Opinião

Opiniao 31 12 2015 1876

O poder que existe dentro de nós – Erasmo Sabino*Certa vez, ouvi de alguém que o homem tem um grande poder e que quando usado com fé e determinação, pode transformar um torrão de terra em uma montanha. Palavras sábias que arquivei na minha memória e que, quando quero buscar ideias e forças para dar solução a algum problema, faço delas o norte que devo seguir, porque sei que me indicam o rumo certo e que no fim sempre terei resolvida a questão para poder seguir em frente.

Assim tem sido minha vida. Desde pequenino, quando ainda marejava ideias infantes, a cada dia que nascia era como se abrisse olhos para um novo mundo. Nele estava claro, porque assim me mostrava o horizonte das minhas esperanças, que nada do que viesse conquistar me seria dado de graça, caído do céu. Nem meu colo de criança pobre, embora fosse filho de lar honesto e de pais dos quais guardei tanta sabedoria e aos quais dedico um amor imensurável, tinha condições de ser depositário de riquezas que não me chegassem pela nobreza de caráter, pela honestidade de propósitos e, principalmente, sem desonrar aqueles que me deram a vida. Sou sim filho de sertanejos e fiz de Chico Fumeiro, meu pai, e de Severina, minha mãe, matrizes do meu caráter.

Muitas vezes a vida nos é aziaga e nos prega peças. 2015, ano que dá seu derradeiro sopro, me trouxe o desconforto de algumas contrariedades. No entanto, como venho fazendo há décadas, mais uma vez pude testemunhar a grandeza de Deus e a generosidade com que ele, o Grande Arquiteto do Universo, me abençoa nos momentos mais difíceis. Principalmente aqueles que, no meu dia-a-dia empresarial, entremearam a ocorrência de bons momentos com outros em que os obstáculos pareciam irremovíveis. Dois desses óbices, extirpados pela pena sábia da Justiça, foram plenamente superados: um com a devolução, ao meu patrimônio, da área de terra onde nasce um dos meus mais valorosos empreendimentos, o Residencial Monte Cristo; o outro, e esse de largo alcance social, foi o sepultamento de todas as ingerências que vinham constrangendo a mim e a todos os que, agora reconhecida a sua regularidade, fizeram do Loteamento Said Salomão uma escolha para o futuro.

Enfim, o ano velho se vai e o novo ano vem chegando. Tempo de arquivar na memória as coisasboas que nos alegraram em 2015 e varrer para sempre quaisquer tristezas, porque delas não vale a pena lembrar. Que 2016 seja um ano de muitas bênçãos para todos nós, pois se queremos e temos fé para isso, podemos transformar em montanha um simples torrão de terra. Feliz Ano Novo a todos.

*Empresário——————————————Receita de ano novo – Vera Sábio*Existem muitos pratos que vários pretendem preparar para a ceia dapassagem de ano, como diversas simpatias que são sugeridas para que cheguemos ao próximo ano com o pé direito. Entretanto, sabemos que mais importante do que o que entra na vida do ser humano é o que sai dele.

Pensando nisto, resolvi parar um pouco com o descanso proporcionado pelas minhas férias e passar aqui minha receita de ano novo. Não sou a dona da verdade, todavia, só temos como experimentarmos viver diferente se fizermos algo diferente, se tivermos a coragem de arriscar, a ousadia de enfrentar o desconforto do novo, do desconhecido, do desafio, e encarar o incomodo da mudança.

Se quisermos uma ceia gostosa e de qualidade, procuraremos ingredientes bons, finos e frescos. Não tem como fazer um bom prato com maus ingredientes. Podemos chegar a 2016 com roupas novas, com muito glamour; porém, com a mesma essência empobrecida, desgastada, velha e suja de antes.

E assim passará ano e entrará ano e, logo depois do primeiro mês, a monotonia recomeça, a cara de desânimo e cansaço é vista, embora às vezes com outro penteado e outra maquiagem.

E aí lhes pergunto: “É isto que querem para vocês, é isto que desejamos para nós, em 2016?”.    Temos nesta reflexão a resposta dos ingredientes que precisamos para recomeçar o ano de maneira certa, de dentro para fora.

Devemos acreditar na coletividade, no trabalho de equipe, onde todos fazemos parte da mesma máquina chamada mundo, e cada um é responsável pelo bem e pelo mal, que aqui há.

Tenhas ingredientes de paciência para continuar, mas jogue fora os ingredientes de comodismo que te deixam esperar, sem nada realizar para que aconteça melhor do que está.  Coloque as pitadas de fé, de perdão, de alegria e compreensão, extremamente importantes para retirar a sensação de culpa e acreditar no cumprimento da missão, sabendo que não somos perfeitos; no entanto, somos capazes de refazer diversas vezes se necessário for, para que o futuro seja cada vez melhor.

O que importa não são as chegadas, as realizações extraordinárias, mas sim, são os passos percorridos os erros consertados e a vontade de acertar.  Retire para sempre aqueles ingredientes de orgulho, soberba, autopiedade e tantos outros gestos que te faz se achar superior aos outros como também o pior e coitado de todos.

