Feliz eu novo
Vera Sábio*
É mais fácil desejar um feliz ano novo, do que tentar ser e realmente ser uma pessoa nova.
Estes dias, no final do ano, verificando os textos desta página, vi um sobre o presidente, que dizia, “não adianta o presidente ser uma pessoa com cara de bonzinho e roubar toda a nação, pregar o bem e fazer o mal”, enfim… talvez em outras palavras, mas o texto fazia uma reflexão sobre as falas brutas do presidente e o quanto boas coisas foram feitas durante 2019. Porém, logo depois em outro dia próximo, vi outro texto que retrucava o que neste foi dito, texto de pessoas que ainda não aprenderam que é muito bom que o governo dê certo, afinal isso reflete em toda a nação, chegando a cada um de nós.
É difícil verificar o quanto, mesmo as pessoas estando dentro deste avião chamado Brasil, uns ainda querem que o avião caia simplesmente para justificarem suas opiniões, de que este presidente não deveria ter sido eleito. Esta manifestação puramente egoísta, mostra que dificilmente os desejos de um ano bom se concretizará, enquanto não estivermos dispostos a sermos melhores e fazermos o melhor que ainda não fizemos. Há diversas coisas na educação, saúde, justiça, infraestrutura, etc. que precisam ser modificadas e que realmente é bem ruim. Todavia, nosso caráter, propósitos e ações ainda deixam muito a desejar. É de tijolo em tijolo que se faz uma construção, de célula em célula que se constitui uma pessoa. Portanto, o que desejo para mim e para todos é a coragem de dar o primeiro passo.
A coragem de sair do desejo para a luta íntima e depois sim, para o olhar ao outro.
Precisamos julgar menos e fazer mais.
Precisamos acreditar primeiro em nós, para depois esperar dos outros. Precisamos ser paz, ser luz e ser fraternidade, para depois querer a honestidade, a justiça e tudo que transforma o mundo em um lugar melhor. Um eu em construção.
*Adquira meus livros pelo cel 95 991687731. Enxergando o Sucesso com as Mãos. Muito além da visão.
FRASE ANTIGA
Dolane Patrícia*
No Natal falei sobre um livro e hoje, já 2020, Ano Novo, falarei sobre uma música, a música “FRASE ANTIGA”. Essa música é da autoria de Pedro Valença, criador do grupo Vocal Livre de São Paulo. É minha mais nova música favorita e tem uma letra incrível, além da belíssima melodia que possui.
Trata-se de uma frase do salmista Davi, reproduzida por muitos em todos os lugares do mundo: “Entrega seu caminho ao Senhor, confiai nEle e o mais Ele fará.” Salmo 37:5
A música questiona o fato dessa frase ser antiga, mas que, no entanto, o tempo não foi capaz de apagar os seus efeitos e que apesar de tantas vezes ser repetida, revela muitas respostas.
Então, fala de uma noite em que o tempo passa bem devagar, mas que mesmo assim, ainda existe a esperança que o sol nasça e acabe com a dor e que muitas perguntas são feitas nesse momento, sem saber se alguém pode realmente respondê-las.
Questiona o fato de muitas pessoas acreditarem que o tempo pode curar qualquer ferida, mas quanto tempo? Porque muitos se cansam de esperar. É nesse momento que a música fala que a frase antiga traz muitas respostas.
A frase é fácil também de cantar, questiona que talvez a vida nunca traga explicações, mas que Deus, em sua essência, é amor, e diz que quando bater no coração tão forte dor devemos lembrar que Deus tem uma grande obra para fazer em nós.
A música recorda que o tempo é precioso, mais do que qualquer conquista, e que esse tempo tem muito pra ensinar. E fala da frase como uma verdade antiga, mas que se for real nossa vida, vai devolver a paz e que se aprendermos com essa frase apesar de tão antiga, será possível então, mesmo em meio a dor, ser feliz!
Afinal, para deixarmos que Ele, Deus, faça as coisas da forma como achar melhor, é preciso confiar de verdade e se entregar. Talvez essa seja a mensagem mais forte da música, pois adverte que quando bater no coração a dor mais forte, vai ser necessário lembrar que Deus em sua essência é amor!
A frase é realmente uma verdade antiga, mas que não deixou de fazer sentido e nem de ser uma ótima frase para rememorar a cada dia do novo ano. Se confiarmos em Deus e entregarmos o novo ano aos seus cuidados, podemos acreditar que Ele fará tudo que for melhor para nós, ainda que não entendamos os meios que Ele é capaz de utilizar.
Eu conheci essa música através do Coral Tons a Tom, que canta diversas músicas do grupo Vocal Livre, das quais destaco: “Tudo que eu Vivi que marcou muito minha vida e traz frases inesquecíveis quando diz: “Não que eu seja tanta coisa, sou um grão de areia na imensidão, mas cabe quase o mundo inteiro no meu peito. Carrego todas as memórias, todos os sabores que daqui provei, levo comigo os abraços que ganhei. Mas se tiver que definir em uma só palavra, resumir a minha história numa só canção. Se dessa vida eu levasse um só nome: Ele é, Cristo!”.
