Bom dia,
Hoje é segunda-feira (07.02). Ano eleitoral faz milagres. O Congresso Nacional volta a trabalhar, embora de forma virtual, esta semana. E depois de mais de dois anos de aumento contínuo do preço dos combustíveis (gasolina, diesel e gás de cozinha) os parlamentares federais descobriram que eles estão muito altos e que a população brasileira não suporta mais pagá-lo. Por isso, e sem capacidade de alterar a política de preços da Petrobrás, algumas lideranças congressuais falam abertamente que a solução passa pela redução dos impostos federais e estaduais incidentes sobre o preço final dos produtos, e também como no caso do gás de cozinha, pelo subsídio às famílias mais pobres do país.
É claro, os dois caminhos até agora indicados não resolvem adequadamente a questão dos altos preços dos combustíveis, afinal, se trajetória dos preços continuar em ascensão contínua como tem acontecido ultimamente, qualquer redução de preços vai rapidamente ser anulada pelo reajuste praticado pela Petrobrás. Servirá para duas coisas apenas: para que os políticos ganhem popularidade em ano eleitoral e para reduzir as receitas de impostos de estados e municípios, além de aumentar o déficit do governo federal que já está nas alturas.
NOMINATA
Está previsto para hoje o arquivamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da resolução expedida pela Executiva Nacional do PL que nomeia uma nova Comissão Provisória do partido em Roraima. Logo depois da publicação os interessados em ingressar na sigla vão saber com quem ficará o “guidom” do PL no estado.
MAIS UM
O delegado Herbert Amorim é mais um integrante do governo Antônio Denárium (PP) que vai disputar as eleições de outubro próximo. Ele deve filiar-se ao PP para disputar uma das oito vagas para a Câmara Federal. A informação foi dada pelo deputado federal Hiram Gonçalves, que preside o partido em Roraima, em entrevista ao programa Agenda da Semana, de ontem (domingo), da Rádio Folha FM 100.3. Amorim é sem dúvida, mais um novo nome para integrar uma futura bancada ligada diretamente a Antônio Denárium.
MARTELO BATIDO
Na mesma entrevista, Hiram Gonçalves deixou muito claro a irreversibilidade de sua candidatura ao Senado Federal. Ele diz que a questão já foi suficientemente discutida no âmbito de local e nacional de seu partido e que já trabalha para consolidar as alianças internas. O parlamentar adiantou que conta com o apoio irrestrito do ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Ciro Nogueira – que é presidente nacional licenciado do PP-, e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O anúncio da candidatura de Hiram Gonçalves ao Senado Federal deve alterar o arco de aliança que apoia a reeleição do governador Antônio Denárium.
CANDIDATO
Em entrevista ao programa Agenda da Semana da Rádio Folha FM 100.3, o ex-juiz federal Helder Girão Barreto não deixou dúvidas: se sentir que uma eventual candidatura sua tem viabilidade eleitoral está disposto a aceitar o desafio. Em suas decisões enquanto magistrado federal, Hélder contribuiu para a consolidação de Roraima como unidade autônoma da república brasileira muito mais que alguns políticos com mandatos, que se renovam continuadamente.
COMPETÊNCIA
Entre outras decisões que beneficiam a autonomia federativa de Roraima, o ex-juiz Hélder Girão Barreto lembrou, que em sentença, reconheceu a competência das câmaras municipais de Pacaraima e Uiramutã para definir a légua patrimonial urbana dos respectivos municípios, o que na prática reconhece a constitucionalidade de suas criações. O Ministério Público federal recorreu da decisão, que ainda tramita na Segunda Instância da Justiça Federal. Hélder também lembrou que caminhava para decidir sobre a demarcação da Raposa Serra do Sol harmonizando interesses indígenas e não indígenas, inclusive com a feitura de um lado antropológico sério e técnico, quando em 2004, a questão foi levada ao Supremo Tribunal Federal (STF).
RÁPIDAS
O Brasil bate todos os recordes de contaminação da população pelo Coronavírus depois da chegada ao país da variante Ômicron. A taxa de contaminação chega a 2,10; o que significa que 100 contaminados passam o vírus para outros mais de duzentos. ### O número de mortos, em decorrência de complicações do vírus chinês, já se aproxima do pico verificado ano passado. Isso significa que essa Ômicron também mata, e muito. ### Mesmo assim, as autoridades de Roraima continuam promovendo e participando de aglomerações desnecessárias. ### Até amanhã.