, solteira e mesmo do sexo masculino. Recebe em sua essência o enorme desejo de proteger, cuidar, aconselhar e com um amor incondicional se dedica totalmente aos filhos.

Ainda que a mãe esteja adoentada, ela se levanta da cama quantas vezes forem necessárias para observar e cuidar do filho recém-nascido, o qual morre se não tiver proteção maternal. É no colo da mãe que nos sentimos acolhidos, seguros e preparados para enfrentar a vida quando crescermos.

É com o carinho e paciência da mãe que aprendemos as primeiras palavras e damos os primeiros passos. É no seu útero seguro onde nos formamos e temos a oportunidade de nascer; e quando a mãe não obter esta condição, será no seu coração caloroso que recebemos o amor necessário para nos tornarmos seres humanos.

Portanto, seja você um pai com coração materno, uma avó com amor sublime e duplicado, uma mulher com espírito e dedicação de mãe. O que realmente importa será sua doação incondicional a essa nova vidinha, fazendo com que cresça cheia de sabedoria e graça como fez Maria a mãe de Jesus.

Assim toda mãe merece:

– Ser amada, pois soube distribuir amor, nos momentos em que mais precisamos.

 – Ser cuidada, pois sempre nos cuidou com dedicação e incansavelmente para que fossemos felizes.

 – Ser protegida, merecendo toda nossa atenção, carinho e proteção, já que Sem ela não existiríamos…

Todavia, não só de forma comercial devem existir estes 2º domingos de maio, quando é comemorado todos os anos o dia das mães.. Embora elas merecem ser lembradas e valorizadas sempre.

Que Maria, Mãe de Jesus, esposa do Espírito Santo e filha de Deus Pai, nos ensine a dizer o sim como ela disse e colaborar com Deus no processo da criação. Muito obrigada a você que de alguma forma aceitou ser mãe e que Deus o abençoe lhe dando toda felicidade que desejas.

*Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega CRP: 20/[email protected].: (95) 99168-7731——————————-

Ir sempre em frente – Afonso Rodrigues de Oliveira*“Para cada esforço disciplinado há múltiplas recompensas”. (Jim Rohn)Um dos grandes segredos para se alcançar o resultado desejado é não desistir na caminhada. Mas tenha cuidado para não criar neura com a desistência. Deixar de fazer algo nem sempre é desistir dele. É nos erros que aprendemos. Mas primeiro temos que aprender a aprender. Quando erramos num projeto, o importante é não ficar se prendendo ao erro. Quando erramos, não erramos, aprendemos como não fazer. E se ficarmos nos martirizando com o erro, continuaremos errando. Pense mais em você, no que você realmente quer. Uma vez definido, vá em frente. Os caminhos estão sempre abertos para os que sabem para onde vão. Escolha seu caminho. Não importa os obstáculos que você irá encarar pela frente, na caminhada. O importante é que você esteja realmente decidido na trajetória. Quando você sabe o que realmente quer, obtém. Desde que siga na vereda certa e sem desistências.

Espelhe-se,, nos que já conseguiram o que você quer conseguir. Mas, cuidado. O importante é que você não confunda espelhar-se com imitar. Lembre-se de que cada um é cada um. Modelar um vencedor é seguir o rumo dos rumos que ele tomou, mas respeitando as diferenças entre ele e você. Veja nele apenas o que há de melhor e que se enquadra exatamente no seu perfil. Não force a barra. As coisas não caem do céu.

Com certeza você conhece, ou sabe de inúmeros despreparados que ganharam fortunas na loteria e que estão, hoje, puxando a carroça. O dinheiro não é a riqueza. Ele faz parte da riqueza quando é usado com inteligência. O Machado de Assis disse: “Dinheiro só traz felicidade para aqueles que sabem fazer bom uso dele”. Não tente se espelhar nos endinheirados, mas nos vencedores. Gandhi quando morreu, toda a fortuna que deixou foi uma batina, que ele mesmo a teceu, um par de chinelos e um par de óculos. E ninguém pode negar que ele foi um realizador, e continua sendo respeitado pelo mundo todo, pelo que ele foi, e fez pelo mundo. Agora veja bem: não estou dizendo que você deva se tornar um Gandhi. Apenas mire-se no exemplo do vencedor de sucesso.

O valor de um homem está no que ele faz. E novamente peço atenção para o significado de homem, aqui. Refiro-me ao ser humano, independentemente do seu sexo. Logo, se você for mulher, não se magoe. A sugestão para a caminhada em busca do sucesso vale tanto no homem quanto na mulher. Somos todos iguais nas diferenças. As diferenças somos nós que as rotulamos. E na maioria das vezes, com a nossa ignorância. Faça tudo que você fizer da melhor maneira que puder fazer. Pense nisso.

*[email protected]    99121-1460