AFONSO RODRIGUES

Os inteligentes e os tolos

Afonso Rodrigues de Oliveira

“As pessoas inteligentes aprendem mais dos tolos do que os tolos dos inteligentes”. (Marcos Cato)

Quando você estiver se aborrecendo, ou se preocupando, com o comportamento de algum tolo, procure ver o que há de errado com você, e não com o outro tolo. Porque se você se preocupa é porque está se igualando ao tolo. Preste mais atenção à fala do personagem da peça teatral, “Compra-se um marido”: “Não há bobo mais bobo do que o bobo que pensa que eu sou bobo”. E você estará sendo bobo aborrecendo-se com as bobagens do bobo. Tire sempre de letra. Nada de respostas nem discussões. Foi no início da década dos anos cinquentas, quando eu ainda era solteiro, que ouvi e aprendi essa, com os marujos da Praça Mauá, no Rio de Janeiro: “Bronca é ferramenta de otário”. Nada de arrufos, nem de broncas. A felicidade está na alegria e a alegria na felicidade. O Roberto Shinyashiki também diz, no título do seu livro: “O sucesso é ser feliz”. Você nunca irá ter sucesso enquanto não for feliz.

Falando sério, nunca desperdice seu precioso tempo com preocupações. Elas são inevitáveis, o que devemos é não perder tempo com elas. Procure sempre uma solução no problema. Porque os problemas só vêm de erros. E já sabemos que os erros são lições. E é com as lições que devemos aprender. Não haveria solução se não houvesse problema. Assim como não haveria acertos se não houvesse erros. Se o problema chegar, ponha-o de lado e procure a solução. Você nunca irá encontrar uma solução, enquanto estiver preso, ou presa, ao problema. “Aquele que fica parado esperando que as coisas mudem verá depois, que aquele que não parou está tão adiantado que já não pode ser alcançado”. Então, porque parar? Não vamos permitir que os problemas sejam mais poderosos do que nós.

Nunca devemos nos esquecer de que todos nós somos de uma mesma origem. Viemos todos do mesmo Universo Racional. O que nos mantêm, queiramos ou não, no mesmo nível de evolução racional. E se é racional é único. O comportamento humano é humano, e nem sempre racional. Que é o que vemos nos que querem nos dirigir para um mundo que eles desconhecem. O que nos mantém reféns e títeres da fantasia ilusória. E o mais seguro para a caminhada racional é o autoconhecimento. E todos nós podemos nos autoconhecer. É só valorizarmo-nos no que realmente somos. Tarefa difícil para os que ficam preocupados com o que os outros são. Não desperdice seu tempo com aborrecimentos. Procure a felicidade dentro de você, na sua mente poderosa. Todo o poder de que você necessita para vencer, está em você mesmo, ou mesma, na sua mente sadia. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460