Posso mencionar outras como: Isso é Amor, que fala da grandiosidade do amor de Cristo e o que Ele foi capaz de fazer por nós, enfatizando que Ele já existia antes de nascer como um bebê numa época que chamamos de Natal!
A Começar em Mim, que fala que precisa haver mais amor no mundo, mas que antes precisa haver mais amor em nós. Valer a Pena, que fala que devemos ser alguém que faz, alguém capaz de refletir a luz de Jesus e transmitir a paz que antes já transborda em nós e o traduz levar o que faz da nossa vida, algo que valeu a pena ser!
Por Toda a Terra, que fala que por toda a Terra todos deverão saber quem é o Rei; o Início, que fala do poder criador de Deus, dentre outras.
Então, por vezes me peguei pensando sobre a capacidade de uma pessoa escrever músicas tão lindas e cantar com tanto encanto, como o Vocal Livre. Assim, para mim, em Boa Vista tem, digamos, uma “filial” do Vocal Livre, que é o grupo Tons a Tom, que canta muito de forma marcante.
Então não daria pra expressar em palavras o que senti quando fui convidada pelo criador do grupo, Lisandro Bacchus Boston, para fazer parte do Coral Tons a Tom e cantar a Música Frase Antiga, uma das mais belas músicas que já ouvi.
Foram muitos ensaios para cantar na Noite do programa de Natal no Shoping Garden, em um programa que reuniu o talento de Lisandro com o de Paula, diretora de marketing do Garden, para juntos criarem o programa FELIZ NATAL! Inesquecível na vida de todos, onde dentre as sete músicas escolhidas estava a música Frase Antiga.
Na verdade, a música Frase Antiga tenta mostrar que você pode vencer a dor entregando e confiando em Deus a sua vida, porque como diz a frase de Padre Fábio de Melo: Você pensa que não vai esquecer… E esquece! Você pensa que essa dor não vai passar… Mas passa! Vo
cê pensa que tudo é eterno… Mas não é…
E é exatamente aí quando lhe tirarem o chão que você descobrirá que tem Asas e pode voar. Então é o momento de deixar Deus conduzir esse voo e te fazer feliz!
*Advogada, Juíza Arbitral, apresentadora de TV, escritora, Adventista do 7ª Dia. Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Pós Graduada em Direito Processual Civil e Pós Graduanda em Direito de Família. WhatsApp: 9111-3740. Acesse: dolanepatricia.com.br
O poder de amar
Afonso Rodrigues de Oliveira*
“Há pessoas que amam o poder, e outras que têm o poder de amar.” (Bob Marley)
Quem não ama não se ama, claro. Quando amamos vivemos a vida como ela deve ser vivida. A beleza está onde a vemos, porque cada um a vê de maneira diferente. E só quem tem o poder de amar pode ver a beleza em tudo que vê. São os que não perdem tempo se preocupando com o que não reflete a beleza. Ultimamente tenho observado a beleza nas coisas mais singelas. Como o comportamento dos cachorros com as pessoas. Foi aí que comecei a prestar mais atenção às reações dos animais, cada um em seu estado de evolução. Confesso que, no início, passei a considerar fútil o comportamento dos humanos com os cães, no setor doméstico. Mas acho que há uma razão, no que diz respeito à evolução racional do ser, seja o considerado racional ou irracional.
Ontem passei o dia todo sorrindo. Pela manhã, observando o movimento ali na Praça, que ainda estava pequeno, assisti a um espetáculo simples, mas que me fez refletir muito, sobre o comportamento dos considerados irracionais. Um cachorro pretinho e pequenininho, vinha pelo gramado. De repente ele parou, olhou para a bancada circular, de cimento. Ele olhou bem e acelerou, pulou, subiu na bancada e ficou mirando a grama. Aí ele pulou e caiu esparramado. Levantou-se, olhou novamente para a bancada, pulou e subiu. Ficou um pouco mais olhando para a grama, e pulou novamente. E novamente caiu esparramado. Levantou-se, olhou para a bancada e saiu caminhando como se tivesse desistido da tentativa de pular de uma altura que não tem mais de cinquenta centímetros. Não pude deixar de rir. Será que o cachorrinho também saiu sorrindo do fracasso na tentativa? Será que ele aprendeu como fazer da próxima vez? Hoje fiquei na varanda esperando que ele passasse e tentasse novamente. Mas ele não veio. Mas aprendi que devemos observar mais o comportamento dos animais, cada um na sua condição, dentro da racionalidade. Afinal de contas, eles têm a mesma origem que temos como animais considerados racionais.
Procure ver as coisas pelo seu lado positivo. Sempre aprendemos com as observações. O importante é que não percamos tempo observando o que não merece nossa atenção. Infelizmente, ainda não evoluímos o bastante para saber que ainda somos mais influenciados pelo negativo do que pelo positivo. Que ainda valorizamos mais a morte do que a vida. E se você está encontrando dificuldade em pensar nisso, observe e analise os comentários televisivos sobre sucessos e fracassos. E observe qual dos dois influencia mais os ouvintes. Procure a felicidade em você mesmo. Pense nisso.
*Articulista
99121-1460