Nós, enquanto vivos, temos condições de construir algo maior e mais bonito do que já fizemos, pois a única barreira colocada por nós mesmos, é a falta de vontade.

Tenhamos, porém, consciência do nosso valor e, com isto, muita vontade de fazer o bem…    A paz no mundo começa em mim, se eu tenho amor com certeza sou feliz…   Se eu faço o bem ao meu irmão, tenho alegria dentro do meu coração…   Com esta paz e alegria, positivismo, coragem e fé com ação. Feliz ano novo a todos…

*Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cegaCel.: 991687731e-mail. [email protected]——————————————-Cheguei – Afonso Rodrigues de Oliveira*“Não quero alcançar a imortalidade através do meu trabalho. Quero alcançá-la não morrendo”. (Woody Allen)Chegamos ao fim de mais um ano do calendário. Apenas no calendário. A euforia na passagem do ano nos deixa tontos sem percebermos a tontura. Isso é bom pra dedéu. É como se estivéssemos num circo, divertindo-nos com os do picadeiro. E não ria de mim; porque é isso mesmo. Nem sempre estamos atentos para o espetáculo que é a nossa vida. Se o ano foi bom para nós, dependeu de nós. Tudo depende de como reagimos ao espetáculo: se rimos, choramos ou rejeitamos.

Você está aniversariando hoje? Está agitada com a festa que vão fazer mais tarde? Antes de iniciar a festa pense nisso: você acaba de completar mais uma volta em volta do Sol. Você ficou trezentos e sessenta e cinco dias viajando, a uma velocidade astronômica, e acaba de chegar ao ponto da partida. Dependendo da hora em que você nasceu, você está iniciando uma nova volta que se completará no dia  trinta e um de dezembro do ano que nascerá amanhã. E isso é mais do que suficiente para que você o viva com intensidade. E se um dia se sentir cansada, pare, respire e lembre-se de que seu esforço durante o dia não é mais do que mero esforço insignificante. Porque o que quer que você tenha alcançado não é tão importante quanto a caminhada que você está dando em volta do Sol, sem se cansar.

Festeje seu aniversário sem se importar nem se preocupar em que data ele cai. O importante é que você dê importância ao que você acaba de realizar; e que nenhum astronauta consegue, tentando fazer o que não necessitaria tentar. Deu pra sacar a importância que você tem para fazer de sua vida uma vida feliz em você mesma? Prepare-se para sua nova viagem. Viva o novo ano com felicidade. Não desperdice os momentos que você estará vivendo sem nem mesmo perceber que está vivendo. Apague as luzes e observe o céu. As estrela que você está vendo agora não serão as mesmas que você verá no futuro. Você tem esse poder. Não o desperdice. Você vive num voo universal. E porque desperdiçar tempo com coisas fúteis e que não influenciarão sua caminhada? Comemore este dia como se ele fosse seu último.  Porque seu voo é permanente. Cada ano de sua vida está no seu aniversário. Ele marca o dia em que você completa mais uma volta em volta do Sol. Comemore-o com amor, alegria e felicidade. E durante seu voo não deixe de observar as estrelas. Lembre-se de que são as luzes da cidade que impedem você de admirar as estrela no céu azul que nem é céu nem é azul. Faça isso e você será feliz. Feliz ano novo. Muito amor pra você. pense nisso.

*[email protected]    99121-1460      ——————————————ESPAÇO DO LEITORDESMATAMENTO“No final da Rua Pinheiro, no bairro Paraviana, tem um cidadão que simplesmente está se achando o dono da área e está cometendo uma série de desmatamentos, destruindo inclusive uma área de proteção ambiental. Uma série de buritizeiros já foi derrubada. Ele aterrou a passagem de um córrego e já falou para todos os vizinhos que vai construir uma cassa nesta área que devastou. Fica então o alerta aos órgãos de proteção ambiental”, comentou um leitor, que preferiu anonimato.LIMPEZAA leitora, Áquila Gomes Costa, afirmou que, apesar da Praça da Bandeira ter sido reformada recentemente, os banheiros estão sem higiene. “A praça realmente está bem agradável, mas quem precisa utilizar os banheiros tem encontrado um ambiente imundo, sem condições de ser utilizado. Peço, por favor, que acionem as autoridades competentes para providenciar a limpeza dos banheiros públicos”, reclamou.REAJUSTESobre o aumento do salário mínimo a partir de janeiro, o leitor Jaime Alcântara comentou: “Sempre é assim: o trabalhador já está ciente de que toda vez que é anunciado o reajuste do valor do salário mínimo, em seguida vem uma série de outros aumentos. Para iniciar bem o ano de 2016, já começaremos pagando um novo reajuste no preço da tarifa dos ônibus urbanos e táxi-lotação, bem superior ao aumento de 11,6%. É o presente de ano novo ao servidor”.ESCASSEZ “Os prejuízos causado pela situação crítica que estamos passando, em relação à forte estiagem, não estão limitados apenas à escassez de pescado. Nas feiras e supermercados já não encontramos verduras e legumes produzidos pelos hortifrutigranjeiros locais. Com isso, é inevitável o acréscimo no preço destes produtos, já que, aliado à dificuldade de produção, se torna ainda mais cara a exportação”, comentou Irleide Ramos.