COLUNA PARABÓLICA

Os bastidores do evento de pré-campanha de Catarina Guerra

Coluna desta sexta-feira (8) ainda repercute a misoginia de Lula contra opositora do ditador Nicolás Maduro na Venezuela

Bom dia,

Acredite se quiser. O presidente brasileiro Lula da Silva (PT) culpa diretamente Maria Corina Machado, uma mulher, pelo recuo do ditador venezuelano Nicolas Maduro, em não cumprir o Acordo de Barbados, de promover eleições limpas na Venezuela. Lula diz que Corina Machado tem um discurso radical e promete punir os corruptos caso vença as eleições, e isso inclui Maduro e seus mais próximos cúmplices de um regime que destruiu a economia venezuelana, sendo acusado de envolvimento com narcotráfico internacional de drogas.

Em resposta ao presidente brasileiro, Maria Corina Machado – que venceu as prévias entre os pré-candidatos da oposição venezuelana com mais de 90% dos votos e teve imediatamente suspensos seus direitos políticos por 15 anos -, disse que estava sendo acusada, inclusive, por ser mulher. Ou seja, acusou Lula da Silva de ser misógino, afirmação que os veículos da imprensa brasileira do chamado consórcio fizeram questão de omitir.

Depois de encontrar-se com Lula, com toda pompa, Maduro marcou eleições para o próximo mês de julho, no dia 28, data que coincide com o aniversário de nascimento de Hugo Chávez, mentor do ditador venezuelano. Nicolás Maduro não falou em eleição livre, mas Lula disse que é preciso deixar para depois da apuração dos votos para dizer se ela foi democrática. Estranho que o presidente brasileiro não tenha dito uma palavra sobre a quebra do Acordo de Barbados, do qual o Brasil foi um dos fiadores. Estranho, muito estranho.

Confirmação

Conforme já anunciado ainda no ano passado pela Folha, ontem, durante uma coletiva à imprensa com ares de comício, o governador Antônio Denarium (Progressistas) confirmou a pré-candidatura da deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil) à prefeita de Boa Vista. O evento contou com a presença de vários prefeitos do interior, deputados e vereadores, além dos caciques do grupo político.

Apoio

Os senadores Mecias de Jesus (Republicanos) e Hiran Gonçalves (Progressistas) declararam apoio ao projeto político, assim como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que desde o ano passado anunciava sua intenção de concorrer à prefeitura. Aparentemente, o grupo não conseguiu conciliação apenas com o deputado Antônio Carlos Nicoletti (União Brasil), presidente regional do partido de Catarina.

Resposta

A coletiva marcada na mesma semana em que a ex-prefeita Teresa Surita (MDB) reuniu apoiadores para tratar da pré-campanha à reeleição de Arthur Henrique (MDB) soou nos bastidores como uma resposta rápida do grupo governista. Catarina Guerra, contudo, negou que o evento tivesse alguma relação com o fato. E realmente pela proporção seria o mesmo que responder um estilingue com um tiro de bazuca.

Organização

Embora tenha sido informado à imprensa ontem pela manhã, a coletiva de anúncio da pré-candidatura de Catarina Guerra primou pela organização de um grande evento partidário, com direito a painéis enormes já com fotos oficiais da pré-candidata, em camisetas estampadas com slogan e logotipo, e o principal, é claro, torcida organizada que lotou o salão de eventos de um hotel da capital.

Contas

Termina no dia 1º de abril o prazo para que gestores públicos municipais e estaduais, no exercício financeiro de 2023, enviem a prestação de contas de gestão ao Tribunal de Contas de Roraima (TCERR). As chamadas contas de governo, de responsabilidade do governador do Estado e dos prefeitos municipais, possuem prazo diferente. Todas essas orientações estão disponíveis no portal do TCERR.

Escolar

A prefeitura do Cantá publicou nesta semana a contratação de duas empresas para fornecedor fardamento escolar e mochila estudantil para suprir as necessidades dos alunos da rede municipal de ensino. O Primeiro contrato é de R$ 548.000,00, com uma empresa que tem como atividade principal o comércio atacadista de produtos de higiene e limpeza, e outro no valor de R$ 423.000,00, com uma empresa de comércio atacadista de equipamentos de informática.

Itinerante

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) anunciou a publicação de uma resolução que estabelece o funcionamento da Justiça Eleitoral Itinerante. A iniciativa visa tornar mais acessíveis aos cidadãos os serviços eleitorais essenciais, incluindo alistamento de eleitores, revisão, transferência e emissão de segunda via, com a coleta de dados biométricos, bem como a expedição de certidões eleitorais.

Violência doméstica

Outra medida do TRE de Roraima foi a instituição do Programa de Prevenção e Medidas de Segurança contra a Violência Doméstica e Familiar direcionado a magistradas e servidoras da instituição. O programa visa a implementação de políticas eficazes para prevenção, sensibilização, detecção precoce e intervenção em casos de violência doméstica e familiar, fornecendo suporte abrangente às vítimas.

Postura

Com todas as ressalvas que a imprensa possa ter do presidente argentino Javier Milei, causadas pelo jeito impetuoso e desarvorado de falar, é preciso reconhecer sua hombridade ao admitir falas equivocadas de forma pública. Essa semana, por exemplo, ele foi à rede social X para se desculpar pela divulgação de uma informação falsa contra adversários políticos que ele próprio reproduziu. Assim age um estadista!